Criatividade

Pintura em tela: por onde começar

mulher pintando tela abstrata

Uma das artes mais apreciadas e difundidas é a pintura em tela. Seja como hobby, seja como trabalho, seja como aspiração artística, a pintura em tela tem muitos adoradores. Mas para que uma pintura em tela de fato se concretize, não basta criatividade e vontade, é preciso conhecer melhor a técnica e os seus materiais.

Se você já pensou em praticar essa arte e ter uma tela com sua assinatura na parede da sala, continue acompanhando esse texto e veja algumas dicas de como aflorar o lado pintor que existe em você!

Como é constituída a pintura em tela?

Pintar é uma das artes visuais mais antigas e populares, pois permite que a visão de mundo do pintor seja expressa sem barreiras. Mas transformar o seu modo de ver a realidade em arte não é uma tarefa tão simples, já que exige dedicação e muito treinamento. 

Os primeiros hominídeos já registravam seu dia a dia nas paredes das cavernas que serviam através de modos rústicos de pintura. O que começou tendo uma função prática passou a ser encarado como arte. Até perto de 1400 d.C, a pintura era praticada em mídias sólidas, como pedras e pedaços de madeira.

Foi no período da Renascença que os artistas italianos passaram a popularizar a pintura, especialmente em telas de cânhamo com tinta a óleo. Já no início do século XX, com o surgimento da tinta acrílica – mais barata e, portanto, mais acessível –, a pintura em telas de linho se democratizou.

Munido de pincel, tinta e uma boa superfície, a pintura em tela pode ser uma atividade prazerosa realizada por qualquer um que esteja disposto a se dedicar a ela! 

artista pintando um quadro

Tipos de telas

Você sabe quais são os principais tipos e materiais de telas para a pintura? Conhecer essa superfície é fundamental para que você seja capaz de escolher aquela que mais se adequa ao estilo de pintura que você quer fazer. Vamos conhecer algumas das principais características das telas para se levar em consideração?

Antes de mais nada, se atente ao tamanho e à proporção da tela que você deseja pintar. É possível escolher desde uma telinha pequena – que não passa do tamanho da sua mão – até uma tela que cobre uma parede inteira. Há algumas dimensões, entretanto, que se tornaram mais populares, como a de 20 x 30cm e a de 30 x 40cm.

Além do tamanho e da proporção, outra característica importantíssima na hora de escolher a superfície é o material do qual ela foi feita. Há dois materiais que se destacam e são os mais comuns de se encontrar nas papelarias e lojas de material artístico: algodão e linho.

Ambos os tecidos são bons tanto para pintura em tinta acrílica como para a pintura a óleo. Enquanto a tela de algodão é mais acessível, ela também exige uma técnica mais refinada. A tela de linho, por sua vez,é mais fácil de ser trabalhada mas tem um valor bem mais salgado. Qual cabe melhor no seu orçamento e na sua pintura?

Quais os principais tipos de tinta para pintura em tela?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre os tipos de tela que você pode utilizar na sua pintura, precisamos falar de outro item essencial na vida de todo pintor: a tinta!

Tinta acrílica

A tinta acrílica não é tóxica, não precisa de solvente para ser trabalhada e é facilmente removida do pincel com água. 

Para aqueles que gostam de pintar com mais camadas ou mesmo brincar com detalhes bem definidos, a tinta acrílica serve muito bem. Isso porque ela seca muito rápido! Essa característica, entretanto, pode não agradar a todos: secando depressa esse tipo de tinta exige que você trabalhe rapidamente, sem perder tempo.

Tinta a óleo

Diferente da tinta acrílica, a tinta a óleo demora bastante para secar (dias ou mesmo semanas!). Por outro lado, isso dificulta pintar detalhes com traços mais definidos. Analise o que é melhor para você.

As cores da tinta a óleo permanecem fiéis depois de secas, porém – com o passar dos anos – acabam ficando amareladas, já que esse material oxida. Para trabalhar com a tinta a óleo você precisa se acostumar com a ideia de usar um solvente durante o seu trabalho. E não esqueça: essa tinta é tóxica!

