Estudos e técnicas

Como utilizar a técnica mista na sua arte?

Artista passando o dedo em ilustração com giz para efeito esfumado

O mundo da arte nos oferece um oceano de possibilidades. E para conseguir criações únicas, uma abordagem artística se destaca: a técnica mista. Combinando diferentes materiais e diferentes práticas em uma única obra, o artista consegue explorar formas, cores e texturas.

Se você ainda não conhece essa técnica, venha com a gente e descubra como ela surgiu, seus principais benefícios e algumas dicas para aplicá-la de forma simples no seu trabalho autoral. 

O que é a técnica mista na arte?

Pode parecer complexo, mas não é! A técnica mista consiste na combinação de materiais ou técnicas diversas na criação de uma única obra de arte. Dá para misturar práticas como pintura, desenho e colagem ou materiais como tinta aquarela, pastel oleoso e lápis de cor.

As possibilidades são muitas e dependem da sua imaginação e da suas habilidades artísticas. Mas uma coisa é certa: uma criação única está prestes a surgir e revelar toda a sua originalidade!

História e evolução da técnica mista nas artes visuais

A mistura de materiais e técnicas passou a fazer parte do universo artístico na arte contemporânea, quando os artistas resolveram experimentar novas formas de expressão contrariando as convenções tradicionais anteriormente vigentes. 

Para as artes visuais, isso significou um avanço técnico e uma quebra de paradigmas, já que os artistas passaram a ter uma liberdade maior para flutuar entre áreas e materiais distintos. O resultado? Obras de arte inovadoras, experimentais e contestadoras.

Benefícios de usar técnica mista em suas criações

Ainda não se convenceu sobre o poder da técnica mista? Então veja alguns dos principais benefícios que esse método oferece para quem escolher se aventurar em toda a sua liberdade.

Os artistas que trabalham com a técnica mista podem confirmar: a versatilidade é uma das suas características mais marcantes. Afinal, é possível misturar vários materiais – como tintas, lápis, canetinhas, carvão, giz pastel, papéis, tecidos e até madeira – e combinar diversas práticas (como pintura, desenho e escrita).

Essa versatilidade dá abertura para a experimentação e a exploração de distintas e inovadoras formas de expressão, além de incentivar a criatividade e estimular o desenvolvimento de um estilo único – que demonstra a personalidade original de cada artista!

E para quem sempre trabalhou com apenas uma técnica ou um material, eis aqui a oportunidade para expandir os seus horizontes artísticos! Aproveite a técnica mista para descobrir novas preferências e diferentes estilos, além de desenvolver habilidades que você nunca imaginou.

Principais materiais utilizados na técnica mista

Pela sua versatilidade e liberdade artística, a técnica mista permite a utilização de uma infinidade de materiais. Quando o assunto é pintura, por exemplo, você pode usar tinta guache, aquarela, lápis de cor, canetinhas, tinta acrílica, marcadores, entre outros.

Na Artools você encontra tudo o que precisa para iniciar nessa mistura libertadora. A tinta guache Palette, com cinco cores básicas em bisnaga de alumínio, é ideal tanto para os artistas profissionais quanto para os iniciantes que procuram opções criativas para combinar práticas artísticas.

Já o marcador Pictom conta com 168 opções de cores avulsas e dois tipos de pontas – chanfrada e japonesa, perfeitas para garantir estabilidade no traço e uniformidade nas cores. 

Formas de utilizar técnica mista na arte

Na técnica mista, o interessante é experimentar. Ao escolher os materiais e práticas que você deseja combinar, leve em consideração as diferentes texturas, formas e cores que você vai conseguir explorar. 

As misturas de materiais e práticas são diversas! Dá para mesclar a colagem com o desenho ou a pintura e brincar com os contornos das formas usando materiais como barbantes, recortes de revistas ou tecidos. Agora, se a sua praia é a pintura acrílica, experimente utilizar o lápis de cera para adicionar detalhes à tela.

Para aqueles artistas mais experimentais, materiais não convencionais também são uma opção. Já pensou em usar terra ou borra de café, por exemplo? Enquanto a terra adiciona uma tonalidade única, a borra dá uma nova textura.

Lembre-se: estar aberto ao novo (inclusive aos erros que ele traz!) é uma maneira sábia de encarar não só a técnica mista como todo e qualquer processo artístico. 

Dicas para começar a trabalhar com técnica mista

Para começar a explorar a técnica mista em seus trabalhos, comece selecionando os materiais artísticos que você deseja utilizar. De início, aposte nos produtos que você tem em casa. 

Uma boa combinação é utilizar alguma tinta, como guache ou acrílica, para fazer uma pintura mais abstrata em papel e, após secar, deixar a sua imaginação falar mais alto ao desenhar por cima com marcadores bem pigmentados. Contrastar os materiais é uma boa forma de realçar a beleza de cada um deles!

Planejar as camadas também faz toda a diferença na hora de colocar a mão na massa. Pense na sequência dos materiais que você irá usar: qual virá primeiro? Você tem algum objetivo ou efeito em mente? Tintas que secam mais rápido, como a acrílica, geralmente oferecem um resultado melhor quando aplicadas primeiro.

E mais: esses materiais conversam bem entre si ou há uma chance de uma reação inconveniente (como manchas ou pouca aderência)? Se for preciso, primeiro faça alguns testes na superfície escolhida. Assim, você vai evitar combinações que não interagem bem umas com as outras e garantir um resultado satisfatório.

Misturar, criar, inovar: fazer arte é experimentar!

A técnica mista encanta tanto porque tem na sua fundamentação a liberdade para criar sem barreiras. Ao misturar diferentes materiais e diferentes práticas, você não apenas consegue produzir obras com alto valor experimental, como também aprimorar suas habilidades artísticas.


Se você procura originalidade e versatilidade, vai encontrar na técnica mista um campo fértil para expressar o seu estilo sem medo.

Entre no site da Artools e conheça um catálogo de produtos artísticos perfeitos para impulsionar sua criatividade e experimentação!

Empresa de material de arte Artools

Categorias: Estudos e técnicas