Criativo, decorativo e cheio de personalidade: o lettering chegou para ficar e tem atraído pessoas de diferentes idades que veem no desenho estilizado das letras um hobby sem igual. E com a ajuda da brush pen essa arte fica ainda mais expressiva, dando vida a cada palavra desenhada.
Quer descobrir como fazer lettering com brush pen? Neste texto, mostramos como esse produto é muito mais acessível do que parece. Com as dicas certas e as técnicas básicas, você será capaz de entrar nesse universo e transformá-lo em um espaço só seu!
O que é lettering e por que usar a brush pen?
Uma expressão manual e criativa, o lettering é basicamente a arte de desenhar letras de maneira personalizada e autoral.
Enquanto na caligrafia utilizam-se técnicas para padronizar os traços e na tipografia o objetivo maior é alinhar visualmente fonte e espaçamento, no lettering o artista tem toda a liberdade para usar a criatividade e estilizar cada letra sem se preocupar com um padrão ou um resultado específico.
A brush pen, por sua vez, é uma caneta específica: ela possui ponta macia e flexível, assemelhando-se a um pincel – por isso seu nome em inglês! Garantindo liberdade de traço, variação de pressão, fluidez e controle, ela é a melhor amiga de quem está começando no lettering.
Como fazer lettering: use a pressão a seu favor
Se você nunca usou uma brush pen antes ou quer mais dicas para aprimorar a técnica, vá direto ao básico: a pressão que se faz com a caneta!
Na teoria, não tem mistério: ao fazer lettering com brush pen sempre desça com um traço mais grosso e suba com um mais fino. Na prática, isso você consegue controlando a pressão e usando a mão com firmeza, mas sem fazer força.
Além disso, atente-se para a forma que você segura a caneta: a mão precisa ficar longe da ponta e em um ângulo de 45 graus em relação ao papel. Isso garante um movimento do braço que seja mais fluido e, consequentemente, um traço com maior controle e suavidade.
Erros comuns no lettering com brush pen (e como evitar cada um)
Existem alguns erros mais comuns na prática do lettering com brush pen. Para evitar cometê-los (ou simplesmente corrigi-los a tempo), veja a lista abaixo!
Borrões
Borrar no lettering utilizando uma brush pen é um dos descuidos mais comuns. Para evitá-lo, dê preferência para um papel com gramatura maior, posicione a mão corretamente na hora de segurar a caneta, evite encostar no que acabou de ser escrito e, por último, espere a tinta secar completamente antes de manusear o trabalho.
Falta de controle da pressão
Como toda atividade artística, o lettering exige prática. Para isso, é preciso treinar bastante e com constância. Isso também evita que você cometa um dos maiores erros: pressionar mais ou menos a brush pen ao desenhar.
Inicie praticando com exercícios básicos para descobrir como cada movimento deixa um traço diferente no papel. Faça vários riscos sequenciais subindo no papel para treinar o traço fino; em seguida, replique os riscos começando de cima para baixo para treinar o traço grosso.
Leia também: 3 hobbies artísticos para todas as idades e estilos
Letras desalinhadas
Apesar do lettering ser uma arte mais livre e sem regras pré-definidas, seu resultado pode ficar mais interessante se você entende como funciona o espaçamento entre as letras e as diferenças estéticas que letras desalinhadas podem causar.que
Para evitar esse pequeno erro, treine bastante usando guias – seja em cadernos com pauta, seja naqueles que você precisa fazê-las a lápis. O objetivo é entender o espaçamento e coordenar seu traço!
Escolha inadequada de papel
Chegou a hora de colocar a mão na massa e você ainda não sabe qual papel utilizar? Pois é bom ficar atento a alguns detalhes para evitar desperdiçar tempo, dinheiro e tinta!
Antes de mais nada: dê preferência para papéis lisos. Sabe aqueles papéis com textura? Pois eles podem desfibrar a ponta da brush pen e acabar com a diversão mais cedo. Além disso, escolha papéis com gramatura maior, já que eles retém mais tinta e evitam que ela vaze e cause borrões e manchas.
Na Artools, você encontra uma opção ideal para praticar: o Ilustrabook Rafe! São 30 folhas com papel em gramatura 200g em um caderno com capa rígida. Para levar por aí e treinar em qualquer lugar.
Materiais ideais para quem quer levar o lettering a sério
Uma das vantagens do lettering é que você não precisa de muitos materiais para entrar nesse universo criativo. Olha só uma pequena lista dos materiais básicos para iniciantes.
- Brush pens:
Para começar, não é preciso ter uma grande coleção de brush pens. Um pequeno número, nas suas cores preferidas, já é mais do que suficiente. Uma ótima opção são os Marcadores Artools com ponta brush, que unem qualidade da tinta e durabilidade da ponta. São 168 cores para você escolher e se divertir!
- Papel:
Você já sabe: nada de papéis muito finos ou com textura. Aposte nos de gramatura mais alta que sejam lisos.
- Lápis e borracha
Por mais que brush pen seja o centro das atenções no lettering, um lápis grafite de qualidade e uma borracha que apaga sem deixar resíduos são essenciais para fazer as guias no papel e auxiliar nas correções iniciais da sua prática artística. O Lápis Graduado e a Borracha Blank da Artools podem ser seus companheiros nessa jornada.
- Régua:
Apesar desse item não ser imprescindível, ele auxilia no momento de fazer as guias no papel para que elas fiquem retas e você consiga praticar sem tanto esforço.
Lettering é prática e expressão: siga no seu ritmo e divirta-se
O lettering é uma jornada, não uma corrida. Então encare essa expressão artística com o cuidado, a paciência e a leveza que ela merece. Apostando em bons materiais básicos e treinando com consistência você encontrará o seu estilo próprio e chegará nos melhores resultados.
Valorize o seu processo criativo, compartilhe suas criações em grupos e redes sociais e não deixe de conhecer todo o catálogo da Artools. Vamos juntos criar sem barreiras.
Não deixe a qualidade dos seus projetos artísticos de lado! Clique no banner e saiba onde encontrar os melhores produtos Artools para você iniciar sua arte com o lettering!
Categorias: Estudos e técnicas , Materiais de arte