Desenho

Desenho de paisagem: dicas para observar e criar

Desenho de paisagem: dicas para observar e criar

Também conhecido como desenho de observação, o desenho de paisagem é uma das formas mais interessantes de se aprender os conceitos básicos para ilustrar e desenhar. Dos artistas experientes aos iniciantes, todos têm a ganhar ao tentar retratar aquilo que observam ao seu redor.

Ficou interessado em aprender mais sobre o desenho de paisagem? Então continue com a gente e descubra as principais características e técnicas desse tipo de arte!

Introdução ao desenho de paisagem

Talvez, em um primeiro momento, o desenho de paisagem soe desinteressante. Afinal, qual a graça em observar a composição de uma cesta de frutas ou de um vaso de flores e tentar replicar essas imagens em um desenho? 

Pois saiba que o desenho de paisagem vai muito além da observação de naturezas-mortas e objetos do cotidiano. A diversidade de cenas que podem ser capturadas no papel é imensa e depende do olhar que o artista tem do mundo que o rodeia. Um pôr do sol, uma sombra projetada na parede ou simplesmente um rosto conhecido.

O desenho de observação ou desenho de paisagem consiste na reprodução de certa imagem ou tema do modo mais realista possível. Ou seja, o objetivo não é interpretar uma cena, mas capturá-la exatamente do modo como ela aparece. 

Isso significa que é preciso dominar as técnicas e conceitos básicos do desenho para atingir um bom resultado na hora de compor esse tipo de arte. 

Além disso, também é necessário ser um bom observador! O que você vê no mundo que o cerca que chama a sua atenção e merece virar uma obra de arte?

Técnicas de observação para desenho de paisagem

Para desenhar qualquer tipo de paisagem – seja ela uma natureza-morta, uma figura, um cenário de arquitetura ou design ou mesmo uma cena do dia a dia – é necessário treinar a observação detalhada. É assim que conseguimos capturar a essência de uma paisagem e transpô-la para o papel.

Observar também é um exercício, portanto exige treino, dedicação e consistência. Considere que suas mãos são uma extensão dos seus olhos e deve-se desenhar exatamente aquilo que é visto. 

Antes de iniciar o desenho, observe qual a posição geral do objeto ou da cena, o seu tamanho, as proporções e as distâncias. Só então comece a esboçar o seu desenho!

Passo a passo: desenho de paisagens para iniciantes

Se você nunca fez um desenho de paisagem e quer colocar a mão na massa, te ajudamos com um passo a passo simples. 

Para começar, tenha à disposição os materiais básicos. Folha branca (como cartolina ou sulfite), lápis e borracha são suficientes para iniciar seus rascunhos. Com o tempo, você pode adicionar elementos para colorir, como guache ou giz pastel.

Depois, é hora de iniciar o processo. Como já enfatizamos, o desenho de paisagem exige que o objeto ou cena seja observado com atenção. Então foque nos elementos que você precisa reproduzir e tente respeitar o quadro, as proporções e a perspectiva.

Não tenha medo de errar, de apagar e de corrigir. Lembre-se que é praticando que você vai dominar os conceitos básicos e aperfeiçoar suas técnicas.

Opções de cenários para transpor no desenho

Ainda não sabe o que desenhar? Não tem problema. Uma das vantagens do desenho de observação é que praticamente qualquer cena ou objeto pode se transformar em arte. Abaixo, sugerimos algumas opções.

Explorando a paisagem urbana em seu desenho

Paisagens urbanas – como edifícios, casas, estradas e pontes – são ótimas oportunidades para treinar o desenho de observação. Com tantos elementos arquitetônicos combinados à agitação da cidade, é fácil tornar um desenho realista muito mais vivo e interessante.

Para este tipo de desenho de paisagem, aposte em diferentes graduações de lápis para conseguir distintas tonalidades. Detalhes arquitetônicos e cenas urbanas costumam exigir maior cuidado às proporções e ângulos. Fique atento!

Paisagens noturnas: jogando com luz e sombra

Já pensou em praticar criando paisagens noturnas? Pode ser aquele lusco-fusco do cair do dia ou a neblina espessa de uma noite fria de inverno. A ideia é aproveitar as nuances da noite para brincar com a luz e sombra a fim de refletir o ambiente e atmosfera que só a noite tem.

Desenho de paisagem rural: capturando a tranquilidade do campo

Para quem mora no campo ou vai fazer aquela viagem para relaxar não há motivos para não aproveitar essa oportunidade. A paisagem rural, suas nuances e sutilezas são um prato cheio para se inspirar e criar belos desenhos de paisagem.

Fazendas, plantações, animais e o cotidiano do campo: há muito para se registrar em técnicas e práticas. Aproveite a oportunidade para adicionar cor ao seu desenho de paisagem; pode ser com lápis de cor, giz pastel, aquarela, canetinha ou guache. Descubra a técnica com que você mais se identifica e mãos à obra!

Mulher pintando paisagem de montanhas

Dicas de coloração para paisagens vivas

Quando pensamos em desenhos realistas, muitas vezes o que vem à mente são desenhos em preto e branco. Mas isso definitivamente não é uma regra. Desenhos de paisagens, quando bem coloridos, chamam ainda mais a atenção e evidenciam aspectos que a ausência de cores não é capaz de evidenciar.

Para deixar o seu desenho de paisagem colorido ainda mais vivo, é preciso pensar bem na composição e saber trabalhar com sombreamento. Além disso, uma boa cartela de cores ajuda bastante a conseguir um efeito mais realista, parecido com o do cenário ou objeto real.

Observar e criar com a ajuda a Artools

Treinar o olhar para enxergar tudo que precisa ser reproduzido em uma criação artística é uma tarefa digna dos grandes artistas – sejam eles experientes ou iniciantes. E no desenho de paisagem isso não podia ser ainda mais verdadeiro. 

Para conseguir o resultado que todos esperamos em um desenho de observação é fundamental prestar atenção às proporções, à perspectiva, aos detalhes, às sombras e luz e, claro, aos materiais utilizados nessa criação.

Na Artools, você encontra uma gama de materiais artísticos que auxiliam em todos os momentos de inspiração. Para criar naturezas-mortas, uma paisagem urbana ou uma cena rural. 

Entre no nosso site e conheça os produtos que vão te ajudar a criar sem barreiras! E para ver onde encontrar a Artools perto de você é só clicar no banner. 

Empresa de material de arte Artools

Categorias: Desenho