Você deve concordar que artes em tinta aquarela são um espetáculo. Esse produto é muito versátil, possibilitando a composição de pinturas incríveis em diversas técnicas e temas, desde os mais delicados até desenhos mais dramáticos.
Diz-se que essa tinta foi criada no século II a.C. tendo sido usada no Egito e ganhado importância na idade média, ainda que não fosse tão popular como a pintura a óleo naquele momento.
Mais conhecida na atualidade, as pinturas aquarela trazem um traço de modernidade, conquistando diversos públicos e artistas de diferentes níveis de experiência.
Falando nisso, existem algumas versões da tinta aquarela, como as escolares, a tinta para estudantes de arte e a profissional.
Continue a leitura deste artigo que falaremos mais sobre isso, além de dar dicas sobre material e maneiras de usar a tinta aquarela.
Dica: Como escolher a paleta de tinta ideal para o seu trabalho
O que é a tinta aquarela?
A tinta aquarela é um pigmento ideal para misturar à água a fim de obter efeitos como transparência, brilho, leveza e fluidez nas pinturas. Ainda que seja possível utilizá-la seca, o mais comum é diluí-la em água.
A tinta aquarela é composta por pigmento colorido, goma arábica (ou outro aglutinante), agentes umectantes (como o mel) e glicerina. Os ingredientes podem mudar de acordo com a fabricante, mas esses são os mais comuns.
Como indicado anteriormente, você pode encontrar no mercado tintas escolares, para estudantes de arte e profissionais.
As tintas profissionais contam com mais pigmento e os ingredientes são de maior qualidade. Elas têm mais cor, mais brilho e rendem bastante. Inclusive, a sua pintura sofrerá menos com a ação do tempo.
As tintas para estudantes contam com os mesmo ingredientes das profissionais, mas em proporções diferentes, tendo menos pigmento, portanto, menos intensidade e brilho.
As escolares são fabricadas com corantes artificiais, tendo um custo de produção mais barato. A qualidade alcançada na pintura será inferior, quando comparada com as outras duas possibilidades, e tende a desbotar com o tempo.
Quais os materiais necessários para pintar com tinta aquarela?
Arte é liberdade e você pode experimentar fazendo o que quiser e sem medo de errar. O mesmo vale para os materiais utilizados na pintura aquarela. Sinta-se à vontade para improvisar e testar diferentes objetos acessórios e as superfícies de desenho. Abaixo indicamos os materiais mais comuns.
Pincéis variados
Existe uma infinidade de pincéis quanto ao tamanho e formato e, quanto mais você tiver, mais possibilidades e versatilidade terá nas suas experimentações artísticas.
Mas não é preciso comprar tantos pincéis para fazer boas pinturas em aquarela. A recomendação é contar com um pincel chato e alguns redondos de tamanhos diferentes. O ideal é que eles tenham cerdas macias e finas para possibilitar a retenção de água.
Papel para aquarela
Papéis com gramaturas muito pequenas podem rasgar ou envergar com a aplicação da tinta com água. Por esse motivo, o ideal é contar com gramaturas maiores. No mercado, existem marcas especiais para o trabalho com tinta aquarela.
Fita adesiva
Mesmo papéis com gramaturas maiores podem envergar no contato com a água. Para evitar esse efeito, é comum colar as bordas do papel à mesa com fita adesiva, deixando ele bem esticado. Só é recomendado tomar cuidado na hora de remover a fita para não danificar o papel.
Paleta de tinta ou godê
O godê é o tipo de paleta mais recomendado para trabalhar com tinta aquarela, já que a mistura com a água pode escorrer nas paletas comuns, ou misturar com outros pigmentos.
Uma alternativa ao godê é usar pequenos recipientes de cerâmica ou copos plásticos. Coisas que você encontra em casa e que permitam fazer as misturinhas separadamente.
Recipientes para água
Aqui, o recomendado é contar com dois recipientes: um para colher a água que será misturada à tinta e outro para limpar bem os pincéis.
