Artistas

Dicas da artista Mari Delamora para expor e vender sua ilustração

Dicas da artista Mari Delamora para expor e vender sua ilustração

De maneira técnica, podemos dizer que a ilustração é algum tipo de imagem que existe para acompanhar um texto ou para transmitir alguma mensagem sem a necessidade da utilização de palavras. Ela pode ser uma pintura, um desenho à mão ou digital ou uma gravura. 

Se você está começando a se aventurar no mundo da ilustração ou já é um ilustrador experiente, mas ainda não sabe como expor e vender suas obras, este artigo é para você! Com a ajuda da artista Mari Delamora (@delamorarte) vamos descobrir as melhores dicas para dar visibilidade às suas ilustrações.

É possível ganhar dinheiro fazendo ilustração?

Uma pergunta que sempre ronda a mente daqueles que querem fazer e viver de arte é: dá para ganhar dinheiro com isso? Para a artista Mari Delamora, quando falamos da área da ilustração a resposta é positiva: “é totalmente possível ganhar dinheiro e viver de arte”.

Segundo ela, apesar da ilustração ainda sofrer preconceito por parte de algumas pessoas e não ser vista como uma profissão, isso vem mudando nas últimas décadas: “hoje em dia a comunidade artística vem crescendo cada vez mais, criando mais oportunidades e possibilitando trabalhar e conseguir se sustentar somente com arte.”

Artista Mari Delamora posando ao lado de sua arte em uma feira de artistas independentes

Panorama do mercado de ilustrações

Agora que nossa pergunta inicial foi respondida, você pode estar se questionando sobre quais os trabalhos que um ilustrador pode fazer. Isto é, qual seria o panorama do mercado de ilustrações e quais seriam as suas principais demandas? 

Apesar de muitos ilustradores serem da área de design gráfico, isso está longe de ser um pré-requisito. Ou seja: não possuir educação formal não vai te impedir de trabalhar na área! Você precisa, é claro, ser um bom ilustrador e saber lidar com prazos e clientes. 

Com a expansão do marketing digital e das campanhas publicitárias para redes sociais nos últimos anos, o mercado da ilustração vem crescendo e precisando de mais e mais profissionais qualificados. E é aí que você, a sua criatividade e o seu talento entram!

Que tal, então, conhecermos algumas opções de caminho que você pode seguir para trabalhar com ilustração? 

No topo da lista está a ilustração publicitária. Se você está familiarizado com marketing, já sabe do fluxo alto de campanhas voltadas para a internet. Geralmente no formato digital, as ilustrações podem ser feitas em arte 2D ou 3D, através de animações ou imagens. De layouts a logotipos, o céu é o limite.

Se a sua praia é mais clássica, a ilustração vetorial pode ser para você. A partir de formas geométricas básicas é possível fazer o que a sua imaginação (e a sua habilidade) mandar. Está começando a ilustrar? Talvez esse seja um bom caminho para aprimorar sua técnica.

Gosta de contar uma história? Então talvez você possa se interessar pelo storyboard. Storyboard ou esboço sequencial nada mais é que uma série de ilustrações organizadas em sequência com o objetivo de pré-visualizar uma animação, um gráfico ou um filme. 

E por último, mas não menos importante: ilustrações por encomenda. Para quem gosta de trabalhar como freelancer e não abre mão de escolher o tipo (ou o tema) de ilustração que vai criar, aceitar encomendas artísticas é um bom meio de lucrar com sua arte.

Leia também: 5 nomes da arte urbana que você precisa conhecer

Por que construir um portfólio é importante para um artista independente?

Lembre-se: não há venda sem propaganda. É através do portfólio que os artistas conseguem fazer a divulgação apropriada e organizada dos seus trabalhos. Como aponta a ilustradora: “É importante ter um portfólio bem elaborado e organizado para que os clientes possam ver o que podemos oferecer, nosso estilo, referências e etapas de criação.”

Seja através de um site próprio ou de uma plataforma como o behance ou o instagram, a dica é manter tudo organizado e com as informações principais – como e-mail de contato – bem visíveis. Afinal, você quer que seus potenciais clientes cheguem facilmente até você!

Criando conexões: a importância das exposições de ilustrações para artistas

Sabe o portfólio? Pois aqui a questão é bem parecida e a Mari sintetiza da seguinte forma: “Tem uma frase que eu gosto muito que é: quem não é visto, não é lembrado”.

É através das exposições – seja das tradicionais e presenciais, seja de forma online pelas redes sociais – que o artista não apenas mostra seu trabalho para o mundo, mas também cria conexões com outros artistas.

Artista Mari Delamora vendendo seu trabalho sentada na mesa de feiras de artistas independentes

O que é preciso para começar a vender sua ilustração?

Se você já tem um trabalho autoral de ilustração para chamar de seu e quer que essa arte esteja livre no mundo, disponível para ser adquirida por outras pessoas, está na hora de pensar nas possibilidades de venda. Mas o que é preciso para começar a vender sua ilustração?

As duas opções mais viáveis são a venda online e a venda em eventos como feiras de pequenos artistas. Certifique-se de já ter um bom número de produtos prontos. Para isso, tenha o contato de gráficas e fornecedores. E Mari dá a dica: “recomendo começar com produtos que precisam de um investimento menor e tendem a ter um lucro mais rápido, como por exemplo prints (posters) e adesivos”.

Como vender ilustração online?

Vender suas ilustrações de forma online é mais fácil do que parece. “Você pode criar uma loja online em site próprio ou vender pelas redes sociais mesmo”, conta Delamora. Um site próprio, claro, possui mais custos de manutenção. Já a venda pelas redes sociais exige organização e divulgação constante.

E como vender ilustração em feiras?

As feirinhas são um ótimo lugar para começar a divulgar sua arte e conhecer outros artistas. Mas fique atento: geralmente é preciso passar por uma seleção prévia, onde a curadoria do evento vai analisar o seu trabalho. 

Caso você seja aceito, um pequeno espaço fica reservado para a sua exposição e você precisa ter um estoque do produto disponível para seus potenciais compradores.

Proteja sua arte: como entender e garantir seus direitos autorais

Como artista, você precisa entender seus direitos para garantir que sua arte seja legalmente respeitada. Sabe o famoso plágio? Ele é só um dos exemplos de uso indevido (e criminoso) que pode acontecer com a sua ilustração. 

Para evitar ser pego de surpresa caso algum trabalho seu seja copiado ou usado sem a sua autorização, faça uma pesquisa na internet e fique por dentro das suas garantias! 

“Aqui no Brasil temos uma lei dedicada a direitos autorais, Lei Federal Nº 9610 de 19 de fevereiro de 1998, que diz que todo ilustrador possui os direitos autorais sobre seu trabalho, sendo esses direitos intransferíveis e protegem o ilustrador contra o mau uso de sua arte”, ressalta Mari.

Ilustração: um mundo de possibilidades

E aí, gostou das dicas preciosas compartilhadas pela ilustradora Mari Delamora? Esperamos que esse artigo tenha respondido um pouco das principais dúvidas quando o assunto é expor e vender ilustrações.

E para fechar com chave de ouro, que tal entrar no site da Artools e conhecer os produtos da marca? Acessíveis e elaborados com materiais de alta qualidade, eles são perfeitos para deixar o seu trabalho de ilustração com um toque ainda mais especial!

Clique no banner para saber onde encontrar a Artools perto de você!

Empresa de material de arte Artools

Categorias: Artistas