Quem é artista sabe muito bem que é a prática que leva à perfeição. É criando com regularidade que expandimos a nossa criatividade e vamos adquirindo as habilidades necessárias para as mais diversas técnicas artísticas. Então que tal um desafio que leva isso em conta? Assim é o Inktober!
Um desafio feito especialmente para o mês de outubro, o Inktober estimula artistas profissionais e iniciantes a caprichar nos traços e fazer do desenho uma atividade diária.
Vamos conhecer mais sobre esse movimento e descobrir como participar? Vem com a gente e não fique de fora dessa!
Inktober: o que é e como surgiu esse conceito
Desafios artísticos não são raros, mas nem todos se tornam populares. O Inktober conseguiu essa façanha ao aliar criatividade e facilidade de divulgação.
A sua proposta é simples: durante todo o mês de outubro os participantes são desafiados a criar (e postar!) um desenho por dia, sem falta.
A ideia surgiu em 2009, quando o ilustrador e quadrinista Jake Parker sentiu necessidade de melhorar a sua técnica de desenho com tinta (especificamente nanquim) e resolveu que ia se desafiar a fazer um desenho por dia no mês de outubro.
Já deu para sacar de onde vem o nome Inktober? Ele é uma junção dos termos “ink” – que significa tinta ou nanquim – e “tober” – o final da palavra “october” –, que significa outubro em inglês.
De lá para cá, com o uso da hashtag #inktober, o que começou como um desafio individual tomou a internet e vem mobilizando artistas de todo o mundo.
Vale a pena participar do desafio Inktober?
Se você está se perguntando se vale a pena encarar esse desafio, saiba que os benefícios vão além do comprometimento consigo mesmo!
Ao participar do Inktober, os artistas conseguem aprimorar seus traços através da prática diária, já que são 31 dias consecutivos de criação.
É também por causa dessa produção intensa que o desafio funciona como uma forma saudável de desenvolver bons hábitos de desenho.
Sabe aqueles dias que você acorda com mais preguiça ou que está tão atarefado com outras demandas da vida que o desenho quase fica de lado? Com o Inktober você se vê “obrigado” a desenhar e aprende, pouco a pouco, a incorporar seu trabalho artístico no meio da correria da rotina.
Mas não é só isso. Esse movimento é uma ótima oportunidade para construir uma presença online.
Se você quer que seu trabalho de desenho seja mais reconhecido, dá para aproveitar o Inktober como uma forma de divulgação artística ao compartilhar os desenhos diários com seus seguidores.
Como funciona o Inktober?
A ideia do Inktober é simples: fazer e postar um desenho por dia durante todo o mês de outubro.
Para participar, não precisa ser um desenhista ou ilustrador profissional. Todo mundo está convidado, basta querer participar!
O criador do Inktober, Jake Parker, tem uma frase bastante famosa que talvez você já tenha ouvido por aí: “finalizado, não perfeito”. E ela funciona muito bem para a experiência do Inktober, pois a ideia do movimento não é apresentar apenas trabalhos impecáveis, mas incentivar a prática artística.
Como participar do desafio?
Para participar, não precisa ser um desenhista ou ilustrador profissional. Todo mundo está convidado, basta querer e ter força para persistir.
Mas, para deixar o desafio mais organizado, consistente e integrado, há duas indicações básicas: fazer um desenho por dia durante todo o mês de outubro e postá-lo nas redes sociais com a hashtag #inktober.
Para facilitar o processo, o criador do desafio lança todos os anos uma lista oficial de temas.
Mas saiba que ela serve apenas como sugestão e inspiração. Você teve que pular um dia ou prefere ilustrar de forma digital? Não tem problema, nada te impede de participar do movimento!
Elementos essenciais no Inktober
Para quem está pensando em entrar na onda do Inktober, é bom ficar ligado em alguns elementos que fazem do desafio um processo ainda mais enriquecedor e divertido. Olha só!
Temas e inspirações
Se você está um pouco perdido e não sabe o que desenhar nesses 31 dias do Inktober, uma boa dica é seguir a lista temática oficial do evento.
Nessa lista são oferecidas palavras para cada dia do desafio, que servem justamente para dar um norte na hora de colocar a mão na massa.
Seguir outros artistas e procurar listas não oficiais também pode ser uma boa para conseguir mais inspiração para os desenhos diários.
Faça da internet a sua aliada e navegue por aí sempre com a mente aberta!
Materiais e técnicas
Sim, o Inktober surgiu como um desafio para desenhar com nanquim no papel, mas você não precisa levar essa indicação à risca.
É possível se arriscar e abusar da criatividade, experimentando outros materiais e técnicas. Marcadores, lápis de cor, tintas e aquarelas também podem fazer parte da brincadeira.
Não se esqueça que a ideia é aprender praticando no dia a dia, não importando exatamente o material que você escolheu.
Tem alguma técnica ou produto que você queira muito testar e dominar? Vá em frente!
Comunidade e apoio
Um dos aspectos mais legais do Inktober é a comunidade online que se forma ao redor do movimento.
São artistas profissionais e amadores de todo o mundo participando do mesmo desafio, então é esperado que a troca de experiências seja intensa e, claro, bastante produtiva.
Então aproveite para conhecer novos artistas e novos estilos e faça do mês de outubro um momento não só de treinamento, mas também de descobertas.
Artoolbro: conheça o desafio de outubro da Artools!
Com o sucesso do Inktober, artistas e marcas passaram a inventar seus próprios desafios e Artools não ficou fora do movimento!
Em 2022, criamos o Artoolbro. Nesse desafio, o objetivo era incentivar a experimentação de cada artista através de 13 temas para soltar a criatividade sem medo. E a ideia deu tão certo que resolvemos repeti-la em 2023.
Ficou interessado? Então acompanhe o nosso Instagram e aguarde pelas próximas postagens. É por lá que vamos divulgar as principais informações do Artoolbro. Nós estamos ansiosos, e você?
Quer conhecer os produtos da Artools? Então entre no nosso site e confira nossos materiais artísticos, que vão deixar seu mês de outubro ainda mais criativo!
Categorias: Criatividade