Criatividade

9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

Contar com a nossa imaginação é algo extremamente prazeroso. Porém, em alguns momentos, somos pegos pelo nosso cérebro com o temido bloqueio criativo. Você já ouviu falar dele? Veja no artigo o que é e como destravar a sua criatividade com 9 passos simples!

O que é bloqueio criativo?

Você sentou em frente ao computador, ou separou todo o seu material de desenho, ou já está com o seu violão preparado para compor aquela música e… nada! Para onde foi a sua inspiração? 

Calma, o bloqueio criativo não é algo de outro mundo, ele é muito mais comum do que você imagina. As mentes mais brilhantes da escrita, das artes, da publicidade passam por isso em algum momento. 

Os motivos podem ser vários: desde o cansaço até o perfeccionismo (aquele medo de julgamento que te leva a se esforçar demais para entregar algo perfeito). Mas não tema! Existem maneiras de driblar o bloqueio criativo e é sobre isso que falaremos agora.

9 dicas para vencer o bloqueio criativo 

Veja algumas técnicas simples para resolver seus problemas com o bloqueio criativo.

1. Faça uma pausa

Cientistas explicam que o cérebro humano é capaz de focar em um único objeto pelo tempo máximo de 50 a 60 minutos. Por essa razão, fazer pequenas pausas durante o trabalho pode ajudar o seu cérebro a recarregar a bateria da criatividade. 

Se você é mais sistemático na hora de criar, talvez seja interessante testar a técnica de pomodoro. Ela consiste em dividir o trabalho em blocos de tempo: 25 minutos de 100% de foco na tarefa, seguidos de 5 minutos de descanso. A cada 4 ciclos, você faz uma pausa de 20 a 30 minutos.

Existem diversos apps que podem ajudar você a implementar essa técnica. Nós indicamos o “Focus To-Do”, que, além do timer, entrega relatórios sobre as tarefas e tempo de foco.

2. Escute ou assista a algo que te motive

Invista em momentos para relaxar fazendo algo que você goste. Pode ser escutar música, ver um filme, vídeos no youtube, ouvir um podcast… Isso fará com que seu cérebro regularize os hormônios, te dando mais motivação e insights para o seu processo de criação.

Para iniciar, temos algumas dicas: 

1. Playlist “Inspiração e Criatividade”

O nome já é bem sugestivo. Essa playlist conta com músicas bem calminhas para te inspirar e destravar a sua criatividade, é só clicar aqui. Mas, claro, você pode encontrar ou criar uma lista de músicas que mais se encaixem ao seu gosto e perfil.

2. Série Abstract (Netflix)

Com 12 episódios disponíveis, a série entrevista artistas de diferentes áreas criativas, buscando compreender os seus processos e o impacto de seus trabalhos. Vale a pena conferir!

3. Instagram do Yuki Kawae (@yukikawae)

Usando pequenos objetos de madeira criados pelo próprio designer, são feitos incríveis desenhos abstratos na areia, com muita precisão e simetria. Há diversos vídeos disponíveis, que mostram o processo de feitura de cada um dos desenhos. São horas de material para ver e se inspirar. 

É importante esclarecer que você não precisa buscar apenas materiais que tenham a ver com arte. A criatividade pode surgir de temas totalmente inesperados. Fique à vontade para explorar.

9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

3. Faça exercícios

Fazer exercícios faz com que o cérebro libere hormônios como a endorfina e serotonina, que são capazes de nos deixar mais felizes, positivos e propícios a mais momentos criativos. E pode ser qualquer tipo de atividade física, incluindo alongamento. Esse, então, é perfeito para quem trabalha sentado por longas horas.

4. Pesquise por assuntos não relacionados

Que tal pesquisar e consumir conteúdos bem distintos do trabalho que você faz? Ver coisas diferentes pode ajudar o seu cérebro a fazer conexões inusitadas e, de repente, você cria coisas novas. 

Aproveite a torrente de materiais de todas as linguagens, artísticas ou não, disponíveis nas plataformas digitais. O Pinterest é uma boa opção. A cada imagem que você clica, abre-se um mundo de outras referências, ligando o tema pesquisado a algo antes inimaginável. Você pode ir agrupando em uma pasta os conteúdos que considerar mais interessantes.

