Se você já é um artista experiente ou está começando agora, saiba que ter materiais de arte de qualidade pode ajudar bastante na hora de criar. Ter bons materiais por perto proporciona uma variedade de possibilidades artísticas, todas ao alcance das suas mãos.
No entanto, ter ferramentas mais simples não deve ser uma barreira para a criatividade. Você pode começar a aprender e praticar agora as técnicas artísticas e, à medida em que for se desenvolvendo, sentirá a necessidade de evoluir com os materiais de arte.
Agora, se você não sabe por onde começar, elaboramos este artigo com 7 sugestões de materiais de arte que podem ajudar a liberar o artista que tem dentro de você. Vamos começar?
Materiais de arte essenciais para iniciantes
Lápis grafite
Ideal para diversos tipos de formas e traços, os lápis grafite são muito úteis para artistas com qualquer nível de experiência. Existe uma variedade de 20 graduações do lápis para desenho, entre os mais duros e menos pigmentados e os mais macios e mais pigmentados, sendo cada um mais recomendado para um tipo de técnica diferente.
Uma das melhores opções disponíveis no mercado é o Lápis Graphite da Artools. Ele é feito de madeira de cedro e tem corpo hexagonal, o que proporciona muito mais firmeza na pegada e, obviamente, no traço.
Lápis de cor
Deseja sair do básico do desenho e treinar técnicas de coloração? O lápis de cor é item fundamental. Hoje, você encontra no mercado uma variedade imensa de cores, bem como formatos do corpo, maciez da mina e pigmentação. Entre os lápis de cor ainda temos o comum e o aquarelável.
Em relação ao segundo tipo, os lápis de cor Aquarell da Artools são super recomendados! Com eles você pode pôr em prática desde técnicas simples até as mais avançadas, podendo ser utilizado tanto pelo entusiasta de arte quanto pelo estudante e o artista profissional.
Borracha
Acredite: a borracha certa faz toda a diferença para quem desenha. Borrachas de qualidade permitem criações limpas e com menos marcas de traços. Alguns tipos devem ser evitados nas atividades artísticas, como aquela de duas cores que promete apagar a tinta de caneta. Essas borrachas são abrasivas e danificam o papel em vez de absorver o grafite.
Vale a pena conhecer a Blur e a Blank da Artools. A primeira, a limpa-tipos, é maleável e absorve o excesso de grafite, carvão e outras tintas, sem sujar o papel. A segunda exige ainda menos esforço na hora de apagar, gerando menos resíduos e preservando a superfície de desenho.
Canetas
Para quem deseja um traço mais firme, a dica aqui é usar canetas! Alguns artistas até trabalham exclusivamente com canetas em suas obras, por se identificarem mais com os efeitos possíveis de alcançar com esse material. Então, o uso fica à sua escolha.
Existem diversos modelos, com diferentes tipos de pontas. Entre as melhores opções do mercado está a Caneta Pigmentum, da Artools, que vem com tinta japonesa resistente à luz e à água.
Superfície para desenho
Que tal pensar agora na superfície de desenho? São muitas as possibilidades: madeira, parede, tecido… O limite é a imaginação. Se for desenhar no papel, as opções oferecidas pelo mercado também são diversas: sulfite, cartão, cartolina, vegetal, entre muitas outras.
Se for trabalhar com aquarela, a sugestão é escolher papéis com gramaturas maiores para evitar que se rasguem no contato com a água. Você encontra facilmente no mercado papel especial para aquarela. Além da gramatura ideal, o material absorve o excesso de água e tinta.
Marcador
Os marcadores são excelentes para a prática de diferentes técnicas de desenho e coloração. Eles também são muito usados por quem trabalha com lettering, graças à sua forte pigmentação e cores bonitas, que dão um efeito especial ao desenho das letras.
Uma ótima opção de marcador é o Pictom, que possui dois tipos de pontas (a chanfrada e a pincel) e garante estabilidade e uniformidade de cores, mesmo com um longo tempo de uso.
Caneta nanquim
A caneta nanquim aqui é um bônus nas dicas de materiais. De fato, esse não é um dos itens mais conhecidos pelo artista iniciante, mas é mais uma das possibilidades para desenvolver a criatividade e compor desenhos incríveis. Após aprimorar o desenho com lápis grafite e caneta comum, vale a pena testar a caneta nanquim.
Como usar seus materiais de arte? Dicas para inspirar
Se você está dando os primeiros passos no mundo dos desenhos, a melhor forma de começar é treinando a coordenação motora e a intensidade do traço. Para essa atividade, bastam os lápis grafite, uma borracha e um papel.
