Desenho

Desenho para iniciantes: inspirações para começar

artista desenhando com caneta

Quem está pensando em se aventurar no mundo das artes encontra no desenho uma das técnicas mais apropriadas para começar. No método de desenho para iniciantes, com poucos materiais e alguma criatividade é possível aprender a soltar a imaginação e fazer do encontro do lápis com o papel um cenário de muita diversão!

Quer saber um pouco mais sobre desenho para iniciantes e conhecer algumas inspirações para começar nesta técnica? Acompanhe nosso texto e não perca nossas dicas preciosas!

Desenho para iniciantes: por que começar nessa técnica?

São várias as vantagens que a arte do desenho reserva. Primeiro de tudo – e talvez o fator mais importante – é que desenhar não exige muitos materiais. Com poucos itens você consegue dar os primeiros rabiscos e avançar para técnicas mais elaboradas. 

Além disso, os valores dos materiais básicos necessários para desenhar cabem em todos os bolsos. Não é preciso gastar centenas de reais para começar a praticar. Um investimento inicial pequeno já garante meses de aprendizagem!

Tendo os materiais básicos, você já pode colocar a mão na massa. Como a maioria das expressões artísticas, você só aprende a fazê-la praticando! Para isso, uma pitada de criatividade e muita disposição são suficientes para que os passos iniciais da técnica sejam aprendidos e aprimorados.

Desenhando você consegue aquilo que todo artista deseja e precisa: exercitar a imaginação! Desde os esboços do desenho até a sua finalização, todos os passos da técnica exigem que você combine ideias e trabalhe com a experimentação

canetas de ponta fina com diferentes espessuras de ponta

Principais materiais de desenho para iniciantes

Para começar a desenhar, alguns materiais básicos são indispensáveis na sua mesa de trabalho. Listamos abaixo os essenciais, que não podem faltar:

Papel ou sketchbook

É na superfície para desenhar que a brincadeira começa! Você pode optar por folhas avulsas de papel ou mesmo um bonito sketchbook. Opções não faltam. 

Quando você está começando a desenhar, tente não investir em papéis muito caros. Afinal, o esperado é que você gaste bastante papel nas tentativas e erros da aprendizagem. Um papel de gramatura média ou mesmo um sulfite A4 ou A3 são boas opções.

Lápis para desenho

Junto do papel, um item que não pode faltar nas suas incursões pelo desenho é o lápis! Tem para todos os gostos. Conforme você for se tornando mais experiente na técnica, você vai encontrar aquele lápis que mais lhe agrada.

Há lápis com o grafite mais duro e lápis com o grafite mais macio. O lápis com grafite mais duro (todos aqueles terminados em H, como o 6H e o 9H) mantém por mais tempo a ponta afiada e suas marcas no papel são mais claras. 

O lápis com grafite mais macio (aqueles terminados em B, como 6B e o 7B) precisa ter sua ponta refeita com mais frequência, mas tem um traço bem mais escuro.

O lápis Graphite da Artools é feito com madeira de cedro e outras matérias primas cuidadosamente selecionadas, garantindo mais resistência, durabilidade, traços precisos e intensos. 

Além disso, possui corpo hexagonal, proporcionando mais conforto na pega do material. São 12 diferentes graduações do lápis para você experimentar nos seus desenhos.

E aí, qual será o seu lápis preferido?

Borracha para desenho

Não há como pensar em desenhar sem pensar nos erros que precisam ser corrigidos! E é aí que entra em cena a borracha para desenho

De diferentes formatos e com diferentes funções específicas, temos a borracha bastão ou borracha caneta, a borracha branca e a borracha limpa-tipo.

Apesar da principal função da borracha ser apagar nossos erros, ela também serve para esfumar, delinear as áreas de luz, delinear e criar efeitos de vazio. 

Na Artools você encontra duas opções de borracha, cada uma com uma finalidade diferente. A borracha Blank deixa menos sujeira ao apagar, proporciona suavidade no contato com o papel, e exige menos esforço para apagar grafites escuros. 

Já a limpa tipos Blur é maleável e absorve com facilidade excessos de carvão, grafite e pastel seco. Ela não deixa resíduos, facilitando o processo. Vem em um estojo rígido para facilitar o armazenamento do produto

Caneta ponta fina

A caneta ponta fina é a queridinha dos desenhistas mais experientes, mas nem por isso menos útil para aqueles que estão iniciando no processo do desenho. Afinal, é com a caneta de ponta fina que os trabalhos costumam ser finalizados!

