Criatividade

Qual a importância da arte?

Artista criando lettering em papel preto com caneta brush marcador

Os séculos passam e a importância da arte para a civilização se mantém. Pinturas, peças de teatro, concertos musicais, performances, cinema, literatura. Os meios pelos quais é possível se expressar artisticamente também são muitos e diversos. E tem para todos os gostos!

Mas por que a arte continua nos fascinando dia após dia? E qual a sua importância para as nossas vidas, a nossa sociedade, a nossa educação e a nossa história? Acompanhe nosso texto e fique por dentro desse assunto!

O que é considerado arte?

Uma questão que figura em todos os manuais de filosofia, novos e antigos: o que é considerado arte? Como é de se imaginar, essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Se você já parou para pensar sobre o assunto, sabe que é preciso levar muitas nuances e pontos de vista em consideração antes de formular uma resposta razoável.

Um bom caminho para buscar responder a essa pergunta consiste em considerar o seguinte como ponto de partida: o conceito de arte é contextual. Isso significa que ele varia conforme a cultura, a sociedade e o período histórico no qual está inserido. Aquilo que é considerado arte hoje, no século XXI, dificilmente teria esse mesmo significado para um grego no ano de 300 a.C.

Vamos pensar em um exemplo prático: peguemos uma obra de pintura abstrata famosa, como aquelas pintadas pelo Jackson Pollock (1912 – 1956) ou pelo Kazimir Malevich (1879 – 1935). O abstracionismo é um estilo artístico moderno que não busca representar objetos concretos da realidade, utilizando-se sobretudo de linhas e formas geométricas não representacionais.

Se formos a um museu e encontrarmos uma obra do Pollock exposta, não teremos dúvida que aquilo se trata de arte. Porém, se um grego antigo fosse transportado para os dias de hoje, nessa mesma exposição, o que ele diria de uma tela composta de respingos e rabiscos? As chances dele se escandalizar e proclamar um “isto não é arte!” são imensas.

Isso acontece porque o conceito de arte se modifica, se transforma, se potencializa de acordo com as diferentes culturas. O que o mundo e os povos estão vivendo naquele momento específico também influencia o que é considerado arte. É preciso, portanto, olhar ao nosso redor para entendermos o que a arte é.

artista pintando uma tela

Principais manifestações artísticas

Se expressar através da arte é coisa antiga. Pinturas rupestres são o melhor exemplo disso. Datando de 32 mil anos atrás, as pinturas rupestres mais antigas descobertas na Caverna De Chauvet, na França, evidenciam o quanto a arte é mutável e possui diferentes motivações. Todas, porém, acessíveis a quem quiser e puder experimentá-las!

Atualmente, temos uma lista extensa de manifestações artísticas. Para dar alguns exemplos, podemos listar as seguintes

Literatura 

É através das palavras que uma das expressões artísticas mais conhecidas, difundidas e apreciadas se forma: a literatura. Romances, ensaios, contos, crônicas, poesia, prosas. São diversos os formatos utilizados para colocar os sentimentos em palavras e produzir histórias que podem ser apreciadas por aqueles que estão dispostos.

Música

A música ocupa muitos corações (e, hoje, muitos fones de ouvido!). A humanidade se desenvolveu aprimorando seu gosto por essa expressão artística, que remonta à pré-história. Seja através da voz, seja através de instrumentos, a música existe para narrar acontecimentos, repassar informações, expressar os sentimentos e inventar novas histórias.

Pintura

O objetivo com as pinturas rupestres era registrar os acontecimentos do cotidiano. Com o passar do tempo, sua função foi mudando, e deu espaço a novos sentidos para a humanidade: expressar gostos individuais, representar a cultura de um povo ou de uma geração, expressar o belo. 

Seja pelo motivo que for, ela continua figurando como uma das manifestações artísticas mais importantes.

Teatro

O teatro tem sua origem ainda na pré-história, mas calcula-se que por volta do século VI a.C., na Grécia Antiga, ele tomou a forma como conhecemos hoje. O objetivo das encenações naquele período era reverenciar a natureza e os seus deuses em rituais e festas sagradas.

artista desenhando a lápis

Qual a importância da arte para a sociedade?

A arte faz parte da sociedade humana desde que ela se concebe originalmente, como um agrupamento de seres humanos particulares que convivem de forma gregária e em colaboração mútua. Existindo sociedade, existe arte. Afinal, a arte é um dos modos mais diretos (e divertidos!) de se expressar.

