Desenho

Exercite a criatividade com sketchbook

Composição com sketchbook

Não existe regra para a criatividade, ela pode surgir nos momentos menos esperados e em lugares inimagináveis. Do nada, surge aquela ideia incrível, que pode ir embora da mesma forma que chegou. Nessas horas, ter ferramentas para dar vazão às ideias pode ser uma mão na roda. 

Neste artigo, apresentamos o sketchbook, uma excelente ferramenta para ajudar você a exercitar a criatividade de forma livre e do seu jeito. Confira!

Afinal, o que é o sketchbook?

Um sketchbook, também conhecido como caderno de rascunhos, nada mais é do que um caderno ou bloco com páginas em branco, podendo ter folhas em diferentes gramaturas e tamanhos. 

Geralmente, usa-se folhas com gramaturas maiores, pois a intenção é permitir que a criatividade flua e que o usuário possa utilizar diferentes materiais, como caneta, lápis e até tinta, sem correr o risco de estragar o papel. 

Apesar de o sketchbook ser um velho conhecido de artistas, arquitetos, designers e desenhistas, qualquer pessoa pode tirar proveito dessa ferramenta.  Você pode usá-la para fazer esboços, desenhos, lettering, registrar uma ideia quando ela surge, pintar, rabiscar… ou seja, soltar o traço e se permitir testar coisas novas, sem pressão e sem regras, onde quer que você estiver.

Para que serve o sketchbook?

O sketchbook é super democrático e versátil! Como ele é um caderno com páginas em branco, tanto o seu uso quanto o seu público são bem moldáveis. Apesar de ser tradicionalmente usado – como o nome em inglês já diz – como um caderno de rascunhos, sua função não para por aí.

Ele é uma ferramenta perfeita para desenvolver projetos de arte ou de qualquer matéria, já que suas páginas brancas e sem distrações esperam pela criatividade do usuário para serem preenchidas. Quer treinar alguma técnica mais específica como desenho, lettering ou colagem? Conte com ele!

Se você gosta de anotar as ideias que tem durante o dia ou se você é um entusiasta da escrita (tanto pessoal quanto ficcional), o sketchbook também pode ser uma boa pedida. Geralmente o seu tamanho não é muito grande, o que permite que ele seja transportado com facilidade por todos os lugares que você vai.

Pense no sketchbook como uma ferramenta pessoal que vai te ajudar a dar liberdade ao seu processo criativo, seja ele qual for! 

Como escolher o sketchbook?

Antes de adquirir um sketchbook, é aconselhável levar em conta o que se pretende fazer com esse material. 

Se o objetivo é carregá-lo para todos os lugares, talvez seja melhor contar com um caderno menor. Se você pretende utilizar tintas e materiais que podem manchar ou rasgar as páginas, então um sketchbook com gramatura maior, acima de 220g, é mais recomendado. Se a ideia é só fazer esboços a lápis, a gramatura menor já dá conta do recado. 

Cadernos com capa dura são ótimos para quem gosta de desenhar no transporte ou outros lugares onde não haja mesas, pois acabam servindo como um apoio. 

Agora que você já sabe como escolher o seu sketchbook, vamos ver algumas dicas de como usá-lo?

Dica: 9 técnicas para vencer o bloqueio criativo

Close-up de mão de artista desenhando no sketchbook

Dicas de uso do sketchbook para exercitar a criatividade!

O mais legal do sketchbook é que não existem regras para utilizá-lo. Sinta-se livre para fazer anotações, registrar ideias aleatórias e soltar a sua criatividade de acordo com a inspiração do momento. 

Mesmo quando as ideias custam a chegar, você pode abrir o caderno de rascunhos e só começar com a primeira coisa que vier à mente, sem a pressão de fazer algo super incrível, afinal, a página do sketchbook é um espaço só seu, você pode se permitir.

Mas aqui vão algumas dicas que preparamos para você.

Dica: Borracha para desenho: conheça os tipos e como usar

Para desenhar 

Lembra do que falamos antes sobre a liberdade de fazer o que quiser? Então, que tal se permitir a criar desenhos originais? Você pode usar o sketchbook também para apurar a sua técnica e poder acompanhar a evolução ao longo do tempo. São muitas as possibilidades e a escolha é sua. 

Para ajudar, que tal contar com o Lápis Graphite da Artools? A linha completa tem 12 traços diferentes com alta definição, além de os lápis terem uma pegada muito confortável. Vale experimentar.

Pintar com aquarela

Se você é dos que adoram pintura, que tal utilizar o sketchbook para fazer aquarelas? Mesmo que você não tenha prática, esse é o lugar ideal para experimentar. Aqui, vale aquela dica: o ideal é escolher cadernos com folhas de maior gramatura, pois a pintura molhada pode acabar vazando para o outro lado do papel. 

O Lápis de Cor Aquarell é uma ótima escolha para esse momento. Temos linhas com 24, 36, 60 e 100 cores. Já pensou no mundo de possibilidades? Além disso, possui uma pigmentação densa, que facilita o processo de aquarelar. E, como todos os produtos da Artools, os lápis são muito resistentes, garantindo durabilidade.