Desenhe figuras geométricas, espirais, zig-zags, linhas curtas e longas, curvas e retas, buscando construir traços mais limpos a cada treino. Varie o peso da mão, perceba a diferença da maciez da mina e da intensidade do traço de cada graduação do lápis e, quando estiver mais seguro, tente reproduzir desenhos mais simples.
O mesmo treino pode ser feito com as canetas comuns e nanquim, marcadores e lápis de cor, percebendo as especificidades de cada tipo de material. Vá aumentando aos poucos a complexidade dos desenhos, tutoriais nos YouTube e Instagram são grandes aliados.
Se você gosta mais de colorir, você pode criar os seus próprios desenhos ou mesmo imprimir alguns prontos, praticando com eles as diferentes técnicas de colocação com os lápis de cor. Faça misturas, treine o degradê, variando o peso da mão, e as técnicas de luz e sombra muito comuns em desenhos realistas.
E se a sua onda é o lettering, todos os materiais citados – lápis grafite, lápis de cor, canetas e marcadores – podem ser utilizados com essa finalidade. Valem as mesmas dicas de treino dos traços, para aprimorar a coordenação motora. Busque tutoriais de letristas, começando por temas menos complexos, e crie as suas próprias artes em lettering à medida em que for evoluindo na técnica.
Como escolher os materiais de arte ideais para você?
Lápis
Tanto os lápis grafite quanto os lápis de cor são itens mais frágeis e passíveis de quebra da mina, caso sofra quedas. Dê preferência para aqueles que têm corpo triangular ou sextavado, pois não rolam da mesa.
Quanto ao corpo, os que são feitos em madeira de cedro são muito bons, pois protegem melhor a mina e não são duros a ponto de dificultar o apontamento.
É sempre bom encontrar materiais de arte com preços mais em conta, mas a qualidade é o mais importante aqui. Então, reflita se vale a pena investir em itens muito baratos antes de comprar.
Borracha
Um dos aspectos mais importantes na hora de adquirir as borrachas é o nível de abrasividade. Para não danificar o papel, elas precisam ser macias, mas cuidado para não comprar aquelas que de tão macias esfarelam, pois elas podem sujar o seu desenho. O ideal é que a borracha absorva o excesso de pigmento.
Papel
O melhor papel depende da técnica que você pretende empregar. Alguns são mais lisos, outros mais porosos, e há uma variedade grande de gramaturas. Leia com atenção a embalagem dos papéis na hora de comprar, os fabricantes costumam informar os melhores usos para cada um.
Canetas e marcadores
Se puder, conte com uma variedade de tipos de canetas e marcadores para testar e perceber com quais você mais se identifica, ou mesmo para ampliar as possibilidades artísticas.
Atenção à forma como as canetas são construídas, se o corpo é resistente, se oferece segurança contra o vazamento do pigmento e se a tinta é de qualidade e bem pigmentada.
Em relação aos marcadores, os melhores são à base de água, pois a secagem é mais rápida e evita manchar o desenho. A variedade de tipos de ponta também é interessante para quem pretende trabalhar com lettering.
Uma dica extra acerca de materiais de arte, seja você um iniciante ou alguém com alguma experiência: saia da zona de conforto. Invista naqueles que você ainda não conhece ou não costuma usar, experimente o diferente. Deixe a sua criatividade fluir e descubra novas formas de se expressar artisticamente. Temos certeza de que você vai curtir bastante essa experiência.
Como conservar seus materiais de arte?
Uma boa forma de conservar os materiais de arte é acondicionando adequadamente. Um estojo metálico é ótimo para manter a organização e proteger os lápis de impactos, mantendo a mina intacta.
Quanto às canetas, geralmente, a melhor maneira de guardá-las é na vertical, com a ponta para baixo, e mantendo tampadas quando fora de uso. Isso evita a entrada de bolhas de ar no tubo da tinta, além de prevenir a secagem do pigmento.
Já para os marcadores, principalmente os de duas pontas, o melhor é deixá-los na horizontal, o que manterá a tinta sempre bem distribuída por todo o seu corpo. A tampa é fundamental para ter o material funcionando bem por mais tempo.
Por fim, busque manter tudo sempre limpo e organizado, protegido da umidade e calor intensos. Esses aspectos podem alterar a qualidade dos seus materiais de arte.
Derrube as barreiras do criar com Artools!
Você viu ao longo deste artigo que a Artools possui os materiais de arte que você precisa. Além do que foi citado, temos um extenso catálogo de produtos de alta qualidade, que vão desde canetas e borrachas até estojos completos. Eles são ideais para você, que deseja aprender ou se aprimorar artisticamente.
Com os nossos materiais você pode ter mais liberdade criativa, dando forma a tudo o que imaginou! Clique no banner e descubra onde encontrar a Artools perto de você.
Até o próximo artigo!
Categorias: materiais de arte