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Divulgação de arte no Instagram: 5 dicas da artista Camila Sebastiany

Divulgação de arte no Instagram: 5 dicas da artista Camila Sebastiany

Não dá para negar: as redes sociais se tornaram uma das ferramentas mais importantes para a divulgação de trabalhos artísticos. E é o Instagram que tem sido a principal escolha dos artistas que querem mostrar a sua arte para o mundo e cativar um público mais amplo.

Mas você sabe como fazer a divulgação da sua arte pelas redes sociais para que – de fato – você consiga ampliar o seu público? 

Nós conversamos com a artista Camila Sebastiany para entender melhor como divulgar um trabalho artístico no Instagram. Vamos lá?

Sua arte no Instagram: a importância das redes sociais na divulgação do trabalho artístico

O mundo vai mudando e as formas de consumir arte e fazer a sua divulgação também! Se antes para conhecer um novo artista era preciso sair de casa e ir a uma galeria ou a um museu, agora um simples clique no celular já é capaz de resolver essa questão.

A importância das redes sociais para os artistas, entretanto, não para por aí. “As redes sociais funcionam não só como uma vitrine para mostrarmos nossos trabalhos para pessoas de todos os lugares do mundo, mas também para nos conectar”, pontua a artista Camila Sebastiany. 

É através dessas “vitrines interativas” que são as redes sociais, que os artistas conseguem fazer novos amigos, descobrir novos materiais e técnicas e, claro, se conectar com clientes em potencial. 

Com tantos benefícios, que artista não deseja ter um perfil profissional de sucesso?

O que é necessário para divulgação no Instagram?

Divulgar seu trabalho pelo Instagram não requer muitos equipamentos especiais ou ferramentas específicas. Se você já tem uma conta na rede, basta começar a publicar. 

Entretanto, para que suas publicações façam sucesso e você consiga mais visibilidade é preciso um pouco de estratégia e planejamento.

Para Camila, o mais importante é seguir as regras do jogo: “é preciso entender como o algoritmo funciona e usar ele ao seu favor […] aproveitando os formatos, ferramentas, filtros, efeitos e figurinhas de acordo com o seu público”. 

E a dica de ouro da artista é ter paciência e consistência, que uma hora você vai chegar lá!

Quais os melhores recursos para divulgação de arte no Instagram?

Para divulgar conteúdo artístico e obter o engajamento do público no Instagram é importante sempre ficar de olho nas ferramentas e melhorias disponibilizadas pela rede social

Camila Sebastiany não hesita em dizer que não há fórmula secreta para ter um bom alcance, porém alguns detalhes podem fazer toda a diferença na hora de compartilhar a sua arte, como “priorizar o conteúdo no formato de vídeo, preferencialmente curto” e investir nos stories, que “te ajudam a se aproximar dos seus seguidores”.

5 dicas para divulgar seu trabalho artístico no Instagram

Para ter um bom engajamento no Instagram e fazer com que a sua arte desperte o interesse de um público mais amplo, não basta simplesmente ter um perfil na rede social. É preciso mais. 

Por isso, separamos cinco dicas certeiras para te ajudar nessa empreitada:

Criar um perfil profissional

Um movimento bem simples, mas muito efetivo é criar um perfil profissional no Instagram, separando aquelas informações que merecem ser compartilhadas com quem está mais interessado no seu trabalho daquelas destinadas aos seus amigos e familiares.

Além disso, uma conta comercial permite que você obtenha algumas funcionalidades personalizadas, como a criação de uma loja dentro do aplicativo e o acesso às métricas de social media das suas publicações. 

Com isso, você consegue entender melhor quem é o seu público, por exemplo.

Conhecer seu público

Essa dica pega um gancho com a anterior: a importância de saber mais de perto quem é o público que te acompanha. Para Camila, é imprescindível entender quais problemas e paixões movem essas pessoas e, a partir disso, oferecer um conteúdo mais direcionado, que converse diretamente com elas.

E a artista dá a letra: “a partir de testes com vários formatos e conteúdos diferentes, você consegue ver quais se saem melhor no meio do pessoal e seguir essa linha nos próximos conteúdos que produzir”. 

Se você entende o seu público, fica muito mais fácil compartilhar conhecimentos e divulgar sua arte.

Usar hashtags

Você não tem muita paciência para pensar em hashtags na hora de publicar a sua arte? Pois saiba que elas fazem a diferença no universo das redes sociais.

São elas as responsáveis por segmentar os conteúdos, permitindo que qualquer pessoa encontre aquilo que você produziu e postou. Dê uma chance às palavras-chave!

Ser ativo 

No Instagram, a frequência de postagens (e stories) é um fator determinante para que o algoritmo colabore com o seu perfil. Então o ideal é bolar uma estratégia e ficar atento a frequência que você mostra a sua arte (e o seu rosto) por lá. 

Uma dica é compartilhar não apenas seus trabalhos finalizados, mas também fazer vídeos e fotos do processo da produção artística. Todo mundo gosta de saber como você chegou naquele resultado, quais materiais usa e como é o seu ritmo de trabalho. 

Interagir com os seguidores

Usuários de redes sociais costumam adorar a interação do artista com o público. Aproveite isso para se aproximar dos seus seguidores e transformá-los em potenciais clientes ou entusiastas. 

Como fazer isso? Responda aos comentários e às mensagens privadas e tente fomentar uma conversa através dos stories – dá para fazer perguntas, criar enquetes, mencionar perfis de marcas e por aí vai. Criatividade e atenção ao público são ótimos diferenciais.

Quais outras redes sociais também possibilitam a divulgação de arte?

Apesar do Instagram ser uma ótima rede para impulsionar e divulgar sua arte, Sebastiany indica ter sempre um compilado dos melhores trabalhos em uma plataforma especializada nisso, como o Behance e o Artstation. “No meio do trabalho publicitário, em empresas e projetos, dificilmente seu Instagram será usado como portfólio”, ela pontua.

Cuidados importantes com a divulgação do seu trabalho na internet

Quem nunca ouviu alguma história sobre plágio em redes sociais? Pois é, esse é um dos maiores problemas quando divulgamos arte no ambiente virtual. 

Lembre-se que apesar de ser comum utilizar outros artistas como referência, uma criação que fique muito parecida com a original já é considerada plágio

E plágio, por lei, é crime! Utilize o Instagram para divulgar seu trabalho autoral e sempre que quiser mostrar alguma referência não se esqueça de dar os devidos créditos.

Criando arte sem bloqueios com a ajuda da Artools

Usar as redes sociais para a divulgação de arte é uma tarefa que requer consistência e responsabilidade. 

Para criar um público fiel e fazer com que o seu trabalho chegue nas pessoas certas é preciso comprometimento e, claro, uma arte autoral que chame a atenção! 

Gostou das dicas que trouxemos? Então aproveite o momento e conheça os produtos da Artools. Faça como a artista Camila Sebastiany e crie sem bloqueios!

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