Além do Aquarell, a Artools também possui a Aquarela Misci, em bisnagas e a Aquarela Matiz, em pastilhas.

Lápis aquareláveis - Artools

Treinar lettering 

Para quem já conhece e para quem quer iniciar no lettering, o sketchbook é uma ótima ferramenta para treinar e reunir as suas artes em um só lugar. Assim como foi dito na dica de desenho, você pode acompanhar a sua evolução na técnica ao longo do tempo.

Nesse caso, sugerimos experimentar o Marcador Pictom, que possui pontas chanfrada e brush no mesmo corpo. Incrível, não é? Você ainda pode escolher entre 168 cores diferentes para expressar a sua arte.

O ideal é ter algumas opções de materiais para aproveitar o sketchbook da melhor forma. Por isso, recomendamos o Estojo Artsy Comfy, que pode ser usado tanto para transportar quanto como porta objetos na mesa. Com o Estojo Artsy Comfy, você está pronto para levar a arte para o mundo

Fazer colagens

Para quem não gosta tanto de escrever ou de desenhar, mas quer começar um novo hobby, o sketchbook também serve: faça colagens! Com cola, tesoura e muita criatividade dá para se iniciar nessa técnica e praticar diariamente. 

Combinando diferentes elementos (como fotografias, recortes de jornais e revistas ou até mesmo materiais menos usuais, como fitas e botões) você consegue fazer uma arte personalizada que reflita o seu próprio processo criativo. Para arrematar, ainda é possível pintar ou escrever pequenas frases e fazer um mix super divertido.

Criar metas

Sabe os bullet journals, aqueles cadernos personalizáveis que funcionam como uma agenda ou diário para registrar seus desejos, suas memórias e também para organizar o seu dia? Pois o sketchbook também pode ter essa finalidade! 

Para que isso aconteça, você pode ilustrar e colorir as páginas em branco com sua própria arte, que faça alguma relação ou sentido com as suas anotações pessoais. 

Com a caneta Pigmentum, da Artools, você consegue um traço intenso com alta pigmentação, disponível em 12 diferentes graduações. Perfeito para ilustrar seu sketchbook!

Anotar receitas

Você já pensou em fazer o seu próprio livro de receitas? Com o sketchbook isso também é possível. Para anotar suas receitas preferidas da maneira e na ordem que você quiser e, de quebra, ainda ter a opção de enfeitar e ilustrar cada página do seu jeito.

Para esse processo ficar ainda mais interessante, você pode aproveitar o título de cada receita para treinar aquele lettering charmoso e deixar seu sketchbook de receitas ainda mais único.

Usar como diário

Se o sketchbook é um mundo de possibilidades, por que não voltar para um uso mais tradicional, mas com suas próprias pitadas de personalidade? Para anotar os seus sentimentos do dia, faça dele um diário! Escrever nossas impressões é uma boa forma de relaxar e deixar a mente mais leve.

Onde encontrar inspiração para preencher o sketchbook?

Se você está procurando lugares e coisas para se inspirar e deixar seu sketchbook em constante uso, o melhor é se abrir para o mundo a sua volta e todas as suas possibilidades.

É claro que você pode encontrar inspiração em sites pela internet, como o Youtube, e redes sociais, como o Instagram e o Pinterest, mas não se prenda apenas ao mundo virtual. Livros antigos com ilustrações, revistas de outras épocas, filmes e séries que você gosta podem iluminar suas ideias para preencher seu caderno de esboços.

Como o sketchbook costuma ser pequeno e fácil de transportar nas suas andanças, aproveite para tê-lo com você ao visitar uma exposição ou conhecer um novo centro cultural. Você nunca sabe quando e o que pode te inspirar e o melhor, para os criativos, é sempre estar preparado!

O ideal é ter algumas opções de materiais para aproveitar o sketchbook da melhor forma. Por isso, recomendamos o Estojo Artsy Comfy, que pode ser usado tanto para transportar quanto como porta objetos na mesa. Com o Estojo Artsy Comfy, você está pronto para levar a arte para o mundo. 

Exercitando a criatividade sem medo!

Não importa a técnica, qual seu produto favorito ou o local em que você esteja, a parte mais incrível do sketchbook é se permitir. Como ele funciona como uma ferramenta de experimentação somente sua, você pode exercitar a criatividade sem medo e sem pressão, se deixando guiar pela imaginação.

E para te ajudar nesse processo criativo, conte com os materiais da Artools. Acessíveis e de alta qualidade, são pensados para satisfazer aqueles que são apaixonados por arte e gostam de criar sem bloqueios. 

A Artools possui o Illustrabook Rafe, sketchbook com um design resistente, capa rígida e elástico. Além de ser prático para transportar e utilizar em ambientes internos ou ao ar livre, a durabilidade das folhas do Illustrabook é alta, então você vai poder criar sem barreiras por muito mais tempo!

Clique no banner para descobrir onde encontrar os produtos da Artools perto de você!

Empresa de material de arte Artools

Categorias: Desenho , materiais de arte

Tags: ,