Se tem algo que faz a diferença no trabalho artístico de um desenhista é o seu traço! Seja você um artista iniciante ou um artista experiente, sempre é hora de praticar e caprichar na prática do dia a dia para construir um estilo e deixar seu traço de desenho cada vez mais único.
Venha com a gente e com a artista Gabi para conhecer mais de perto a importância de desenvolver um traço característico a fim de deixar o seu estilo mais marcante e passar sua mensagem como artista!
Estilo e traço de desenho: conceito e importância
Um estilo de traço de desenho único é aquele que representa com maestria quem você é não apenas como artista, mas também como pessoa. Sua importância, portanto, diz respeito ao modo que você se apresenta ao mundo enquanto faz a sua arte.
Para Gabi, um traço único se constrói a partir das nossas próprias vivências: “[o traço] é algo que representa o indivíduo, o que ele pensa, seus gostos, sua visão do mundo e de sociedade”. Criar um estilo, então, é mostrar para o mundo de uma maneira bem única aquilo que te influencia e que te determina enquanto um artista.
Desenvolvimento pessoal e estilos únicos
Sim, ter um traço de desenho característico para chamar de seu é importante. Mas é preciso ter em mente que na maioria das vezes a criação desse estilo não ocorre da noite para o dia.
Gabi pontua bem a importância de refletir sobre a urgência que se tem em desenvolver nosso próprio estilo assim que iniciamos nossa produção artística: “às vezes esquecemos que para tal feito muitas coisas estão por trás, como os anos de experiência, de estudo e de acessibilidade”.
Para criar um estilo próprio através de um traço de desenho autêntico é preciso, portanto, não esquecer do nosso próprio desenvolvimento pessoal. “Acho que o desenvolvimento de um traço fala muito sobre persistência, paciência, estudo, observação, tentativa e erros”, enfatiza Gabi.
E nessa busca pelo traço de desenho que mais vai nos representar é sempre bom lembrar que autenticidade não combina com plágio. É claro que você pode se inspirar em diferentes artistas e referências, mas qualquer tipo de cópia é crime.
Dica: A importância dos direitos autorais na arte contemporânea
Compreendendo seus materiais de desenho
Se você está no caminho de descobrir o seu traço de desenho, é bom ficar atento aos materiais artísticos que utiliza nesse processo. As características específicas de cada material influenciam diretamente no traço final e fazem o seu trabalho ficar ainda mais personalizado.
Mas quais os materiais que não podem faltar para quem está desenvolvendo seu traço? Para a ilustradora Gabriela, “um lápis, papel sulfite e uma borracha já são suficientes para tentar muitas coisas. Mas é legal quando o artista tem o privilégio de testar seus traços em diferentes mídias”.
Animado para adquirir os materiais de desenhos básicos para praticar seu traço com qualidade? Venha conhecer os produtos da Artools! O estojo do Lápis Graduado Graphite conta com 6 graduações, para treinar bastante a intensidade das nuances.
Já com a Borracha Blank dá para praticar bastante sem medo de errar e começar de novo. Além de produzir menos resíduos ao apagar, ela também preserva a superfície apagada – com menos esforço dá para apagar todos os tipos de grafite!
A base do traço de desenho: técnicas para iniciantes
Para quem está começando a desenhar e quer construir uma boa base no traço de desenho, existem técnicas e exercícios simples que podem servir como um pontapé inicial na hora de praticar.
Para aquecer, desenhe várias linhas. Retas, curvas e, por fim, círculos. Faça isso em velocidades distintas e com traços mais e menos longos. A ideia é testar sua mão e suas habilidades para ver qual jeito de desenhar que você mais gosta e quais precisa praticar mais.
Sem pretensões, brinque de testar a precisão do seu traço. Você consegue fazer uma linha reta sem tremer? Para que seu traço seja cada vez mais confiante, treine também a pressão que você aplica sobre o papel e a grossura das linhas. E esqueça os movimentos que você faz na hora da escrita: aqui, o jeito que o seu braço vai se mexer é diferente!
Talvez você ache essas dicas manjadas ou muito básicas, mas elas servem como um aquecimento antes de você partir para desenhos mais complexos e objetivos.
Desenvolvendo variedade no traço: estilos e técnicas avançadas
Depois que você já começou a praticar e treinar o básico, é hora de pensar em aprimorar seu traço de desenho para desenvolver diferentes estilos e se tornar um artista ainda mais versátil.
A sugestão da Gabi para evoluir nos traços é simples e direta: o autoconhecimento. “Se você se conhece, fica mais fácil expressar na sua arte quem você realmente é”. Quais os estilos que você mais gosta? Tem algum traço ou ilustrador famoso que mais chama a sua atenção?
Estar atento à arte realizada por outros artistas, bem como conhecer diferentes estilos, é um caminho interessante para entender aquilo que te agrada e para perceber as coisas com as quais você não se identifica. Assim, o processo de buscar sua própria identidade e estilo fica mais fácil e dá para avançar nas técnicas e estilos.
Superando o medo do erro: como o traço pode melhorar com a experimentação
Não tem mágica ou atalho: fazer arte é experimentar. Permita-se errar, repetir, corrigir e evoluir sem pressão. Para aprimorar o traço de desenho, a prática continua sendo a chave da porta principal. Sem treino e experimentação o artista acaba ficando preso nas noções pré-concebidas e perde em evolução e estilo.
E Gabi finaliza: “Quanto mais experiência você acumula, mais fácil você chega em um traço que te agrada. Por isso, antes de batermos o martelo e dizer ‘esse é o meu traço’, ‘esse é o meu estilo’, é legal tentarmos de tudo na arte!”.
Praticando seu traço de desenho com a Artools
Com exercícios simples, muito treino e vontade de aprender cada vez mais, o desenvolvimento de um traço único se torna um processo muito mais leve e prazeroso. Foque menos no tempo que você vai levar e curta mais o caminho para chegar lá!
Gostou das dicas trazidas pela artista Gabi? Então faça como ela e conheça de perto os materiais artísticos da Artools. Entre no nosso site e aventure-se a criar sem bloqueios!
E clique no banner para ver onde encontrar os materiais da Artools perto de você.
Categorias: Artistas