Um bom desenhista – seja iniciante, seja profissional – é aquele capaz de compreender e aplicar as técnicas básicas de desenho. E para isso, uma das melhores formas de praticar as diferentes etapas dessa arte se dá através do desenho de observação.
Vamos descobrir as vantagens de fazer um desenho de observação? Além de ser uma ótima maneira de entender os conceitos básicos que envolvem o processo de desenhar, ele ajuda o artista a trabalhar sua atenção e sua percepção.
Acompanhe!
Introdução ao desenho de observação: entenda a técnica
O desenho de observação é uma técnica que consiste em reproduzir uma determinada cena ou objeto exatamente da maneira que a observamos. A ideia é desenhar da maneira mais realista possível o tema que está a nossa frente, sem nenhum tipo de interpretação, adornamento ou enfeite.
É como se o desenho de observação fosse um desenho da realidade, sem qualquer adicional que venha por conta do artista. Pode ser uma pintura figurativa, uma natureza morta, uma paisagem ou até um desenho arquitetônico.
Como não há espaço para criação e interpretação, essa é uma arte difícil, que assusta até os desenhistas mais experientes. É preciso colocar à prova conceitos básicos (como proporção, iluminação, textura e forma) e ser capaz de utilizar adequadamente a sua percepção visual.
Benefícios de criar desenhos de observação
A importância do desenho de observação para os artistas é indiscutível: essa técnica ajuda a aprimorar o nível do desenho, pois exige atenção a aspectos essenciais, como a perspectiva, a proporção, a sombra e a luz, além do cuidado com os detalhes e as texturas.
Para além do aprimoramento técnico, o desenho de observação funciona como um ótimo exercício para desenvolver a atenção, o foco e a concentração. Afinal, observar não é tão simples quanto parece, sobretudo para uma sociedade acostumada à urgência e à brevidade da internet e das tecnologias.
Outro benefício que pode resultar do desenho de observação é o desenvolvimento de um estilo pessoal. Ao observar e praticar seu traço e as técnicas mais tradicionais, o artista vai adquirindo maturidade e descobrindo não só aquilo que ele faz bem como também aquilo que ele gosta de fazer. Forma-se, assim, um estilo!
Materiais necessários para fazer um desenho de observação
Não é preciso de muitos materiais para fazer um desenho de observação. Com papel, lápis (ou lapiseira) e borracha você já consegue treinar bastante e obter bons resultados. Se quiser investir um pouco mais, caneta esferográfica e nanquim também são boas opções.
A dica é contar com materiais de qualidade! Dê preferência para uma borracha que deixa menos resíduos ao apagar e que preserva o papel, como a Borracha Blank da Artools.
Na hora de escolher um papel, certifique-se que a folha possua um tamanho que permita movimentos mais livres.
Como começar a criar um desenho a partir da observação?
Para começar a desenhar a partir da observação, não há mistério. Está com o seu material básico à mão? Então, primeiro, escolha algo para desenhar. Pode ser um objeto da sua casa, como uma fruteira, um vaso de flor ou algum utensílio da sua cozinha.
Quer algo menos simples e com mais significado? Tudo bem, escolha algo que você gosta e faz parte da sua rotina. Pode ser um quadro na parede ou uma peça de roupa pendurada. O mais importante é que você consiga ficar a uma distância que lhe permita observar todos os detalhes do objeto ou da cena.
Para objetos grandes, uma distância de cinco ou dez metros costuma ser confortável. Já no caso de objetos menores, o ideal é ficar mais próximo. E não esqueça: desenho de observação exige cuidado às proporções. Então aproveite para usar o seu polegar como referência de tamanho e caprichar nas proporções!
Leia também: Formas geométricas básicas no desenho: veja a importância
Técnicas de observação para desenhar
Há algumas técnicas que fazem toda a diferença quando aplicadas (corretamente) no desenho de observação, como a proporção, o sombreamento, as linhas de contorno e as texturas.
Lembre-se sempre que um desenho de observação é um desenho tridimensional. É preciso, portanto, levar em conta também os espaços vazios – ou, em outras palavras, o que não está lá!
Comece se perguntando quais são os elementos que precisam necessariamente fazer parte deste desenho para que ele seja coerente.
Exercícios práticos para começar um desenho de observação
Existem alguns exercícios práticos e simples que você pode realizar para aprimorar seu desenho de observação, independente do motivo escolhido. Vamos conhecer alguns?
Desenho de paisagens e natureza
Buscar inspiração na natureza e desenhar as paisagens que vemos por aí já é um clássico. Como em todo desenho de observação, o segredo é se ater nas proporções e nos detalhes. Antes de começar a esboçar, observe com atenção cada elemento (em separado) que compõe a cena. Só então comece a rabiscar.
Um bom exercício para treinar? Desenhar sem olhar para a folha! Prenda a folha na mesa e procure reproduzir a paisagem ou a cena da natureza sem voltar seus olhos para ela. A ideia é que sua mão funcione como uma extensão dos seus olhos e você consiga focar inteiramente naquilo que você está observando.
Desenho de retratos
Capturar expressões faciais e corporais não é uma tarefa fácil e a melhor forma de tornar-se cada vez melhor nesse tipo de desenho de observação é treinando.
Então que tal convidar alguém para ser o seu modelo vivo? Peça para a pessoa trocar de posição e expressão a cada três ou quatro minutos e prepare-se para gastar bastante papel nesse exercício!
Desenho de interiores
O desenho de observação é um grande aliado na arquitetura e no design. Com ele, é possível representar espaços interiores, construções e projetos arquitetônicos.
E que tal treinar o nosso senso de observação a partir dos espaços vazios? Ao invés de desenhar o vaso de flor que você está vendo, tente reproduzir o espaço entre o vaso e a sua sombra na parede. Como você faria isso? Quais as maneiras de adicionar profundidade e proporção aqui?
Desenho de observação: praticar é a chave
Não importa se você é um artista amador ou profissional, o desenho de observação é um ótimo exercício para aperfeiçoar suas habilidades, treinar suas técnicas e desenvolver seu estilo próprio.
Mesmo que o resultado obtido nem sempre seja o resultado almejado, não se esqueça que é a prática que leva à perfeição.
E para te ajudar a praticar mais e melhor, a Artools conta com materiais artísticos de qualidade criados e testados por artistas.
Entre no nosso site e conheça o nosso catálogo. Conte com a gente para quebrar as barreiras do criar!
Clique no banner para ver onde encontrar a Artools perto de você!
Categorias: Estudos e técnicas