materiais de arte

Saiba as diferenças entre lápis de cor profissional e comum

Entenda as diferenças entre lápis de cor profissional e comum

Se você tem experiência com desenho e pintura, já deve saber que existem no mercado o lápis de cor profissional e o comum. Se você está começando agora, saiba que essa é uma informação importante, pois há diferenças entre um e outro, aspectos que influenciam na qualidade do desenho e no custo-benefício.

Isso não impede de você começar a experimentar a arte usando o material comum ou escolar. Eles quebram um galho no início, mas, à medida que você for avançando na técnica, vai sentir necessidade de contar com produtos de melhor qualidade, como o lápis de cor profissional.

Vamos conversar sobre as diferenças entre os dois tipos de lápis de cor e, caso esteja na dúvida sobre em qual investir, você terá aqui a ajuda que precisa. Vem com a gente!

Entenda as diferenças entre lápis de cor profissional e comum

Qual a diferença entre lápis de cor profissional e comum? 

Provavelmente, você já lidou com lápis de cor comum ao longo da vida, afinal, começamos a fazer atividades artísticas ainda na escola. É possível que tenha observado que alguns tinham uma coloração mais fraca, eram mais difíceis de transferir o pigmento para o papel ou quebravam com facilidade. 

Isso porque existe uma diferença na qualidade até mesmo das opções de linhas escolares. Quando comparadas ao lápis de cor profissional, então, a diferença é ainda maior. Vamos abordar algumas dessas diferenças a seguir.

Qualidade do pigmento

Você já reparou que na embalagem de diversos produtos há a recomendação de armazenamento em local sem exposição à luz? O motivo é que a luz pode causar alteração no comportamento de alguns componentes das soluções. O mesmo acontece com o pigmento dos lápis de cor. Se um desenho não é devidamente acondicionado, acaba perdendo a intensidade das cores com o tempo.

Isso tende a acontecer menos quando a mina do lápis é composta por ingredientes nobres. Existe, inclusive, uma escala universal que mede a qualidade dos pigmentos de acordo com a resistência das suas cores à luz, a escala Blue Wool. Nela, os pigmentos são classificados de 1 a 8, sendo 1 a de menor qualidade e 8 a de qualidade máxima.

Dica: Textura de papel: qual a melhor para o seu projeto?

Quantidade do pigmento

A composição da mina do lápis de cor, a parte interna, pode variar entre uma marca e outra, mas ela, basicamente, é uma mistura de pigmentos com argila ou cera. O lápis de cor profissional costuma ter uma proporção maior de pigmento se comparado ao lápis comum, sendo, por esse motivo, mais macios e pigmentados.

Material do corpo

Você já tentou apontar um lápis de cor e se deparou com problemas, como a madeira que esfarela ou que é muito dura, ou a mina que está completamente quebrada, soltando do lápis logo que você encosta no papel? Se sim, provavelmente você lidou com um lápis cujo material do corpo era de baixa qualidade.

Os lápis artísticos contam com madeiras mais nobres, como a de cedro, que costuma ser macia o bastante para que seja possível usar o apontador sem problemas, mas firme o bastante para proteger a mina em diferentes situações de armazenamento, ou mesmo de quedas.

Espessura da mina

Levando em conta o preço, o lápis de cor profissional, de fato, custa mais do que o comum. Mas, além da qualidade do corpo e do pigmento, como dito nos tópicos anteriores, ele costuma ter a mina mais grossa (cerca de 4 ou 5 mm) do que a do lápis de cor comum (cerca de 3mm). 

Pode parecer uma diferença pequena, mas não é. A quantidade aproveitável de um lápis com mina de 5mm é quase o triplo do que se aproveita com um lápis com mina de 3mm de diâmetro e com o mesmo comprimento do seu concorrente. Isso significa que o custo-benefício é muito maior.

Dica: Descubra o lápis de desenho certo para seu projeto

Como escolher o melhor lápis de cor profissional? 

Separamos algumas sugestões para ajudar você na hora de escolher um kit de lápis de cor profissional. Acompanhe!

