Os séculos passam e a importância da arte para a civilização se mantém. Pinturas, peças de teatro, concertos musicais, performances, cinema, literatura. Os meios pelos quais é possível se expressar artisticamente também são muitos e diversos. E tem para todos os gostos!
Mas por que a arte continua nos fascinando dia após dia? E qual a sua importância para as nossas vidas, a nossa sociedade, a nossa educação e a nossa história? Acompanhe nosso texto e fique por dentro desse assunto!
Dica: 9 técnicas para vencer o bloqueio criativo
O que é considerado arte?
Uma questão que figura em todos os manuais de filosofia, novos e antigos: o que é considerado arte? Como é de se imaginar, essa não é uma pergunta fácil de ser respondida. Se você já parou para pensar sobre o assunto, sabe que é preciso levar muitas nuances e pontos de vista em consideração antes de formular uma resposta razoável.
Um bom caminho para buscar responder a essa pergunta consiste em considerar o seguinte como ponto de partida: o conceito de arte é contextual. Isso significa que ele varia conforme a cultura, a sociedade e o período histórico no qual está inserido. Aquilo que é considerado arte hoje, no século XXI, dificilmente teria esse mesmo significado para um grego no ano de 300 a.C.
Vamos pensar em um exemplo prático: peguemos uma obra de pintura abstrata famosa, como aquelas pintadas pelo Jackson Pollock (1912 – 1956) ou pelo Kazimir Malevich (1879 – 1935). O abstracionismo é um estilo artístico moderno que não busca representar objetos concretos da realidade, utilizando-se sobretudo de linhas e formas geográficas não representacionais.
Se formos a um museu e encontrarmos uma obra do Pollock exposta, não teremos dúvida que aquilo se trata de arte. Porém, se um grego antigo fosse transportado para os dias de hoje, nessa mesma exposição, o que ele diria de uma tela composta de respingos e rabiscos? As chances dele se escandalizar e proclamar um “isto não é arte!” são imensas.
Isso acontece porque o conceito de arte se modifica, se transforma, se potencializa de acordo com as diferentes culturas. O que o mundo e os povos estão vivendo naquele momento específico também influencia o que é considerado arte. É preciso, portanto, olhar ao nosso redor para entendermos o que a arte é.
Principais manifestações artísticas
Se expressar através da arte é coisa antiga. Pinturas rupestres são o melhor exemplo disso. Datando de 32 mil anos atrás, as pinturas rupestres mais antigas descobertas na Caverna De Chauvet, na França, evidenciam o quanto a arte é mutável e possui diferentes motivações. Todas, porém, acessíveis a quem quiser e puder experimentá-las!
Atualmente, temos uma lista extensa de manifestações artísticas. Para dar alguns exemplos, podemos listar as seguintes
Literatura
É através das palavras que uma das expressões artísticas mais conhecidas, difundidas e apreciadas se forma: a literatura. Romances, ensaios, contos, crônicas, poesia, prosas. São diversos os formatos utilizados para colocar os sentimentos em palavras e produzir histórias que podem ser apreciadas por aqueles que estão dispostos.
Música
A música ocupa muitos corações (e, hoje, muitos fones de ouvido!). A humanidade se desenvolveu aprimorando seu gosto por essa expressão artística, que remonta à pré-história. Seja através da voz, seja através de instrumentos, a música existe para narrar acontecimentos, repassar informações, expressar os sentimentos e inventar novas histórias.
Pintura
O objetivo com as pinturas rupestres era registrar os acontecimentos do cotidiano. Com o passar do tempo, sua função foi mudando, e deu espaço a novos sentidos para a humanidade: expressar gostos individuais, representar a cultura de um povo ou de uma geração, expressar o belo.
Seja pelo motivo que for, ela continua figurando como uma das manifestações artísticas mais importantes.
Teatro
O teatro tem sua origem ainda na pré-história, mas calcula-se que por volta do século VI a.C., na Grécia Antiga, ele tomou a forma como conhecemos hoje. O objetivo das encenações naquele período era reverenciar a natureza e os seus deuses em rituais e festas sagradas.
Dica: Onde buscar referências para desenho?
Qual a importância da arte para a sociedade?
A arte faz parte da sociedade humana desde que ela se concebe originalmente, como um agrupamento de seres humanos particulares que convivem de forma gregária e em colaboração mútua. Existindo sociedade, existe arte. Afinal, a arte é um dos modos mais diretos (e divertidos!) de se expressar.
Se a arte é a expressão do artista, então ela também é a expressão do seu tempo e da sua sociedade. Ou seja, ao mesmo tempo que a arte é formada pela cultura e pelas formas de existência do seu tempo, ela também acaba formando e estimulando essa mesma cultura e esse mesmo período histórico. Interessante essa via de mão dupla, não?
A importância da arte na educação
Quem não se lembra dos primeiros dias no jardim de infância, munido de lápis de cor e cartolinas em cores variadas? É consenso que a arte estimula o desenvolvimento cognitivo e emocional dos seres humanos, além de fortalecer a criatividade.
É por isso que, idealmente, a arte precisa ser instigada desde a infância pelos educadores (sejam os pais, sejam os professores). Consumir arte e fazer arte é uma das melhores maneiras de incentivar a autonomia e o senso crítico de crianças, adolescentes e adultos.
A importância da arte na história
Conectando o artista e o público, a expressão artística possibilita um diálogo profundo e importante entre quem pratica e experimenta. Com isso, períodos históricos e séculos distantes são capazes de conversar, fazendo da arte uma coisa viva.
Olhando para uma tela pintada em determinada época, somos capazes de conhecer melhor a história daquele período. Assim, a arte nos permite transitar entre diferentes sociedades e entendermos aspectos particulares de momentos do passado de uma forma diferente, menos engessada, como acontece, por exemplo, com os documentos históricos convencionais.
Quebre as barreiras do criar, com Artools!
Já que as manifestações artísticas têm um poder criativo e histórico tão incrível em nossas vidas, que tal você mesmo colocar a mão na massa e passar de espectador à artista?
Aqui na Artools somos apaixonados por criar sem bloqueios e acreditamos que é preciso estarmos abertos para experimentar o novo, sempre.
Conheça nossos produtos e se permita presentear o artista que existe em você! Clique no banner e descubra onde encontrar a Artools perto de você.
Categorias: Criatividade , História da Arte