Se a arte é a expressão do artista, então ela também é a expressão do seu tempo e da sua sociedade. Ou seja, ao mesmo tempo que a arte é formada pela cultura e pelas formas de existência do seu tempo, ela também acaba formando e estimulando essa mesma cultura e esse mesmo período histórico. Interessante essa via de mão dupla, não?

A importância da arte para o desenvolvimento pessoal

A arte é uma porta de entrada para o mundo interno e uma chave para abrir horizontes mais amplos na forma como vemos a vida e a nós mesmos. 

Quando mergulhamos em atividades artísticas ou até mesmo ao apreciar uma obra, estamos, de certa forma, nos conectando com partes de nós que nem sempre são visíveis à superfície. 

Seja através da pintura, da música, do teatro ou da dança, cada experiência artística nos coloca diante de um espelho que reflete mais do que o óbvio. Esse processo de descoberta é uma jornada de autoconhecimento, em que somos convidados a explorar emoções, memórias e sensações que talvez nem soubéssemos que existiam. E aí está a beleza: a arte revela, expande e transforma.

Além disso, quando nos permitimos criar, abandonamos os padrões rígidos do cotidiano e damos espaço para a inovação. Um simples rabisco pode ser o pontapé inicial para novas ideias, soluções criativas e formas alternativas de encarar um desafio. 

E não para por aí! Ao nos engajarmos com a arte de outros, aprendemos a exercitar nossa empatia. Entender a mensagem por trás de uma pintura ou se emocionar com uma peça de teatro nos coloca no lugar do outro, expandindo nossa capacidade de ver o mundo sob diferentes perspectivas.

É um convite para ver o mundo – e a nós mesmos – com olhos mais sensíveis e mente mais aberta.

A importância da arte na educação

Quem não se lembra dos primeiros dias no jardim de infância, munido de lápis de cor e cartolinas em cores variadas? É consenso que a arte estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional dos seres humanos, além de fortalecer a criatividade. 

É por isso que, idealmente, a arte precisa ser instigada desde a infância pelos educadores (sejam os pais, sejam os professores). Consumir arte e fazer arte é uma das melhores maneiras de incentivar a autonomia e o senso crítico de crianças, adolescentes e adultos.

A importância da arte na história

Conectando o artista e o público, a expressão artística possibilita um diálogo profundo e importante entre quem pratica e experimenta. Com isso, períodos históricos e séculos distantes são capazes de conversar, fazendo da arte uma coisa viva.

Olhando para uma tela pintada em determinada época, somos capazes de conhecer melhor a história daquele período. Assim, a arte nos permite transitar entre diferentes sociedades e entendermos aspectos particulares de momentos do passado de uma forma diferente, menos engessada, como acontece, por exemplo, com os documentos históricos convencionais.

A arte como forma de comunicação

A arte é uma das formas mais poderosas de comunicação, capaz de traduzir o invisível em algo palpável. Quando as palavras falham, uma pintura, uma música ou uma performance podem expressar sentimentos e ideias com uma profundidade que o verbo não alcança. 

Através de cores, sons, gestos e composições, a arte nos permite compartilhar experiências humanas que muitas vezes seriam difíceis de articular em palavras. E essa forma de comunicação vai além do pessoal: a arte tem a capacidade única de abordar questões sociais e políticas, levantando bandeiras e questionando normas de uma maneira que é, ao mesmo tempo, sutil e impactante. 

A arte, ao transcender a linguagem verbal, é um convite a sentir, refletir e, acima de tudo, a entender o mundo por meio de novos prismas. 

Quebre as barreiras do criar, com Artools!

Já que as manifestações artísticas têm um poder criativo e histórico tão incrível em nossas vidas, que tal você mesmo colocar a mão na massa e passar de espectador à artista? 

Aqui na Artools somos apaixonados por criar sem bloqueios e acreditamos que é preciso estarmos abertos para experimentar o novo, sempre. 

Conheça nossos produtos e se permita presentear o artista que existe em você! Clique no banner e descubra onde encontrar a Artools perto de você.

Clique aqui para comprar - Saiba onde encontrar produtos artools perto de você ou compre agora mesmo!* *sujeito à disponibilidade de estoque

Categorias: Criatividade