A gente sabe bem que arte e criatividade estão diretamente relacionadas. Mas, ainda que artistas, como os desenhistas, costumam ser vistos como um poço de boas ideias, é muito comum acontecer o bloqueio criativo. É nesse momento que se vê a importância de buscar boas referências para desenho.
Mas não é só isso. Alguns tipos de desenhos, como o realista, trabalham quase que 100% com referências do mundo real. Ou seja, na sua jornada como desenhista, certamente você precisará de boas fontes a quem recorrer para desenvolver os seus trabalhos.
Por esse motivo, criamos este artigo com dicas de como e onde buscar boas referências para desenho. Confira!
Qual a importância de buscar referências para desenho?
Já falamos na introdução sobre como boas referências contribuem nos momentos de bloqueio criativo e como elas são fundamentais em certos tipos de técnicas, como no desenho realista.
Mas para além desses dois aspectos, boas referências contribuem muito com o aprendizado do artista iniciante, que nos primeiros passos precisa se inspirar e até reproduzir alguns desenhos de outros artistas, para se familiarizar com diferentes técnicas e, com o tempo, encontrar o seu próprio estilo.
Outra questão acerca de referências, é que nem sempre elas são o desenho em si, mas também elementos que inspiram o artista a criar artes originais. Um bom exemplo é o desenhista que trabalha com moodboards. Ele reúne em uma tabela referências de cores, formatos e até texturas que exalem o sentimento do que ele gostaria de representar em seu desenho.
Deu para perceber que esse assunto é muito amplo, não é? Mas o objetivo é mostrar como referências para desenho são importantes independentemente da fase em que você se encontra em seus estudos ou carreira como desenhista.
Onde buscar referências para desenho
Como vimos anteriormente, referências para desenho estão em todo lugar. Antes de indicar algumas fontes interessantes na internet, a dica é prestar atenção ao seu redor.
Fazer uma caminhada, observar as pessoas, as conversas, estar próximo da natureza, assistir a um filme ou série, fazer algo que aguce os diferentes sentidos… Tudo isso pode trazer a inspiração que você precisa para criar desenhos originais.
Voltando para o campo das artes, que tal consumir outros tipos de expressões, como a pintura, a escultura, a fotografia e outras artes visuais? Você também pode encontrar boas referências em livros técnicos ou aqueles que abordam a história do desenho. Ver traços, técnicas e estilos, ainda que muito distintos do seu. Quem sabe o seu próximo desenho não seja o encontro de diferentes técnicas, algo que você nunca experimentou?
Passando para as recomendações de sites na internet, a primeira dica é o Behance, ferramenta da Adobe que permite que artistas criem os seus portfólios e os disponibilizem para fruição pública. O Behance é um ótimo lugar para conhecer novos artistas de todos os lugares, saber o que eles estão fazendo, aproveitar a sua arte e se inspirar para os seus próprios desenhos. O legal é que você pode pesquisar por categorias.
A segunda dica é o Unsplash, um banco de imagens que conta com um material muito vasto em sua coleção. Você pode pesquisar por uma palavra-chave que tenha a ver com o que você pensa em retratar em seus desenhos e logo terá uma infinidade de opções entre fotos de pessoas, paisagens, situações, texturas, desenhos, cores e muito mais. Um tempo navegando pelo Unsplash pode ajudar bastante a colher referências e destravar a criatividade.
A terceira dica é o site Coolors. Com ele, em poucos cliques você cria instantaneamente paletas de cores que podem fazer parte do seu próximo projeto. Uma funcionalidade bem legal é a possibilidade de criar uma paleta a partir do upload de uma imagem. O site separa as cores mais próximas de cada parte da foto e os seus códigos hexadecimais para ter como referência. Vale a pena conferir.
Essas são apenas algumas das possibilidades. Existem diversos outros sites para servirem de referência e inspiração na internet.
Dica: Exercite a criatividade com sketchbook
Redes sociais também podem oferecer inspiração
Até agora, não tínhamos falado sobre as redes sociais como ferramentas para busca de referências para desenho e, mesmo assim, já recomendamos muita coisa legal.
Mas as redes de imagens são algumas das melhores opções por conta da quantidade de material que é postado todos os dias. É o caso do Pinterest e do Instagram.
Nessas redes, as palavras-chave são muito importantes para encontrar o que você deseja. Digite na busca a hashtag mais apropriada e uma infinidade de inspirações vai aparecer para você.
Esse exercício pode ser feito inclusive nos momentos em que você não estiver buscando algo para se inspirar de imediato. No dia a dia, ao navegar e achar que determinado material é interessante, você pode salvar em pastas específicas, funcionalidade presente nas duas redes.
No futuro, quando acontecer um bloqueio, você pode visitar diretamente as suas pastas. Facilita bastante o processo.
Como usar as referências para desenho na sua arte?
Se você é um artista iniciante e tem como objetivo apurar a sua técnica, melhorar o traço e aprender mais sobre o universo da arte e suas possibilidades, não há problema em copiar referências para desenho, desde que seja apenas um instrumento de aprendizado.
No caso de você querer mostrar para outras pessoas, seja offline e, principalmente, online, é importante referenciar o artista que serviu de inspiração e deixar claro de que o seu desenho se trata de um exercício de aprendizado.
Para os artistas de longa data, o ideal é que as referências sirvam para inspirar na criação de desenhos originais. Por isso a importância de se consumir diferentes referências e elementos, e não focar em um só desenho, pois a mistura de tudo, junto com a sua própria identidade artística, vai ajudar a criar algo que é só seu.
É importante se atentar sempre a direitos autorais na arte. O plágio pode criar situações bem chatas de se lidar.
Viu como ter referências para desenho é fundamental no dia a dia do artista? Agora, com essas dicas, você já pode pesquisar e reunir o material que vai te ajudar no próximo trabalho, e temos certeza que será muito especial.
Vale lembrar que, independentemente do resultado, se divertir no processo de conhecer o trabalho de outros artistas e colocar a mão na massa é o mais importante.
Ah! Você sabia que o material de arte pode ser um gatilho criativo também? Então, para ajudar você a destravar a criatividade, conheça e utilize os materiais de arte da Artools. Além de muito bonitos e fáceis de usar, a qualidade é garantida.
Encontre a Artools na sua cidade clicando no banner.
Categorias: Criatividade