Você está pensando em começar a dar as primeiras pinceladas ou tem se arriscado nas experimentações com as tintas? Aqui no blog nós já falamos sobre como começar na pintura aquarela e como experimentar a pintura com tinta guache. Vale a pena conferir as dicas, elas podem te ajudar bastante a se aventurar na arte da pintura.
Mas, hoje, vamos falar sobre a paleta de tinta, um dos melhores amigos do pintor, seja ele um estudante, um entusiasta ou mesmo um profissional de longa jornada nas artes. Vamos falar o que é, para que serve, as opções disponíveis e daremos algumas dicas de como usar e fazer a manutenção da sua paleta.
E aí, preparado? Então, vamos nessa!
Paleta de tinta: o que é
A paleta de tinta nada mais é do que um suporte, que pode ser composto em diferentes materiais, onde o pintor deposita porções das tintas antes de aplicá-las no papel, na tela ou outra superfície de desenho.
E no caso das misturinhas, então, como seriam feitas? E se você trabalha com aquarela, como faria a mistura com a água? Até mesmo a tinta guache muitas vezes precisa ser diluída antes do uso. Por isso a importância da paleta de tinta.
Além do mais, é possível colocar na paleta todas as cores com as quais você irá trabalhar naquele momento, tornando tudo muito mais prático.
Quais os tipos de paleta de tinta?
Há vários tipos de paletas de tinta, tanto em relação ao formato quanto ao material de composição. A gente apresenta algumas das opções.
Paleta Godê
O godê é um tipo de paleta de tinta que possui divisórias para que os pigmentos não se misturem. Ele é ideal para trabalhar com técnicas que precisam diluir a tinta em água, como a aquarela e a pintura aguada, por exemplo. Os godês podem ser produzidos em materiais diversos, como plástico, metal ou cerâmica.
Paleta de madeira (oval)
Essa é a paleta de tinta tradicional. Se você jogar a palavra “pintor” no google, provavelmente encontrará a clássica imagem do artista com boina francesa e uma paleta de madeira na mão.
É comum que essa ferramenta contenha um furo para o encaixe do dedo polegar e um recuo na extremidade mais próxima, o que favorece a pega. Algumas paletas ainda contém uma série de furinhos para encaixar os pincéis.
Com essa paleta, você pode trabalhar com tintas mais densas, já que ela não contém compartimentos para evitar que tintas mais fluidas escorram.
É importante lembrar que, por ser de madeira, ela precisa ter um tratamento de selagem que evite que a tinta ou outros líquidos sejam absorvidos, contribuindo com a conservação do seu material.
Dica: Materiais de arte: 6 sugestões da Artools para a hora de criar
Paleta de madeira (anatômica)
A paleta anatômica funciona como a oval. O diferencial está no formato, que garante maior conforto ao artista.
Neste tipo de paleta de tinta, o recuo da extremidade para encaixe dos dedos é maior, o que favorece a pega, além de conter um recuo para encaixe no corpo e outro para encaixe no antebraço.
Essas características conferem ergonomia ao material, o que faz toda a diferença no final do dia.
Paleta de acrílico
A paleta de acrílico encontrada no mercado tem o mesmo formato da paleta oval de madeira. Alguns pintores preferem esse material transparente porque uma superfície pigmentada pode alterar a percepção que se tem das cores. Com a paleta de acrílico, é possível ter uma noção mais real da cor da tinta, algo mais próximo do resultado que será obtido ao pintar.
Uma dica legal: se você trabalha com uma base de pintura na cor cinza, o que é realidade para alguns pintores, você pode pintar um dos lados da paleta de acrílico para ter uma noção mais próxima da tonalidade que será obtida na superfície de pintura usual.
Paleta descartável
Falando de paleta de tinta descartável, há opções de mercado e opções improvisadas, feitas a partir do reaproveitamento de materiais que iriam para o lixo, por exemplo.
No mercado, há uma paleta de papel especial para pintura a óleo e acrílica. Ela vem em um bloco com várias folhas destacáveis, e contém um furo para encaixe do polegar. Esse tipo de paleta de tinta é muito prático, podendo ser levado para qualquer lugar, como um curso, uma demonstração ou mesmo para pintar ao ar livre. Ao final, é só destacar a folha usada e descartar no lixo.
Você também pode improvisar uma paleta utilizando um prato de isopor que veio com algum alimento nas compras e que seria descartado. É só higienizar bem com água e sabão antes de depositar a tinta. Essa não é uma opção anatômica, mas funciona bem, caso não queira investir em um item de mercado.
Dica: Técnicas de desenho: primeiros passos para o desenhista iniciante
Como limpar a paleta de tinta?
Paletas de acrílico e godês de plástico, cerâmica ou vidro são muito fáceis de limpar. Você pode remover o excesso de tinta úmida com um papel toalha e, em seguida, lavar a paleta com água e detergente, contando com a ajuda de uma esponja.
Já com as paletas de madeira, é importante ter um pouco mais de cuidado. Apesar de possuir um tratamento impermeável, não é aconselhado mergulhar este item em água. Você pode tirar o excesso de tinta ainda úmida e raspar com cuidado a tinta seca, para não remover o verniz. Vale contar com detergente neutro e uma esponja úmida para ajudar a remover o resto da tinta.
O ideal é limpar a paleta logo após utilizá-la. Se ficar muitos dias sem higienizá-la, a tinta pode endurecer e dificultar a sua remoção. Nesse caso, pode ser utilizado um pouco de aguarrás sobre o pigmento, mas é bom não repetir esse processo muitas vezes, pois pode diminuir a vida útil da sua paleta de tinta.
Conclusão
Agora que você já sabe o que é uma paleta de tinta e as opções disponíveis, fica muito mais fácil escolher a que melhor supre a sua necessidade. Se ainda estiver na dúvida, a dica que damos é que você pense na que oferece mais conforto na manipulação e mais facilidade na hora de limpar.
Aproveite para conhecer as tintas da linha Guache Pallete, que possui qualidade premium, cores vivas, fluidas e altamente pigmentadas, disponíveis em um kit com 5 tonalidades, e a linha Aquarela MISCI, que possui cores brilhantes e vibrantes mesmo após serem diluídas, disponíveis em kits de 12 e 24 tons.
As tintas da Artools são de excelente qualidade e recomendadas para profissionais, estudantes e amantes ou iniciantes da arte! Você pode conferir esses e outros produtos em nosso catálogo.
Vale lembrar que você sempre pode contar com a Artools para criar, experimentar e ir além com a arte e com a imaginação.
Categorias: Materiais de arte
Tags: material,