Como fazer uma capa de caderno personalizada? 6 ideias!

Companheiro de crianças, adolescentes e adultos, o caderno é um item essencial tanto nos afazeres da escola quanto nas anotações de trabalho. Mas ele pode ir além da sua funcionalidade tradicional, tornando-se também uma expansão da própria personalidade do seu dono. Como? Através da criação de uma capa de caderno personalizada!
Criar uma capa de caderno diferente e criativa é mais fácil e divertido do que se imagina. Com técnicas artísticas acessíveis a todos e os materiais certos, como os materiais da Artools, dá para soltar a imaginação e ir desde métodos básicos até aqueles mais elaborados. Vamos descobrir mais sobre esse universo único?
Para colocar a mão na massa e deixar a criatividade fluir, é preciso contar com os materiais artísticos certos. Apesar de não existir uma lista fechada de produtos para se utilizar na confecção de uma capa de caderno personalizada, alguns itens fazem a diferença para tornar essa atividade ainda mais interessante e terapêutica.
Materiais que adicionam cor, como tintas e lápis de cor, são ótimas opções para quem tem uma vertente mais artística e gosta de trabalhar com pintura. Com tinta guache ou tinta para aquarela é possível fazer tanto desenhos mais direcionados e temáticos quanto figuras abstratas.
E se tem tinta, tem pincel. Aposte em diferentes tamanhos e cerdas para conseguir pintar tanto áreas maiores quanto aqueles detalhes pequenos e delicados. Para preencher espaços com cores vibrantes ou fazer um lettering de arrasar, o Marcador Pictom da Artools é a melhor pedida, já que garante uniformidade e performance em 168 opções de cores com ponta dupla – a chanfrada e a pincel japonesa.
E, claro, não esqueça da base para a capa do caderno. Se a opção for utilizar um papel, escolha aqueles com gramatura maior – como a cartolina kraft, o papel paraná ou o papel para aquarela da Artools. Eles garantem maior resistência ao seu trabalho manual.
Dica: Como usar marcadores para desenho na sua arte
Para tornar esse processo ainda mais fácil e dar aquele gás inicial, preparamos um passo a passo simples de como customizar capa de caderno. Olhe só!
Escolheu o caderno que você quer customizar? Então é hora de preparar a superfície para ela receber a customização. Isso vai garantir que o resultado final da personalização seja como você espera, além de assegurar a durabilidade da capa.
Comece limpando a superfície. Pode ser com um paninho seco ou pouco úmido – o suficiente para tirar qualquer poeira ou material que esteja depositado ali.
Depois disso, cubra a capa de caderno antiga. Utilizando primer acrílico você consegue uniformizar a superfície, que ficará pronta para receber novos materiais. Outra alternativa é encapar o caderno com um papel de maior gramatura, prestando atenção às dobras.
Antes de fazer o trabalho artístico definitivo, é uma boa ideia testar os elementos da sua capa com a ajuda de um rascunho. Esboce os elementos escritos com Lápis Graphite e aproveite para observar o posicionamento das imagens – para isso, o papel vegetal pode ajudar!
Essa é uma boa oportunidade para colocar sua criatividade à mostra. Escolha as cores e os materiais e decore a capa de caderno de acordo com seu estilo pessoal; afinal, personalização tem a ver sobretudo com deixar o objeto com a sua cara.
Que tal aproveitar para testar novas técnicas com tinta guache? Com pinceladas contínuas e irregulares, você pode criar poças abstratas. Para conseguir um efeito mais opaco com algum tipo de textura, vá com o pincel seco marcando a superfície com as cerdas.
E, claro, não se limite! Misturar diferentes técnicas é uma das formas mais divertidas de se conseguir um resultado único. Junto com o guache, dá para combinar nanquim, aquarela e lápis de cor.
Para fabricar novas texturas, vá além da espátula. A colagem com revistas, tecidos e fotos também consegue esse efeito, além de revelar habilidades manuais extras.
Depois de adicionados os elementos centrais, é o momento de adicionar os detalhes finais para deixar o trabalho ainda mais original. Levando em consideração o uso que você dará ao caderno, crie frases personalizadas com lettering usando o pincel japonês do Marcador Pictom.
Se desejar, também dá para mostrar um pouco mais do seu lado artístico com ilustrações simples com a Caneta Pigmentum – com um preto intenso em 12 graduações, sua tinta japonesa é resistente à luz e à água.
Terminou de decorar a capa? Então vamos fixar todos os elementos para que seu trabalho possa ser exibido por aí por bastante tempo. Com uma cola de contato esse processo fica mais fácil, mas é preciso ter cuidado para não exagerar na dose.
Depois de tudo colado, passe uma camada de verniz. Além de adicionar brilho à capa, ele a protege de agressões externas como arranhões e sujeira. Pronto!
Precisando de algumas sugestões de estilos para iniciar seu caminho na jornada da capa personalizada? Vem com a gente.
Em um mundo onde o digital tem estado tão presente e estamos cada vez mais acostumados a olhar para uma variedade imensa de telas todos os dias, a oportunidade de se conectar novamente com um objeto físico, funcional e artístico como o caderno faz toda a diferença.
E quando isso vem junto da possibilidade de customização e impressão de um estilo próprio, a atividade fica ainda mais divertida! Então pegue seus materiais artísticos e de papelaria e aproveite para criar uma capa de caderno personalizada incrível.
Chegou o momento de expressar a sua individualidade com a ajuda da Artools. Quer encontrar os produtos certos para colocar a mão na massa em seus cadernos? Clique no banner e vamos juntos criar sem barreiras!
Categorias: Criatividade , Estudos e técnicas