Artistas

Como desenhar anime? O artista Renato Mezei te ajuda!

Como desenhar anime? O artista Renato Mezei te ajuda!

Crianças, adolescentes e adultos: o mundo do anime é democrático e é para todo mundo. Um tipo específico de desenho, baseado nos famosos mangás japoneses, o anime abusa das expressões exageradas, das cores vivas e dos personagens com olhos grandes e brilhantes.

Quer saber como desenhar um anime e onde buscar referências para esse tipo de arte? Então acompanhe o texto e veja algumas dicas que o artista Renato Mezei (@r.mezei) compartilhou com a gente!

Sobre o anime

Tradicionalmente, o anime é um tipo específico de desenho: aquela animação produzida no Japão. Essa conceituação, entretanto, acabou sendo expandida e hoje em dia entendemos que o anime é um desenho que possui inspiração japonesa e alguns traços visuais bem particulares. Você sabe quais são essas características?

O estilo dos personagens de anime é, talvez, um dos fatores que mais chama a atenção dos seus fãs: olhos exagerados e expressivos, cabelos coloridos e marcantes, expressões corporais extravagantes. Tudo é pensado para ressaltar as emoções e sentimentos dos personagens através da sua fisionomia e dos seus gestos.

Dica: História em quadrinhos: princípios básicos

O que é necessário para começar a desenhar anime?

Para começar a desenhar esse estilo de arte, uma coisa é certa: é preciso paixão por esse universo! Paixão essa que o artista Renato Mezei nutre desde criança: “sempre fui fã de animes, e desenhar esses personagens era uma forma de tê-los perto de mim”. 

Mas além dessa paixão, é preciso também ter em mente que desenhar anime é uma atividade artística que, como todas as outras, exige dedicação e paciência. Como ressalta Mezei, “o aprendizado é constante e como em qualquer área da vida, quanto mais você fizer, melhor e mais experiente vai ficar”.

Ilustração do personagem Bills do anime Dragon Ball em papel com canetas Artools ao seu redor

Técnicas básicas de desenho de anime

Se você quer começar a desenhar anime, mas não sabe bem por onde começar, vai gostar de saber que existem algumas técnicas básicas que podem te ajudar na hora do pontapé inicial. Com essas dicas, ficará mais fácil praticar os seus primeiros esboços de anime e adquirir a confiança necessária para seguir em frente!

Conhecendo as proporções do corpo humano

Para quem deseja fazer um bom desenho de anime é imprescindível gastar um pouco do seu tempo conhecendo e estudando as proporções do corpo humano. Isso porque os personagens de anime e mangá costumam seguir corretamente essas proporções.

Tire um tempinho para analisar o tamanho de cada membro humano em relação ao todo, que é o seu corpo. Assim que você entender o tamanho comum de cada parte do corpo, pense em como você pode simplificar essas partes para que elas funcionem na hora de rabiscar

E não se esqueça: as proporções do corpo humano mudam conforme a idade, o biotipo e o tamanho. Ou seja, desenhar o corpo de um personagem que é uma criança vai ser muito diferente de desenhar, por exemplo, um personagem que já passou dos 60 anos de idade. Fique atento!

Dica: Desenho para iniciantes: inspirações para começar

Desenhando o rosto e as expressões faciais

Como já enfatizamos, o rosto e as expressões faciais dos personagens são muito importantes na boa construção de um desenho de anime. É ali que seus sentimentos e suas emoções são expressas! Por isso, é preciso dar atenção a esse aspecto.

No anime, a altura da cabeça costuma ser considerada a unidade base na criação da proporção. Ou seja, é ela que vai guiar o resto do seu esboço. E tradicionalmente temos uma métrica considerada a ideal nesse tipo de desenho: um personagem precisa ter, geralmente, entre sete e oito cabeças de altura.

O que isso significa? Que na hora de você desenhar o seu anime, você vai levar a cabeça como base para calcular a altura, portanto, a proporção, do resto do corpo. Se você começar o esboço com uma cabeça pequena, serão sete ou oito cabeças deste mesmo tamanho para guiar a altura do personagem. Legal, né?

Ilustração dos personagens Leonardo e Michelangelo do anime Tartarugas Ninja em papel com canetas Artools ao seu redor

Como colorir os desenhos de anime?