Ótima para caprichar nos detalhes, existem nos mais diversos tamanhos de ponta. Além disso, cada uma conta com um traço: algumas parecem com um pincel, outras possuem a ponta triangular, que garante precisão. 

A caneta Pigmentum possui traço preto intenso e alta pigmentação. Desenvolvida com tinta japonesa, ela é super resistente à ação da luz e da água. Além disso, sua ponta firme proporciona o uso prolongado do material. A caneta Pigmentum está disponível em 12 graduações e em kits com 8 e 12 traços.

Apontador ou estilete

Como usar lápis sem poder apontá-lo e deixá-lo com a ponta do jeito que você mais gosta para fazer os seus desenhos? Com um apontador ou um estilete essa tarefa é facilitada. Escolha aquele que melhor se adequa ao seu estilo.

Técnicas de desenho para iniciantes

Há algumas técnicas simples que você pode praticar para começar a desenhar:

Formas geométricas, linhas e pontos

É nos exercícios básicos que você deve apostar no início. Treinar formas geométricas, linhas e pontos ajudará você a melhorar a coordenação motora, além de te ensinar o melhor jeito de segurar o lápis.

Sombreamento

Não hesite: o sombreamento é um ótimo aliado, seja para desenhistas iniciantes ou experientes. Treine gradientes de valor preenchendo figuras geométricas e veja no que dá. No início pode ser difícil, mas a prática vai te recompensar.

Observação

Talvez essa não pareça a mais criativa das técnicas, mas observar e tentar copiar um desenho é um ótimo jeito de melhorar as suas habilidades na arte do desenho. 

Na tentativa de reproduzir algo que já existe você treina a pegada da sua mão, a leveza do seu traço e a sutileza das linhas e formas. Além, claro, de instigar a sua imaginação a criar coisas diferentes do que você tem visto por aí. Mas não esqueça de sempre dar créditos ao autor da obra original!

esboço de uma mão

Dicas importantes para quem está começando a desenhar

É sempre bom enfatizar: desenhar é muito mais treino e dedicação que inspiração! Pensando nisso, algumas dicas podem te ajudar a encarar esse momento inicial com mais leveza e diversão, para que assim o seu desenho evolua bem e com mais tranquilidade. Veja só:

Não pule os exercícios básicos

Não tente começar desenhando algo muito elaborado! Pular as etapas da aprendizagem não costuma ser apenas frustrante como também infrutífero. Pratique com aquilo que é básico primeiro e comemore suas pequenas evoluções. Acredite: elas vão acontecer!

Tenha os materiais necessários sempre à mão

Antes de começar a praticar, separe todos os materiais que você pode precisar. Isso vai te auxiliar a ter um tempo de prática mais consistente, sem interrupções que quebram a dinâmica.

Onde buscar inspiração?

Buscar inspiração nos lugares mais diversificados possíveis faz uma grande diferença! Não se atenha a uma pesquisa no google ou ao uso do Pinterest e Instagram. Parece tentador basear toda a sua inspiração em vídeos do Youtube, mas lembre-se que referências incomuns vão fazer com que o seu estilo se torne especial.

Então, utilize os canais usuais, mas vá além! Quadrinhos, séries animadas e livros ilustrados também são opções interessantes e divertidas, que podem ser um diferencial na sua gama de referências.

A inspiração para desenhar também pode vir de um passeio, uma paisagem bonita ou apenas do dia a dia na sua cidade. Ficar atento às pessoas e aos lugares pode inspirar você a tirar o caderno da mochila e começar a rabiscar. 

Mas não importa a hora ou o lugar, você pode sempre contar com a Artools para experimentar e criar as suas artes!

Arrisque-se com Artools!

Agora que você está cada vez mais por dentro do incrível mundo do desenho, que tal conhecer os materiais artísticos da Artools e colocar a mão na massa? Além da qualidade garantida, nossos produtos são perfeitos para te ajudar a expandir sua criatividade e sua técnica! 

No nosso instagram, você pode conhecer melhor os nosso produtos e encontrar referências, inspirações, desafios e mais uma variedade de conteúdos sobre a arte!

Conte com a Artools para começar a desenhar e liberte a sua criatividade! Clique no banner e descubra onde encontrar a Artools perto de você.

Empresa de material de arte

Categorias: Desenho