Confira o diâmetro da mina

Como visto anteriormente, quanto mais grossa a mina, mais você aproveita o lápis. Em alguns casos, a diferença de preço entre um lápis de diâmetro menor e um maior é pequena, mas o aproveitamento chega a ser maior do que o dobro. Então, é aconselhável levar esse aspecto em conta. 

Confira o formato do lápis

O lápis de cor profissional costuma ter o formato redondo, triangular ou hexagonal. Você escolhe o que for da sua preferência. Mas lápis com corpo triangular ou hexagonal são mais ergonômicos, conferindo maior conforto e firmeza na pega, além de não rolarem da mesa, ajudando na conservação do material. Então, a sugestão é investir em uma dessas duas opções. 

Verifique se possui função aquarelável

Além de lápis para pintura seca, existem também os aquareláveis, aqueles aos quais é adicionada a água para compor a técnica de aquarela. Eles são uma opção à tinta, sendo mais fáceis de manipular, uma boa opção para quem está começando agora e não se sente muito seguro, mas também supre perfeitamente as necessidades de quem já tem mais experiência. Além disso, são muito práticos, pois podem ser levados para qualquer lugar.

Se você gosta de aquarela, é uma boa investir nos lápis de cor aquareláveis. Há quem goste de usar esse material em pinturas secas também, mas os resultados são diferentes quando comparados com a performance de lápis tradicionais. O melhor é testar para saber se condiz com o resultado que você deseja. 

Prefira kits com quantidades maiores de lápis

Ainda que seja possível combinar cores para compor novos tons, essa mistura não é homogênea, você consegue perceber a presença de duas cores diferentes. Sendo assim, a melhor forma de diversificar e contar com mais possibilidades criativas é adquirindo kits com quantidades maiores de lápis de cor.

Prefira embalagens metálicas

As embalagens metálicas são mais resistentes, protegendo melhor o kit de lápis de cor profissional, além de mantê-los mais organizados. Adquirir material de arte é um investimento, então, aposto que você vai querer que eles durem por bastante tempo.

Dica: 4 técnicas de desenho artístico para te inspirar

Entenda as diferenças entre lápis de cor profissional e comum

Como apontar o lápis de cor profissional? 

Você é do time dos apontadores ou estiletes? Ainda não decidiu? Veja algumas informações sobre as duas formas de apontar os lápis e tire as suas conclusões.

Estilete

Essa é a escolha de quem tem mais prática com os lápis de cor. O estilete permite que você decida se a ponta será mais longa ou mais curta, mais fina ou mais grossa. Só é preciso tomar cuidado para não se machucar com a lâmina.

Apontador comum

O apontador comum apresenta apenas um padrão de ponta. Além de ser um material de fácil manuseio, se for de boa qualidade, não há possibilidade de estragar o lápis. Esse tipo de apontador permite perceber a hora de parar de girar o lápis na lâmina, evitando desperdício.

Apontador elétrico

Esse tipo de apontador é super prático e rápido, além de construir pontas bastante afiadas. A questão do apontador elétrico é que você pode se empolgar e acabar desperdiçando lápis. Além disso, o preço desse material é menos acessível quando comparado aos demais.

Lápis de cor profissional da Artools

Você já entendeu as diferenças entre o lápis de cor profissional e o comum e já está pronto para fazer as melhores escolhas. Lembre sempre que a qualidade faz toda a diferença para a arte e o artista.

E pensando em qualidade, que tal conhecer e testar os lápis de cor aquareláveis da Artools? A linha Aquarell reúne tudo de melhor que o lápis de cor profissional pode ter. Os kits estão disponíveis em opções de 24, 36, 60 e 100 cores com pigmentação densa. 

Dica: Conheça a linha Aquarell!

Os lápis têm formato hexagonal com corpo de madeira de cedro, conferindo mais conforto e durabilidade ao material. Para aumentar a proteção, a linha conta com estojos metálicos. Ah! Acompanha pincel com cerdas naturais.

Para encontrar a linha Aquarell na sua cidade, é só clicar no banner. E para conhecer outros produtos da Artools, confira o nosso catálogo.

Empresa de material de arte

Categorias: materiais de arte , Materiais de arte