Tinta guache

No uso de pinturas em tela, a tinta guache oferece um aspecto aquarelado. Feita à base de água e bastante aglutinante, é mais opaca que a aquarela e tem um grande poder de cobertura. As suas cores, portanto, são vívidas mas ainda com aquele jeitinho que só uma tinta diluível em água pode oferecer.

Na Artools você encontra a guache Palette, conjunto de tinta guache profissional com 5 cores em bisnagas para você experimentar, seja na tela de pintura ou no papel! 

Quais os materiais necessários para pintura em tela? 

Tendo a tinta e a tela escolhida em mãos, há alguns outros itens que você precisa adquirir para começar a criar as suas pinturas. Veja quais são: 

  • Cavalete;
  • Pincéis de diferentes tamanhos e materiais;
  • Lápis ou carvão para esboçar o desenho inicial;
  • Paleta para as tintas;
  • Verniz para dar o acabamento;
  • Espátula para fazer a mistura dos tons;
  • Solvente, caso use tinta a óleo.

E não se preocupe: não é necessário investir muito nos materiais e acessórios, basta escolher com sabedoria.

artista criando esboço de um vaso em uma tela

Pintura em tela: colocando a mão na massa

Chegou a hora de dar o passo mais importante e divertido: pintar, pintar e pintar! E para te ajudar nesse processo emocionante, preparamos um passo a passo básico de como criar uma pintura em tela. Olha só!

Prepare o ambiente de trabalho

Separe os materiais que você vai utilizar para ter tudo à mão, com fácil acesso.

Faça um esboço do que você pretende pintar

Com carvão ou lápis, desenhe uma prévia. Isso vai te ajudar a visualizar com mais facilidade o resultado final e os meios de chegar lá!

Escolha uma paleta de cores 

Sim, parece tentador utilizar todas as tintas lindas que você escolheu na loja de material artístico, mas isso pode levar à confusão e ao excesso. Comece com um número limitado, como as cores primárias. A partir daí, vá acompanhando a evolução da sua pintura e preparando novos tons através da mistura das cores escolhidas.

Inicie pelo fundo e pelas cores escuras

Essa é uma dica especial para você que está começando na pintura em telas. Trabalhe primeiro o fundo e defina o esboço com os tons mais escuros. Isso vai fazer com que você obtenha as formas básicas da sua pintura, o que facilita no restante do trabalho.

Abuse da sua criatividade e seja paciente

A pintura é uma arte que necessita do uso da criatividade. Liberte-se e deixe sua mente fluir. Mas não se esqueça: trabalhar com arte requer técnica e técnica requer prática! Pratique sempre e seja paciente com você mesmo. Aprenda com os seus erros e se divirta com as possibilidades, logo logo você terá uma tela para chamar de sua.

Conheça a guache Pallete da Artools!

Agora que você já sabe por onde começar na pintura em tela, que tal conhecer melhor os produtos da Artool? Feitos com materiais de alta qualidade, são perfeitos tanto para os artistas experientes quanto para os artistas iniciantes. 

Com cores vivas, fluidas e altamente pigmentadas, a guache Palette proporciona excelente mistura dos tons. Além disso, a secagem é rápida e as cores puras. As bisnagas em alumínio proporcionam mais maleabilidade no manuseio, facilitando a experiência, permitindo todo o uso da tinta do tubo e aumentando a durabilidade.

E para criar o esboço da pintura diretamente na tela, conheça os lápis para desenho da Artools. Com 12 diferentes graduações, o lápis Graphite é feito com madeira de cedro e outras matérias primas cuidadosamente selecionadas, garantindo mais resistência, durabilidade, traços precisos e intensos. Além disso, possui corpo hexagonal, proporcionando mais conforto na pega do material. 

Conte conosco para quebrar as barreiras do criar e se expressar criativamente! Clique no banner e veja onde encontrar a Artools perto de você!

Loja de materiais de arte

Categorias: Criatividade