Ao pensar em material de arte, é possível que lápis, papel e pigmentos estejam no topo da sua lista. Talvez você até lembre da borracha para desenho, porém como um acessório de importância secundária.
Mas saiba que, assim como os demais itens, a borracha ideal faz toda a diferença. Existem vários tipos com diversas finalidades, que vão desde apagar sem danificar o papel até obter efeitos de luz e sombra, por exemplo.
Conhecer bem esse material e as suas possibilidades pode ajudar você nas experimentações artísticas.
Por esse motivo, preparamos este guia para que você conheça alguns tipos de borracha e faça as melhores escolhas. Vamos lá?
Dica: Vencendo o papel em branco
Tipos de borracha para desenho
O mercado oferece uma infinidade de possibilidades quando se trata de borracha para desenho. Por isso, é comum ficar em dúvida na hora de comprar.
Separamos os tipos mais comuns para que você conheça as suas características e possa escolher bem na sua próxima visita à papelaria.
Borracha de vinil
Mais conhecida como borracha plástica, a borracha de vinil é bastante eficiente para apagar traços. A sua textura macia permite uma boa absorção do grafite e preserva bem o papel. Diferente das borrachas escolares, ela não esfarela, criando pouco resíduo na hora de apagar.
Uma dica: experimente começar a apagar uma área pigmentada pela borda do desenho, fazendo a borracha passar pela parte branca do papel e em seguida pelo grafite, retornando para a parte branca e assim por diante. Esse movimento de vai e volta ajuda a limpar a borracha e a não manchar o desenho, tornando o apagamento mais eficiente.
Borracha branca
Apesar do nome, esse tipo de borracha é encontrado em diversas cores, sendo a branca a mais conhecida. Elas são borrachas mais duras e vêm com a promessa de apagar até traços de caneta.
Na verdade, esse tipo de borracha é mais abrasivo, então, em vez de absorver o pigmento, ela raspa o papel. Assim, é recomendado usar com cautela para não danificar a superfície de desenho. Os papéis com gramaturas maiores se dão melhor com esse tipo de borracha.
Lápis Borracha
Como o nome já diz, esse tipo de borracha vem em formato de lápis e deve ser apontado à medida em que é usado e desgastado. É mais recomendada para apagar linhas finas e pequenos detalhes no desenho. Não possui bom desempenho em áreas altamente pigmentadas, mas pode servir como esfuminho, uniformizando as tonalidades de cinza em um desenho realista.
Caneta Borracha
O diferencial desse tipo de borracha está no formato em que é disponibilizada no mercado, pois o desempenho é parecido com o das borrachas plásticas tradicionais. A caneta borracha pode vir com pontas mais finas ou mais grossas, sendo as mais finas ideais para apagar detalhes e pequenas áreas pigmentadas. Ela também é boa para criar pontos de luz nos desenhos.
Borracha elétrica
Esse tipo de borracha é muito eficiente para apagar traços, mas, por ter a ponta fina, não é o mais recomendado para áreas amplas. Ela apresenta bom desempenho ao apagar pequenas áreas e é muito boa para clarear detalhes, fazendo pontos de luz com bastante precisão e pouco esforço.
Um ponto fraco da borracha elétrica é a necessidade de ter baterias extras, pois elas podem descarregar quando menos se espera.
Borracha limpa tipos
Para quem não conhece, é fácil confundir esse tipo de borracha para desenho com uma massa de modelar. Sim, a borracha limpa tipos é feita com um material altamente maleável, permitindo a sua formatação de acordo com a necessidade do artista.
A limpa tipos não é recomendada para apagar grandes áreas pigmentadas, mas serve para absorver o excesso de pigmentos, facilitando o apagamento total ao utilizar uma borracha plástica logo em seguida.
Esse tipo de borracha é uma das queridinhas dos artistas, pois ela não mancha e nem estraga o papel, além de ser muito versátil. Ah! A borracha limpa tipos dura muito.
Confira uma das formas de usar esse tipo de borracha no vídeo do canal Cores da Joaninha.
Como escolher a melhor borracha para desenho?
Lembra que no início do artigo nós falamos que borrachas diferentes têm finalidades distintas? Pois é, a recomendação é estar prevenido ao contar com mais de um tipo.
Se a sua intenção é remover traços de caneta ou raspar pastel seco de uma superfície de desenho, uma borracha mais abrasiva cumpre bem esse papel.
Já para as artes com grafite, é recomendado contar com uma borracha para desenho que seja macia, que absorva bem o pigmento e que gera pouco resíduo, evitando danificar o papel ou manchá-lo. Nesse quesito, a borracha de PVC (ou plástica) é excelente.
A borracha limpa tipos pode ajudar a apagar áreas pequenas, cumprindo o papel que seria de uma caneta borracha, por exemplo. Além disso, pela alta absorção do grafite, esse tipo de borracha manterá o seu desenho limpo e com o papel conservado, já que ela é super macia.
Dica: Exercite a criatividade com sketchbook
Borracha para desenho da Artools
Se você procura por borrachas de qualidade, que acompanharão você ao longo da sua jornada artística, entregando eficiência, que tal conhecer as borrachas Blank e Blur da linha de produtos Artools?
A Blank é macia e permite um contato suave com o papel, preservando a superfície apagada. A tecnologia Hi Polymer exige menos esforço, mesmo para apagar grafites escuros, e resulta em menos resíduos.
Já a Blur é uma borracha maleável e muito flexível, permitindo que você escolha o formato ideal para apagar a área desejada. Ela absorve não só o excesso de grafite, mas também de carvão, pastel seco e outros pigmentos, mantendo o papel sempre limpo. A borracha Blur não gera resíduo.
Que tal experimentar as duas e ter a experiência completa?
Conheça esses e outros materiais de arte da Artools, produtos feitos para ajudar você quebrar as barreiras do criar.
Você encontra a Artools aí bem pertinho de você, é só clicar no banner.
Categorias: Desenho
Tags: Materiais de arte,