Criatividade

5 técnicas de pintura para iniciar no mundo das artes

5 técnicas de pintura para te motivar a começar no mundo das artes

A pintura é uma das expressões mais importantes da história da arte, tendo sua origem em tempos remotos, mas se mantendo popular até a atualidade. 

Já na pré-história, o homem utilizou de técnicas de pintura  para se expressar. Você já deve ter ouvido falar de pintura rupestre, o primeiro registro desse tipo de arte, que tinha como temas as cenas de caças, rituais, grandes animais, entre outros episódios do cotidiano e das crenças dos grupos. 

Naquela época, o homem utilizava materiais como carvão, argila e minerais diluídos em gordura para compor as tintas.

O tempo passou e foram descobertos diversos tipos de pigmentos, possibilitando o surgimento de diversas técnicas de pintura.

Se você é um entusiasta das artes, continue com a gente neste artigo, pois apresentaremos 5 técnicas de pintura para você conhecer e escolher a que mais combina com o seu jeito.

Desenho ou pintura? 

Antes de tudo, vamos responder uma dúvida recorrente e que pode ser também a sua: qual é a diferença entre desenho e pintura? Desenho e pintura são técnicas que se diferem pelo material utilizado

Enquanto que no desenho os pigmentos costumam ser secos (lápis, lápis de cor, giz, entre outros), nas técnicas de pintura, utiliza-se pigmentos líquidos ou pastosos, – as tintas utilizadas pelos artistas.

No entanto, é comum se valer de técnicas de desenho para compor rascunhos antes de começar a pintar.

Dica: 9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

Classificação das pinturas 

Certamente você já reparou na diferença de estilos entre as pinturas de alguns artistas. De fato, cada artista tem um estilo distinto, mas, mesmo com essa variedade, há características em comum que une os seus trabalhos em duas categorias. Ou as pinturas são figurativas, ou são abstratas. 

Figurativa

A pintura figurativa é aquela que possui elementos que existem no mundo real e que podem ser facilmente identificados. Temas como pessoas, animais, edificações, objetos e paisagens compõem pinturas figurativas.

Esse tipo de pintura foi o mais popular durante um longo período da história. É muito provável que ao tentar lembrar de quadros famosos venham à memória retratos como a Monalisa de Da Vinci, as paisagens de Monet ou o teto da Capela Sistina, pintada por Michelangelo. Todas elas são pinturas figurativas. Mesmo as pinturas rupestres também eram.

Abstrata

Diferentemente da figurativa, a pintura abstrata não representa elementos da natureza. Ela é composta por linhas e cores de uma forma distanciada da realidade. Apesar de existir há bastante tempo, esse tipo de arte ganhou grande popularidade no início do século XX.

5 técnicas de pintura para te motivar a começar no mundo das artes

Principais técnicas de pintura 

A gente já falou neste artigo que a pintura existe há milhares de anos, desde a pré-história. Então, houve muito tempo para que diversas técnicas de pintura fossem criadas. Para este artigo, escolhemos 5 delas para inspirar você a se aventurar pelo mundo da arte. Confira!

Aquarela

A aquarela é uma das técnicas de pintura mais fáceis de começar a aplicar. Você só precisa de alguns tons de pigmento, poucos pincéis, água para misturar à tinta e papel com gramatura alta, para não rasgar no contato com a água. Com essa técnica, é possível imprimir na pintura uma sensação de leveza, efeitos de transparência e luminosidade.

Para já começar a pôr a mão na massa, você pode pintar temas abstratos, experimentando as misturas de cores e aplicando no papel, percebendo como o pigmento se comporta com mais ou menos água, o tempo de secagem, a sobreposição e treinar o traço. Já temos alguns textos sobre pintura aquarela aqui no blog. Vale dar uma conferida.

A óleo

A pintura a óleo é uma técnica muito utilizada a partir do século XV, que surge com a ideia de misturar pigmentos coloridos ao óleo de linhaça. O resultado é uma tinta mais fácil de trabalhar e capaz de atribuir textura e brilho às pinturas. 

Quadros de grandes artistas da Renascença foram feitos com essa técnica de pintura.

