Se você é artista ou entusiasta, já sabe que existe uma gama de materiais para desenho e pintura. Lápis de cor e grafite, tintas, carvão, giz pastel entre muitos outros. Mas você já pensou em usar marcadores nas suas experimentações artísticas?
Sim, é possível ir além dos materiais tradicionais para desenho e pintura, afinal de contas, arte é liberdade e possibilidade.
Vamos falar neste artigo sobre os tipos de marcadores, dicas de como usá-los em seus desenhos, a melhor forma de conservá-los e muito mais. Acompanhe!
O que são os marcadores para desenho?
O marcador para desenho, ou marcador artístico, é uma caneta profissional de tinta permanente, geralmente usada para lettering, pintura, scrapbooks, ilustrações e outros tipos de projetos artísticos.
Além da tinta mais apropriada para desenho e pintura, há uma variedade maior de tipos de pontas, podendo ser redonda com diferentes espessuras, chanfrada, também com diferentes espessuras, e brush, uma espécie de pincel.
Tipos de marcadores para desenho
Além do formato da ponta, os marcadores profissionais, ou artísticos, podem ser classificados pelo tipo de tinta que contém. O mais comum é que elas sejam à base de solvente, álcool ou água. Saiba mais a seguir.
Marcadores para desenho à base de solvente
Mais apropriados para uso em locais bem ventilados, a tinta à base de solvente costuma ter um cheiro mais forte, que deve ter a inalação evitada. Apesar disso, uma característica interessante desse tipo de marcador são as cores brilhantes.
Marcadores para desenho à base de água
Os marcadores com tintas à base de água têm uso livre, já que não possuem cheiro. Se o material for de qualidade, ele apresentará ótimo desempenho nos desenhos e pinturas, mas pode demorar um pouco mais a secar, o que exige cuidado para não manchar o papel.
Marcadores para desenho à base de álcool
Esses são os marcadores mais utilizados para desenho. Além de ter um cheiro mais suave do que o de solvente, a secagem da tinta à base de álcool é bastante rápida, o que torna mais seguro pintar sem esperar pela evaporação da substância.
Como usar marcadores para desenho?
Lettering
Um dos usos mais comuns dos marcadores artísticos é nas técnicas de lettering. A variedade de tipos de pontas disponíveis no mercado permitem a composição de diversos tipos de traços, efeitos bastante explorados pelos letristas.
Se você se interessa por lettering, para começar, sugerimos contar com pelo menos um marcador do tipo chanfrado e um do tipo brush, e treinar o traço para adquirir firmeza e perceber a melhor forma de usar cada um deles.
Comece com traços simples, como ondas, zigzags, espirais, faça traços mais finos, mais grossos e busque tutoriais para reproduzir até se sentir seguro para criar o seu próprio estilo.
Desenho
Contorno
A depender do estilo artístico, o contorno é um elemento muito importante. É o caso dos mangás, por exemplo. Se você curte esse tipo de desenho, experimente compor os contornos com marcadores.
Se você está começando a desenhar agora, vale a pena treinar a firmeza da mão para conseguir fazer traços contínuos e bem feitos.
Degradê
Se você nunca viu um desenho preenchido com marcadores e lembra logo do marca-texto ao ouvir essa palavra, deve ficar receoso sobre pintar com esse material. Mas fique tranquilo, pois os marcadores artísticos são apropriados para esse fim, tanto que já existem diversas cores disponíveis, inclusive as de pele, possibilitando técnicas de desenho profissional, como o degradê.
Para aplicar o degradê em seu desenho usando os marcadores, você vai precisar de algumas nuances da mesma cor. Pelo menos o tom mais escuro, um médio e um mais claro. Comece pintando pelo tom mais claro, pois é difícil ou mesmo impossível corrigir a aplicação indesejada de uma cor escura.
Depois da primeira aplicação, você pode fazer outra camada no traço para deixá-lo mais forte até encontrar o tom médio e por fim o mais escuro. Numa pintura de um rosto, por exemplo, coloque o tom mais escuro no lado em que há menos incidência de luz.
Pratique bastante essa passagem de cores para aperfeiçoar a técnica com o uso dos marcadores artísticos.
Mistura de cores
Também conhecida como blend, é a técnica em que duas tonalidades, lado a lado, se encontram em um determinado ponto, e essa intersecção é suave e não contrastante, dando o efeito de transição de cores.
Você pode fazer um blend com marcadores, pois, ao ser aplicada sobre uma camada de tinta no papel, a solução de álcool ou água da nova camada dissolve a primeira, possibilitando a mistura.
Experimente fazer a transição do amarelo para o verde, ou vermelho para o roxo, ou tons diferentes de rosa, por exemplo. Você vai sentir o poder dos marcadores para esse tipo de técnica.
Essas são apenas algumas dicas. Pesquise no YouTube e Instagram por artistas que trabalham com marcadores. Você vai aprender muito e se surpreender com a quantidade de possibilidades.
Dicas para utilizar os marcadores para desenho da melhor forma
Como todo início, talvez você sinta um pouco de dificuldade com a aplicação dos marcadores nos desenhos e pinturas. Mas é só praticar bastante, como é feito com qualquer tipo de material de arte. Não desanime, que logo você estará dominando os marcadores.
Uma outra dica é sobre a superfície de desenho. Por ter um pigmento molhado, é comum a tinta atravessar o papel. Artistas costumam chamar esse contratempo de sangrar o papel, e acontece com os de gramaturas menores. Tente usar os mais grossos ou, se puder, utilize o bleedproof (ou à prova de sangramento), que é ideal para aplicação de marcadores.
Você não precisa utilizar apenas esse tipo de materiais em seus desenhos, pois técnicas mistas possibilitam desenhos incríveis também. Experimente combinar os marcadores com nanquim, lápis de cor ou giz pastel, por exemplo. Seja ousado e faça boas descobertas.
Qual a melhor maneira de conservar os marcadores para desenho?
O cuidado principal a ser tomado para conservar os seus marcadores é mantê-los com a tampa, quando estiverem fora de uso. Isso impede que a tinta seque, principalmente as que são à base de álcool, mas também protegem a ponta de serem danificadas.
Quanto ao armazenamento, a Artools indica armazenar o Marcador Pictom preferencialmente na horizontal. Por possuírem duas pontas, deixá-los na vertical desequilibra a tinta e pode acontecer de um lado secar e o outro vazar, por exemplo.
Experimente os marcadores da Artools na sua arte!
E aí, gostou de saber mais sobre o uso de marcadores artísticos? Com essas dicas você está apto para começar a praticar agora mesmo. Se precisa do material de qualidade para dar os primeiros passos ou aprimorar a técnica, experimente o Marcador Pictom da Artools.
Com ponta chanfrada e brush no mesmo corpo, os marcadores têm tinta à base de álcool (seca mais rápido) e estão disponíveis em até 168 cores, podendo ser adquiridos individualmente ou em conjuntos de 4 e 6 unidades. Você encontra desde as cores básicas até os tons de pele e tons metálicos. Os marcadores Pictom entregam melhor performance e maior estabilidade ao traço, além de mais conforto na pega, com seu corpo triangular.
Incrível, não é!? Você pode encontrar este material na sua cidade, clicando no banner.
Nos vemos no próximo artigo!
Categorias: materiais de arte