A tinta guache é um dos primeiros materiais de arte a que temos acesso no início da vida escolar. Atividades de pintura com tinta guache são uma das melhores formas de inserir a criança no mundo das artes. Mas você sabia que essa é uma versão mais simples da tinta guache?
Sim, a tinta guache é uma material de arte utilizado por grandes pintores desde o século XVI, e que ao longo do tempo passou por aprimoramentos até chegar no pigmento de alta qualidade e de grande versatilidade que conhecemos hoje. Neste artigo, apresentaremos para você a pintura com tinta guache profissional e daremos dicas de como usá-la nas suas experimentações artísticas. Acompanhe!
O que é a tinta guache?
A tinta guache é um material de arte feito a partir da mistura de pigmentos, goma arábica, ou outro aglutinante equivalente, e branqueadores, que resulta em uma tinta de pigmentação forte e acabamento fosco e opaco.
A opacidade da tinta guache permite a cobertura de qualquer cor de fundo, podendo ser aplicada tranquilamente sobre outros pigmentos ou superfícies de outras cores.
Outro aspecto importante sobre a tinta guache é que ela seca rapidamente, o que exige uma agilidade maior em seu uso, mas que também permite aplicação de sobreposições sem ter que esperar muito tempo pela secagem.
Atualmente, as tintas guache podem ser encontradas no mercado em tubos e pastilhas.
A origem da tinta guache
Você acredita que a tinta guache já era utilizada no século XVI, na Europa? Mesmo assim, muita gente não sabe que esse é também um material de arte profissional, capaz de compor belas pinturas.
Sua origem é incerta, mas sabe-se que o nome da tinta provém de uma técnica de pintura homônima, que consiste em pintar com uma tinta opaca, de alta cobertura e facilmente solúvel em água. O pigmento só passou a ser chamado de guache também por volta do século XVIII, na França.
Qual a diferença entre tinta guache profissional e escolar?
Apesar de terem o mesmo nome, a tinta guache profissional e a escolar são muito diferentes entre si. Enquanto a primeira é composta por ingredientes mais nobres, objetivando entregar qualidade e proporcionar a boa aplicação das técnicas profissionais de pintura, a segunda tem composição muito mais simples, com ingredientes que permitem a produção de um material mais barato, porém seguro para manipulação pelas crianças.
Enquanto a tinta guache infantil costuma vir em tubinhos que variam de tamanho, ter textura mais fluida e ser comercializada em armarinhos, papelarias e mesmo alguns supermercados, como vimos anteriormente, a tinta guache profissional é encontrada no mercado nos formatos pastilhas e bisnagas, e a segunda tem uma textura mais cremosa, ideal para ser diluída em água. Geralmente é vendida em lojas de materiais de arte e papelarias que têm uma variedade maior de produtos.
Apesar de ser uma material profissional, as tintas guache de algumas marcas, como a da Artools, é ideal também para estudantes e entusiastas da pintura.
Acessórios para pintura com tinta guache
Superfícies para pintura com tinta guache
Quando falamos em superfícies de pintura, você pode sempre ir além do convencional, que é o papel e a tela. Algumas pessoas pintam paredes e alguns artistas usam até mesmo folhas de compensado para expressar as suas ideias. Então, sinta-se livre para ousar.
Mas se pretende pintar no papel, o ideal é que ele seja apropriado para receber pigmentos molhados e tenha gramatura a partir de 240g. Assim, além de conseguir aplicar as técnicas da melhor forma, você impede que o papel se rasgue ou pelo menos entorte. Lembrando que é muito comum diluir a tinta guache na hora de usar.
Pincéis para tinta guache
Se for possível adquirir uma variedade de pincéis, ótimo! Se não, recomendamos contar com um pincel de tamanho médio com cerdas mais firmes, uma vez que a tinta guache tem textura mais consistente, e um de tamanho médio com cerdas mais macias, para trabalhar com a tinta mais diluída em água. Talvez você também queira contar com um pincel com cerdas mais finas, a fim de pintar detalhes no seu desenho.
Paleta de tintas
A paleta de tinta vai tornar a sua experiência de pintura muito mais prática, pois você pode porcionar os pigmentos com as cores que você vai trabalhar, inclusive as misturinhas, sem precisar recorrer a todo o tempo às bisnagas de tinta.
Das paletas, o godê é um dos mais indicados, pois permite que se trabalhe com a tinta mais diluída, evitando que ela escorra. Mas, se não tiver, um prato de cerâmica também ajuda bastante.
Copos com água limpa
Como a gente viu há instantes, a tinta guache tem textura mais pesada, o que geralmente, a depender da técnica e do resultado esperado, vai exigir a diluição em água. Então, conte com um copo com água para misturar com as tintas e outro para limpar o pincel.
Pano limpo
Além do copo com água, tenha um pano para ajudar a limpar e enxugar as cerdas dos pincéis antes de utilizá-lo com outras cores e antes de guardá-los.
Auxiliares para pintura com tinta guache
Além do material básico, é possível utilizar produtos auxiliares para obter alguns resultados diferentes no trabalho com a tinta guache. Por exemplo, para adicionar brilho ao pigmento e evitar que camadas mais puras da tinta crie rachaduras, você pode adicionar uma quantidade de goma arábica a ela.