Papel toalha
O papel toalha pode servir para ajudar na limpeza dos pincéis, tirando o excesso de tinta e secando as cerdas depois de higienizadas, mas também pode ser utilizado em algumas técnicas de pintura, como você verá adiante.
Dica: 9 técnicas para vencer o bloqueio criativo
Maneiras de usar a tinta aquarela
Está pensando em começar a pintar com tinta aquarela ou já está dando as suas primeiras pinceladas? Que tal algumas dicas para variar em suas experimentações e apurar a técnica?
Molhado no seco
Essa é a técnica mais comum na pintura aquarela. Nela, basicamente, você aplica no papel seco a tinta diluída em água. Assim, você tem um maior controle sobre as pinceladas, obtendo um resultado mais preciso.
Molhado no molhado
Nessa técnica, você aplica a água com um pincel limpo em uma área do papel e, logo em seguida, a tinta diluída. O pigmento se espalha de forma única e obtém-se um efeito de fluidez e suavidade.
Molhado com degradê
Aqui, a água tem uma função muito importante na criação do efeito degradê. Primeiro, aplica-se a tinta pouco dissolvida, para que a pigmentação fique mais intensa. Na segunda parte, coloca-se um pouco mais de água na tinta para que ela fique mais clara e, então, aplica a misturinha no papel. Continua o processo colocando um pouco mais de água, deixando a tinta cada vez mais clara, compondo no papel um degradê perfeito.
Mistura de tintas
Ou efeito gradiente. É aquela transição de uma cor a outra de forma fluida. O ideal é escolher duas cores próximas no círculo cromático – amarelo e laranja, por exemplo – e diluir cada uma delas separadamente.
Primeiro, aplica-se o amarelo puro no papel. Em seguida, mistura-se um pouquinho de laranja no amarelo e aplica imediatamente ao lado da primeira pincelada. O próximo passo é misturar um pouco mais de laranja ao amarelo e continuar a pintura.
A ideia é dar seguimento a esse processo até que, no final, chegue ao laranja puro, obtendo uma transição orgânica do amarelo para o laranja..
Subtração
A subtração consiste em aplicar a tinta diluída e usar o papel toalha para remover parte dessa tinta diretamente na pintura, obtendo uma coloração mais clara nessa área.
Pincel seco
Lembra que falamos que a tinta aquarela também pode ser usada sem diluir em água? Pois é, essa é a técnica de pincel seco. Ela pode ser utilizada para criar texturas como casca de árvore ou fios de cabelo, por exemplo. Por não estar diluída, a coloração é bastante intensa.
Máscara líquida
A máscara é uma técnica utilizada para preservar o branco do papel em algumas áreas da pintura onde não se deseja pigmentar. Há um produto especial no mercado, chamado máscara líquida que, quando seca, se transforma em algo parecido com uma borracha e pode ser facilmente removido do papel. Uma alternativa é usar fita adesiva ou cera de vela.
Desidratação
Essa é uma técnica utilizada para obter um aspecto arenoso na pintura. Depois de aplicar o pigmento no papel, com ele ainda molhado, espalha-se o sal em cima e espera secar. Parte da água e algum pigmento será absorvido pelo sal. Depois é só raspá-lo da pintura.
Raspagem
A raspagem é utilizada para obter uma textura arranhada na pintura. Depois de aplicar a tinta e esperar secar, passa-se um objeto pontiagudo, fazendo os riscos até chegar no efeito desejado.
Como conservar a tinta aquarela?
Para que sua tinta aquarela se conserve e seu tempo de vida útil faça com que o investimento inicial realmente valha a pena, trazemos algumas dicas que podem te ajudar.
A aquarela é uma tinta delicada. Sua conservação não requer grandes esforços, mas exige cuidado e disciplina. Antes de mais nada, certifique- se de fechar bem as bisnagas depois de cada uso. Se a tinta ficar exposta, as chances dela ressecar e ficar inapropriada para uso são grandes.
