Desenho

Como descobrir seu estilo de desenho?

Como descobrir seu estilo de desenho?

Para ser um bom desenhista é preciso ir além de ter ideias criativas e a capacidade técnica de executar essas ideias. Um traço próprio faz toda a diferença na hora de contar uma história através dos rabiscos. E você, já sabe qual é o seu estilo de desenho e como deixá-lo cada vez mais aprimorado?

Neste texto, vamos apresentar os principais estilos de desenho que existem por aí e dar algumas dicas de como você pode descobrir o seu estilo próprio – ou, quem sabe, até inventar um! Venha com a gente e torne esse processo de descoberta ainda mais leve e agradável.

Artista pintando desenho de casa como marcador

Estilo de desenho: conheça 8 para se inspirar

Você já desenha, mas ainda não encontrou o seu estilo próprio? Ou você começou agora e não sabe bem qual caminho seguir? Chega um momento em que todo desenhista, no processo de aprimorar o seu trabalho artístico, passa a refletir sobre o estilo de desenho que mais faz sentido para o seu traço.

Para ajudar nessa reflexão é importante conhecer os diferentes estilos de desenho que existem por aí. Ao descobrir mais sobre esses estilos já consolidados fica mais fácil evoluir como artista e evoluir o seu traço pessoal. Separamos abaixo 10 estilos, dos clássicos aos contemporâneos!

Anime e mangá

Enquanto o mangá são as histórias em quadrinho dos países asiáticos, o anime diz respeito às animações de origem japonesa. Apesar dessa diferença, o traço de ambos é bastante similar; ele costuma ser limpo, bem definido e fino. O contorno é o que mais chama a atenção e os elementos possuem poucos detalhes.

Nas figuras humanas e animais, os olhos são grandes enquanto o nariz e a boca possuem pouca definição. O cabelo é geralmente dividido em mechas e não há muito realismo. As sombras são marcadas para criar profundidade, volume e contraste. E o destaque, claro, vai para a pose e as expressões das figuras: são exageradas e expressivas.

Cartoon

Provavelmente você já cruzou com um desenho estilo cartoon por aí. Sabe aquele desenho com um efeito mais cômico e satírico, que costuma retratar as situações cotidianas e o comportamento das pessoas com um pouco de acidez? Pois é!

Suas principais características são as cores chapadas e o traço variável, que vai das linhas externas mais grossas às linhas internas mais finas. Para conseguir seu efeito cômico, os elementos são exagerados e incluem formas geométricas, curvas e muitos ângulos.

Chibi

Um estilo de desenho para quem gosta de uma boa dose de fofura, mas não abre mão de uma pitada clássica. A “regra” principal é misturar traços de adultos com formas mais infantis. Os olhos exagerados e cabeças grandes das crianças recebem expressões faciais e poses de pessoas já crescidas. 

No chibi, o que vale é a estilização dos personagens para criar uma atmosfera sentimental e fofa. O nariz raramente aparece e a boca é quase inexistente, enquanto as cabeças costumam ser maiores que os corpos.

Realismo

Como o nome já indica, o desenho realista é um tipo de estilo que busca se aproximar o máximo possível da realidade. Seja desenhando um rosto ou retratando uma paisagem, esse estilo exige muita atenção aos detalhes e a aplicação de técnicas como luz, sombra e degradê.

Caricatura

Divertidas e exageradas, as caricaturas existem para deixar aquele retrato ainda mais bem-humorado. Esse estilo busca evidenciar algumas características físicas (e comportamentais) da pessoa retratada e os traços seguem o padrão do artista. 

Apesar da ideia básica da caricatura ser exagerar os gestos e atributos físicos da pessoa em questão, é importante tomar cuidado para não passar dos limites e cair na esfera da ridicularização!

Doodle Art

Basta uma folha de papel, uma caneta na mão e uma pitada de despretensão para surgir um doodle. Isso mesmo. Sabe quando você está pensando em outra coisa ou simplesmente sentado vendo o tempo passar e começa a rabiscar um desenho no papel? Eis a doodle art!

Qualquer imagem, cena ou objeto pode se tornar um doodle, basta que você desenhe de forma despretensiosa, mas organizada.

Impressionista

O impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na metade do século XIX na França e teve como representantes os pintores Monet e Renoir. Mas, de lá para cá, essa corrente tornou-se também um estilo! 

Com um forte caráter antirrealista e traços que levam em consideração o movimento que compõe a cena, o estilo impressionista busca despertar emoções ao retratar paisagens comuns através de contornos imprecisos e valorização de uma iluminação mais natural.

Pontilhismo

O pontilhado ou pontilhismo é uma técnica de desenho que veio direto do movimento impressionista. Você já deve ter adivinhado qual a sua característica principal, não é? Isso mesmo, são vários pontinhos – ou manchas – feitos bem próximos uns dos outros que formam uma imagem completa.

Para que o resultado tenha qualidade, é preciso paciência, treino e muita atenção.

Afinal, como descobrir seu estilo de desenho?

Para descobrir o seu estilo de desenho – ou até mesmo criar um novo, só seu – é preciso redobrar seu senso de observação. Preste atenção aos seus artistas e obras favoritas, pesquise diferentes técnicas e treine o seu olhar com as pequenas coisas do cotidiano. 

Ande sempre por aí cultivando sua curiosidade e faça perguntas simples (mas importantes e precisas) sobre aquilo que você vê ao seu redor. Isso vai te auxiliar a pensar em novas maneiras de retratar o que você enxerga. Além disso, pratique sem medo. Lembre-se: errar também é um jeito de melhorar, de aprimorar.

E, por último, reflita sobre o tipo de pessoa que você é e o que você quer dizer com a sua arte. Quais são suas ambições? Quem e o que você deseja representar? Há uma mensagem que o seu desenho pretende passar? Conhecer mais sobre você mesmo é conhecer mais sobre a sua arte e o seu estilo.

Criar sem barreiras: um importante passo para encontrar o seu estilo de desenho

Encontrar um estilo próprio pode ser uma tarefa desafiadora, mas com paciência e estudo a sua arte vai ficando cada vez mais autoral e reconhecível. Praticar diariamente experimentando diferentes técnicas é a melhor forma de descobrir seu estilo de desenho.

Ficou ainda mais animado para colocar a mão na massa e desenhar? Então entre no site da Artools e conheça os diferentes produtos da marca. Nossos materiais artísticos de alta qualidade são pensados especialmente para momentos como esse, onde a regra é criar sem bloqueios!

Loja de materiais de arte

Categorias: Desenho