Chegamos a uma das partes que mais diverte quem se aventura a desenhar animes: a hora de colorir. 

O ilustrador Renato Mezei certamente concorda com a gente: “essa é a parte mais gostosa de todo o processo, a coloração! Colorir esse tipo de arte é algo muito gostoso para quem gosta de trabalhos com cores fortes e vibrantes”. 

Há dois aspectos que demandam mais atenção na hora da coloração: a cor da pele e o sombreamento dos personagens. Para trabalhar bem essas características, lembre-se que em toda pintura existe um ponto de luz e um ponto de sombra

Começar marcando as sombras pode ser uma boa maneira de, gradualmente, atingir um bom resultado na coloração do desenho. Vá pintando sem pressa e treinando o seu olhar enquanto aplica as cores no desenho. O resultado vai te surpreender!

Ilustração do personagem Monkey D. Luffy do anime One Piece em papel com canetas Artools ao seu redor

Sugestões de materiais para desenhar anime

Não há uma lista fechada de materiais que você precisa ter para desenhar anime, mas alguns itens ajudam bastante nesse processo. Vamos ver alguns?

Papel

Como fazer um desenho sem uma superfície, não é mesmo? Para começar a praticar não é preciso investir em um papel muito caro. O papel sulfite que utilizamos no dia a dia costuma dar conta, mas se você quiser um pouco mais de qualidade adquira algum de gramatura maior que 90g.

Lápis

Um bom lápis preto de grafite dá conta do recado na hora de fazer o esboço dos desenhos anime. Que tal o estojo de Lápis Graduado Graphite da Artools, com seis diferentes graduações e uma gama imensa de possibilidades? 

Borracha

Para apagar os traços que não deram certo e acertar detalhes finais. Qualquer borracha serve, contanto que ela não deixe nenhuma mancha no papel. As borrachas Blank e Blur da Artools podem ajudar bastante na hora de desenhar seu personagem favorito.

Lápis de cor e marcadores

Para Renato, os marcadores e lápis de cor não podem faltar: “São meus materiais favoritos para colorir. Colorir com qualquer um deles é basicamente uma terapia e, se juntar os dois, é a fórmula perfeita”. 

Como os animes costumam ser muito coloridos, quanto mais lápis e marcadores de tons diferentes você tiver, melhor! Como os marcadores possuem uma pigmentação mais forte, a sua vantagem é que deixam os desenhos vibrantes e com um acabamento muito profissional.

Por serem a base de álcool, é possível passar tinta para o outro lado da folha. Então, se optar por usar os marcadores, é necessário um papel de gramatura mais alta, como os de 180g ou mais, ou um que seja específico para esse material. 
Na Artools, você encontra 168 diferentes cores do marcador Pictom! Ele possui corpo triangular que assegura maior conforto na pega e dois tipos de pontas, uma chanfrada e uma mais maleável. Já pensou ter todas essas cores disponíveis para pintar seu desenho de anime?

Ilustração do personagem Kyojuro Rengoku do anime Demon Slayer em papel com canetas Artools ao seu redor

Onde buscar referências para começar a desenhar anime?

O melhor lugar para buscar inspiração e referências atualizadas para começar no mundo dos animes é a internet. 

Ricardo Mezei costuma procurar diretamente no Google, mas confessa que seu local de pesquisa preferido é o Pinterest: “é o local onde mais consigo encontrar imagens bacanas para me inspirar. A quantidade de imagens e fanarts que encontro por lá é quase infinita”.

Anime: se expressar através dos desenhos

O anime cada vez mais se consagra como uma forma de arte que quebra padrões pré-concebidos e possui adeptos entre as mais diversas idades, encantando a todos com seus personagens marcantes, de traços expressivos, roupas e cabelos coloridos e olhos vivos!

Se você se interessou pelo assunto e quer começar a esboçar seus primeiros desenhos inspirados em anime, guarde as dicas dadas pelo artista Renato Mezei e confira os produtos da Artools. Entre no nosso site e se permita quebrar as barreiras do criar!

E clique no banner para descobrir onde encontrar os produtos da Artools perto de você.

Empresa de material de arte Artools

Categorias: Artistas