Evite amassar ou dobrar as bisnagas e, caso a tinta for em formato de pastilha, deixe-a em local bem protegido, longe da poeira. O ideal é que a tinta aquarela não seja exposta ao calor excessivo, à umidade ou à luz solar direta.
Você utiliza um godê? Se sim, saiba que não é preciso limpá-lo depois de cada utilização. A tinta que seca ali pode ser reaproveitada em outra sessão, basta adicionar um pouquinho de água. Mas para que isso seja possível, é preciso evitar deixar a tinta exposta! Cubra com um plástico ou mesmo um pano e garanta a economia.
Dicas para criar arte com tinta aquarela
Se você entrou no universo aquarelável há pouco tempo, pode estar em busca de algumas dicas de como criar arte com tinta aquarela. Abaixo, sugerimos algumas técnicas e atividades para deixar a sua imaginação fluir!
Vença o papel em branco
Inicialmente pode ser intimidador se deparar com um papel em branco, esperando que uma pintura surja a qualquer momento. Então adiante-se e vença logo essa etapa!
Brinque com o papel, sem racionalizar demais. Não importa que você não saiba exatamente para onde você está indo com sua aquarela. Misture cores, experimente adicionar mais ou menos água e se deixe levar. O resultado pode te surpreender!
Brinque de botânica!
Um dos tipos mais tradicionais de aquarela é a aquarela botânica. Nela, a estrela desse tipo de arte é a natureza: folhas, flores e plantas pintadas em seus detalhes mais delicados. Se você quer trabalhar a sutileza, você pode começar por aqui.
Escolha algum elemento botânico, observe-o bem e tente reproduzi-lo no papel através de diferentes texturas, sombras e cores.
Dica: Conheça a arte Cottagecore com a artista Nick Neves!
Desenhe com lápis e depois pinte
Se você ainda não se sente muito confortável com a aquarela e tem um pouco de dificuldade em dar vida às ideias de pintura que correm pela sua mente, uma boa alternativa para começar na técnica é utilizar a tinta aquarela para colorir seus desenhos feitos previamente.
Só não esqueça: nem toda a tinta aquarela vai cobrir completamente os traços feitos com lápis. Quanto mais água e menos pigmento, mais translúcida a sua pintura vai ser.
Como se inspirar para pintar com aquarela?
Você já deve estar cansado de saber que a inspiração para criar pode vir de qualquer lugar. Pois o mesmo vale para pintar com aquarela!
Esteja sempre aberto ao novo e procure se cercar de pessoas e objetos criativos e imagéticos. Frequentar ambientes que propiciem seu contato com outros artistas também costuma funcionar como um bom motivador para que a sua arte floresça e rompa com antigas amarras.
Além de consumir arte, você sempre pode utilizar a internet para navegar por conteúdos voltados ao aprimoramento da sua técnica. O Youtube e o Instagram são duas redes sociais boas para aumentar suas referências, basta pesquisar exatamente pelas palavras-chave daquilo que você procura.
Aquarela: um mundo de possibilidades
A tinta aquarela é versátil e impactante e por isso mesmo acaba se tornando a queridinha de artistas experientes a artistas iniciantes. Sua multifuncionalidade faz com que um mundo de possibilidades se abra diante daquele que não tem medo de experimentar.
Para praticar a arte aquarela e criar um estilo próprio, você pode sempre contar com os materiais artísticos da Artools. Deixe seu lado artista falar mais alto e conheça nossos produtos acessando o nosso site.
A linha Aquarela Misci da Artools está disponível em conjuntos de 12 e 24 cores. As tintas aquarela da Artools tem colorações brilhantes e vibrantes, além de apresentar alta transparência no papel, o que permite trabalhar com diversas camadas. A linha é ideal para artistas de todos os níveis de experiência, desde o profissional até o entusiasta.
Compartilhamos com você a paixão pela arte! Clique no banner e veja onde encontrar a Artools perto de você.
Categorias: Materiais de arte