O medium para tinta acrílica misturado à tinta guache faz com que ela se torne à prova d’água. A depender do que se deseja para a sua pintura, talvez seja interessante experimentar.
Além desses produtos, ainda há géis, sprays e vernizes para proteger e conservar a pintura por mais tempo, entre muitos outros. Vale a pena pesquisar mais sobre auxiliares para tinta guache.
Como pintar com tinta guache?
Antes de começar a pintura com tinta guache, é interessante levar em consideração algumas recomendações:
- testar a tinta em um papel à parte antes de aplicar no desenho ajudará você a ter uma ideia de como ela se comportará na arte definitiva;
- quando aplicada em camadas muito grossas, a tinta guache pode rachar, comprometendo a sua arte. Então, é interessante usar menos tinta, principalmente nas primeiras camadas da pintura;
- como a secagem da tinta guache é mais rápida, a recomendação é colocá-la em pequenas quantidades no godê. Ao secar, você pode utilizar água para amolecê-la, mas isso pode alterar um pouco a intensidade do pigmento;
- como dito anteriormente, é interessante limpar os pincéis sempre que for utilizá-lo com outro pigmento.
Técnicas de pintura com tinta guache
Pintura deslizada
A pintura deslizada consiste em arrastar a tinta com o pincel pelo papel ou tela, sempre no mesmo sentido. Você pode usar diferentes pincéis para variar os efeitos nessa técnica, e experimente utilizar pinceladas curtas ou longas para acabamentos diferentes.
Pintura aguada
Na pintura aguada você precisa diluir a tinta para obter um acabamento aquarelado. Lembrando que a pintura aguada com guache terá mais pigmentação do que a tinta aquarela, obtendo um efeito diferenciado. Você também pode experimentar a combinação dessa técnica com detalhes em tinta pura.
Pintura chapiscada
Para compor uma pintura chapiscada, você precisará aplicar a tinta com batidinhas do pincel na superfície de pintura, preenchendo a área desejada. O resultado pode ser muito interessante.
Outra dica de ouro é buscar referências de quem já tem experiência com a tinta guache. A hashtag #pinturaguache no Instagram tem uma infinidade de pinturas para você se inspirar e ousar nas diferentes técnicas.
No YouTube você também encontra um mundo de tutoriais e dicas de artistas experientes. Se for reproduzir a arte de outra pessoa e publicar nas redes sociais, não esqueça de dar os créditos ao artista e deixar claro que o seu desenho tem finalidade pedagógica.
Outra dica: Lembre-se que não existem regras para arte, o mais importante é que você se divirta nesse processo e deixe a imaginação fluir.
Dicas de pintura com tinta guache
Há uma infinidade de técnicas possíveis de serem realizadas com uso de tinta guache, e você pode experimentar quantas quiser. Para começar, trouxemos algumas dicas que podem ajudar bastante:
- experimente aplicar no papel a mistura da tinta guache com mais ou menos água para observar os efeitos obtidos;
- o interessante de trabalhar com tinta é que, mesmo com poucas tonalidades, é possível criar uma infinidade de cores diferentes. Experimente misturar os pigmentos até chegar ao ponto ideal para você;
- gosta de pintura aquarela? Que tal usar essa técnica com a tinta guache? É possível chegar a resultados parecidos, mas com maior pigmentação;
- lembra que falamos que camadas grossas de tinta podem rachar a pintura? Então, que tal usar tinta diluída em água para fazer o plano de fundo do desenho, como o céu, por exemplo, e aplicar a tinta mais pura no primeiro plano e nos detalhes? Vale testar;
- sinta-se livre para usar materiais diferentes junto com a tinta guache na mesma pintura, para compor técnicas mistas.
Como tirar manchas de tinta guache no tecido
É muito difícil mexer com tinta guache sem dar algumas pinceladas na roupa ou avental. O bom é que, por ser uma tinta solúvel em água, não há muita dificuldade em lidar com as manchas.
Se você acabou de sujar a roupa de tinta, fica muito mais fácil de lavar. É só tirar o excesso com água e esfregar sabão no local. Provavelmente a roupa já ficará limpa.
Quando a tinta já está seca, primeiro, você raspa o excesso com uma espátula e, em seguida, deixa a roupa de molho por uns 15 minutos na água e sabão. Depois é só esfregar um pouco e enxaguar.
Se ainda assim a tinta não for totalmente removida, você pode utilizar um pouco de vinagre branco ou acetona sobre a mancha, tirando o excesso com um algodão. Depois, é só repetir a lavagem.
Conheça as tintas Guache Pallete da Artools
Agora que você já sabe bastante coisa sobre pintura com tinta guache, chegou a hora de praticar. Siga as dicas deste artigo e busque referências que façam do seu processo de aprendizado uma experiência muito divertida.
Conte também com a Artools nessa jornada. Experimente a linha Guache Pallete, as tintas com qualidade premium, que tem cores vivas, fluidas e altamente pigmentadas. São 5 tonalidades para você misturar e criar um mundo de cores.
E acompanhe sempre o nosso blog para ter acesso a mais conteúdos sobre arte.
Clique no banner e veja onde encontrar a Artools perto de você. Nos vemos no próximo artigo!
Categorias: materiais de arte
Tags: Tinta Guache,