Como a tinta a óleo demora muito tempo para endurecer, é possível manipulá-la bastante para obter o resultado esperado, o que é ideal para artistas muito detalhistas e muito pacientes.

A recomendação é que a quantidade de óleo misturado à tinta seja maior nas primeiras camadas e menor nas últimas, para evitar que a tinta rache depois de secar. Também é aconselhável trabalhar com camadas finas, caso contrário, é possível que as pinceladas inferiores nunca sequem.

Nesse vídeo do artista Alessandro Aued, ele comenta algumas dicas para quem está começando a trabalhar com esse material. Confira a seguir.

Guache

A tinta guache é um pigmento de tonalidade forte e com acabamento fosco e opaco. Com ela, é possível cobrir qualquer cor de fundo, permitindo o trabalho em camadas. Diferente da pintura à óleo, ela seca rapidamente, exigindo maior agilidade do artista. 

Mas essa característica da tinta guache também tem suas vantagens, como a possibilidade de fazer camadas sem ter que esperar muito tempo pela secagem. 

A guache é uma tinta densa, por isso, é muito comum usar água para diluí-la e torná-la ainda mais fácil de trabalhar. Muito versáteis, podem ser aplicadas em diferentes superfícies de pintura.

Ao trabalhar com camadas, o ideal é usar a tinta mais diluída nos planos de fundo, isso evita que a arte passe por rachaduras ao longo do tempo.

Acrílica

A tinta acrílica só passou a ser utilizada na década de 1930, obtida a partir da mistura de pigmentos com água e resina acrílica. Por isso, essa é uma das técnicas de pintura mais novas, se comparada às outras já consagradas. 

Você já deve ter ouvido falar em Pop Art e mesmo visto quadros do gênero. Pois bem, a pintura acrílica foi bastante utilizada por um dos ícones desse movimento artístico, Andy Warhol, em suas obras na década de 1960.

Muito versáteis, as tintas acrílicas podem ser aplicadas em diferentes superfícies e podem compor diferentes técnicas. Se utilizá-la crua, você consegue obter um resultado parecido com a pintura a óleo e, se misturada com bastante água, pode-se obter um resultado próximo à aquarela. Que tal experimentar essas possibilidades?

Por ser diluída em água, assim como a guache, a tinta acrílica seca rapidamente, ficando mais difícil de corrigir eventuais erros. Mas nada que a prática não ajude a aperfeiçoar.

Afresco

Esta é uma das técnicas de pintura mais antigas. O afresco é a aplicação do pigmento diluído em água em uma superfície feita com argamassa de cal ou gesso ainda fresca, vindo daí o seu nome. 

Com secagem rápida, uma recomendação é planejar bem antes de começar a pintar, para que as pinceladas sejam certeiras. Ao secar, a tinta passa a integrar a parede ou teto, o que garante uma durabilidade muito grande à obra. Um exemplo famoso de afresco é a pintura da Capela Sistina, citada anteriormente.

Dica: 4 técnicas de desenho artístico para te inspirar

5 técnicas de pintura para te motivar a começar no mundo das artes

Conclusão 

E aí, gostou das técnicas de pintura que separamos para você? Dá para experimentar algumas e ver a que mais combina com a sua criatividade. 

Para o caso de precisar de ajuda nessa jornada, recomendamos 2 produtos da Artools que você vai adorar.

A linha Guache Palette, disponível em kit com 5 cores vivas e altamente pigmentadas, e que possibilita a construção de uma infinidade de tons a partir das misturinhas. As tintas guache da Artools permitem a composição de camadas uniformes, têm boa resistência à luz e têm secagem rápida.

Já a linha Aquarela Misci está disponível em conjuntos de 12  e 24 cores. Ou seja, um mundo de possibilidades em aquarela. As cores são brilhantes e vibrantes, mesmo após diluídas em água. 

Que tal experimentá-las na sua incursão pelo mundo das artes? 
Lembramos que na Artools você encontra diversos materiais de arte de alta qualidade e ideais tanto para o artista experiente quanto para quem está começando agora. Conheça o nosso catálogo!

Clique no banner para encontrar a Artools aí pertinho de você.

Empresa de material de arte

Categorias: Criatividade