5. Varie o ambiente de trabalho

Você sabia que seu ambiente de trabalho pode influenciar (e muito!) a maneira como você produz? Então, caso esteja passando por um bloqueio criativo, experimente mudar algumas coisas de lugar, organizar o ambiente, sentar ao ar livre ou investir em itens novos para você, como, por exemplo, os que você só encontra na Artools.

6. Livre-se das distrações

Que tal ficar longe do celular por alguns minutos? As redes sociais parecem inofensivas, mas podem consumir grande parte do nosso tempo durante o dia. Por isso, vale deixar esse tipo de distração de lado por um momento e reservar um tempo para se dedicar apenas à sua atividade criativa. 

Entre as diversas ferramentas existentes para ajudar a manter o foco está o “Forest”, app disponível para IOS, Android e como extensão para o Google Chrome. Com o Forest, você determina um tempo para realizar as suas atividades e precisa deixá-lo aberto, sem acessar outro app no celular. 

Para incentivar, quanto mais tempo você passa sem mexer no smartphone, mais árvores virtuais crescem. Você também ganha moedas virtuais que podem ser usadas para plantar árvores reais em alguns países africanos. O Forest também oferece um relatório de desempenho.

7. Apenas comece, sem se preocupar com a qualidade

Para muitas pessoas, começar é o passo mais difícil. Muitas vezes, essa paralisia tem a ver com o perfeccionismo.  Mas aí vai a dica de ouro: apenas comece, se permita fazer esboços imperfeitos, sem se preocupar com o resultado final. Tendo uma primeira versão do trabalho, é possível ir aperfeiçoando ao longo do processo e, acredite, você pode se surpreender.

Dica: Dom ou prática?

Que tal se desafiar trabalhando “contra” o tempo? Você pode estabelecer no cronômetro um tempo máximo para desenvolver esboços livremente. Isso pode ajudar a mente a trabalhar com mais velocidade.

Se a intenção for apenas desenhar sem compromisso, mas você não sabe o quê, você pode testar apps como o “What to Draw?”. O aplicativo faz sugestões, muitas bem inusitadas, de temas aleatórios para você criar. É possível escolher o nível de complexidade das ideias entre baixa, média e alta. 

9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

8. Arrisque-se em técnicas e produtos diferentes

Nosso cérebro, quando desafiado, acaba sendo estimulado a ser cada vez mais criativo. Por isso, saia do básico e invista em técnicas e produtos diferentes do que você está acostumado. 

Dá para ir mais longe participando, também, de desafios de arte. Pode ser com amigos ou por hashtags temáticas nas redes sociais. Alguns exemplos são as tags #DesafioDeDesenho, #DrawThisInYourStyle e #ArtChalenge no Instagram.

Isso pode ajudar a tornar os bloqueios criativos cada vez menos frequentes.  

9. Não se compare com os outros

Comparações podem ser muito cruéis e quase nunca consideram as particularidades de cada um. Sendo assim, não se compare com ninguém. Você tem seu próprio processo criativo e precisa respeitá-lo! Busque entender qual é o seu estilo e as técnicas e formas de trabalho que mais combinam com você. São muitas as possibilidades e o céu é o limite. 

Dica: Vencendo o papel em branco

Uma dica extra para quem está começando os seus primeiros trabalhos artísticos profissionais e está enfrentando o bloqueio criativo: mapas mentais e moodboards. 

No mapa mental, a partir de um tema central em destaque, são criadas ramificações relacionadas contendo palavras, cores, imagens, texturas, links, entre outros. A finalidade é estabelecer caminhos possíveis para desenvolver o seu trabalho, representando as ideias de uma forma visual e objetiva. Vale a pena pesquisar mais sobre essa ferramenta. 

Já o moodboard é uma espécie de painel, físico ou digital, contendo referências que traduzem a essência do projeto. Podem ser imagens, vídeos e outros elementos visuais que sirvam de inspiração criativa. Um app interessante para desenvolver moodboards é o “Niice”, também disponível como extensão para o Google Chrome. 

Para finalizar: é sempre importante ter um ambiente bem equipado com materiais de qualidade. Eles são essenciais para manter o fluxo de criação, evitando o temido bloqueio criativo. E, para isso, você conta com a Artools, que oferece uma extensa linha de materiais para ajudar você a soltar a imaginação. Conheça todos eles agora mesmo!

Empresa de material de arte

Categorias: Criatividade