Estudos e técnicas

Desenho realista: o que é e como fazer

rascunho de uma mão

Desenho realista é um dos segmentos artísticos que mais impressionam quem consome arte na atualidade, por conta do nível dos detalhes que aproximam a obra da realidade. 

Esse tipo de desenho exige muita técnica e uma capacidade de observação apurada do artista. Por isso, é recomendado muito treino até chegar ao resultado esperado.

Se você se interessa por desenho realista e pensa em começar a se aventurar nessa técnica, acompanhe o artigo para saber mais.

O que é o desenho realista? 

O que comumente chamamos de desenho realista, na verdade, é o desenho hiper-realista.

Há uma confusão entre o entendimento do realismo e do hiper-realismo, movimentos artísticos que marcaram épocas distintas e que possuem técnicas e objetivos diferentes.

O hiper-realismo surge na década de 60, tendo se popularizado nos anos seguintes, perdurando até os dias atuais. A sua principal característica é a representação de elementos do mundo real, como objetos, animais, a natureza e, claro, pessoas no cotidiano, independente se é desejo do artista passar uma mensagem ou não através da obra.

Junto com o desenho, faz parte desse movimento a escultura, e, em ambas expressões, o artista busca captar cada pequeno detalhe a fim de tornar a obra a mais verossímil possível.

Hiper-realismo: fotografia ou desenho? 

O mundo real, a natureza e as pessoas sempre foram objetos de inspiração para a arte, nas suas mais diversas expressões, incluindo a pictórica. 

Quadros famosos de grandes artistas, como Monalisa, de Leonardo Da Vinci (Século XV), As meninas, de Diego Velázquez (século XVI), Moça com brinco de pérola, de Johannes Vermeer (século XVII), e muitos outros, tinham pessoas como personagens, mas eram claramente uma pintura.

No hiper-realismo, o objetivo é criar uma pintura ou desenho tão próximo da realidade, que fica difícil distinguir de uma fotografia. Para alcançar tal resultado, os artistas levaram a um outro nível técnicas de luz, sombra, degradê e desenvolveram uma capacidade de observação de detalhes quase que científica.

Por se tratar de uma técnica muito detalhista, é comum que os desenhistas utilizem uma foto como referência para os desenhos realistas.

Desenho realista: o que é e como fazer

Quais os materiais necessários para criar um desenho realista? 

Lápis para desenho

Há diversos pigmentos possíveis para se fazer um desenho realista, mas, entre todos, o lápis grafite é o mais usado pelos desenhistas, tanto no início do aprendizado quanto quando já há uma técnica mais apurada.

Isso porque há uma graduação de 20 traços possíveis, abarcando os diferentes tons entre o cinza e o preto, necessários para a composição de uma imagem preto e branco cheia de nuances de luz e sombra. 

Além disso, o grafite permite o uso do dedo para esfumar, fazendo transições mais naturais, além de ser um material prático e com custo razoável, mesmo os de melhor qualidade.

Borracha

Além de apagar os erros ao longo do processo de desenho realista, a borracha ainda pode criar pontos de luz em desenhos feitos a lápis. A depender do tipo, ela também serve para tirar o excesso de grafite da folha de papel, dando o acabamento necessário em determinadas partes do desenho. 

É preciso escolher borrachas de qualidade, pois algumas podem manchar o papel, e, se possível, trabalhe com uma borracha para apagar e outra para tirar o excesso de pigmentos, que é o caso da limpa-tipos.

Papel

Quanto ao papel utilizado para o desenho realista (ou hiper-realista), depende muito do seu objetivo e do tipo de pigmento a ser utilizado. Se você está fazendo os seus primeiros traços e tem o objetivo de aprender, nada impede de iniciar com o papel sulfite de gramatura menor.

Já se o objetivo é criar uma arte que resista ao tempo, o ideal é trabalhar com outros tipos de papéis, como o de fibra de algodão, que tem menor acidez e não amarela com o tempo, além de conservar o desenho em sua superfície.

Esfuminho

O esfuminho é um objeto feito de papel firmemente enrolado, formando uma espécie de bastão utilizado para dar acabamento ao desenho, uniformizando os traços no papel, criando uma aparência mais realista. Essa ferramenta só deve ser utilizada no final do seu trabalho.

Lápis de cor

Algumas pessoas preferem trabalhar apenas com o grafite no desenho realista, mas o desenho colorido pode ajudar a obter resultados ainda mais impressionantes. A técnica colorida também é mais desafiadora, uma vez que pode ser difícil encontrar as cores ideais com todas as suas nuances e efeitos de luz e sombra.

Tinta

Para quem trabalha com pintura, seja em tela ou em papel, a tinta já é um dos itens principais do seu dia a dia, independente da técnica, não sendo diferente com o hiper-realismo. Se puder investir numa quantidade grande de cores, ótimo, se não, uma das vantagens da tinta é a possibilidade de criar diversas cores a partir das misturas.

Dica: Do liso ao crespo: dicas de como desenhar cabelo

Como fazer um desenho realista? 

Ainda que o objetivo de artistas de desenho realista seja o mesmo, ou seja, a representação de elementos do mundo de uma forma bastante próxima da realidade, as soluções e as etapas empregadas dependerão de cada pessoa. Aqui, listamos algumas para ajudar você que está começando agora.

Observe

Já falamos que a observação apurada é uma das qualidades do artista de desenho realista. Assim, observe elementos como:

  • luz e sombra – perceba onde estão as parte mais iluminadas no seu modelo, como a luz cria transição de cores do ponto mais iluminado até o lugares com mais sombra e como criam a sensação de volume em uma foto, por exemplo;
  • relacionamento entre os objetos – observe e reproduza as escalas de tamanhos dos objetos em cena, sendo menores os que estão ao fundo e maiores os que estão em primeiro plano, forma como percebemos a realidade;
  • arestas dos elementos – são as linhas que contornam os objetos em cena, que nos permite diferenciá-los da superfície, dando o efeito 3D.

Relacione os elementos observados

Tendo observado os pontos abordados anteriormente, de forma detalhada, agora é preciso percebê-los no todo, a forma como eles se relacionam. Se você focar apenas em um elemento sem localizá-lo no todo, o seu desenho pode não ficar harmônico.

Treine técnicas de profundidade linear e perspectiva atmosférica

Essas são técnicas utilizadas para dar um efeito de profundidade ao desenho realista. A primeira diz respeito ao uso de linhas, tamanhos e posicionamento dos objetos para representar uma espécie de tridimensionalidade. 

Uma dica é se aprofundar em temas como linha do horizonte, ponto de fuga, plano de solo e ponto de vista, para começar, pois esse é um assunto que merece atenção e mesmo um curso inteiro para que seja abordado da melhor forma.

Quanto à perspectiva atmosférica, ela diz respeito ao efeito de profundidade alcançado com o trabalho de luz e sombra. Sombra projetada, borda sombreada, luz refletida, luz completa e meio-tom são temas a serem estudados para aplicar essa técnica de forma satisfatória.

Desenho realista: o que é e como fazer

Dicas extras para fazer um desenho realista 

É só olhar para um desenho realista para perceber como é uma técnica complexa, cheia de detalhes e habilidades exigidas. Por isso, é preciso muito estudo e muita experimentação

Nesse processo, tenha paciência e não se cobre muito. Lembre sempre de se divertir tentando. Se o seu objeto de desenho será pessoas, treine uma parte do rosto por vez até dominar a técnica para cada um.

Busque prazer em observar os detalhes, são eles que tornarão os seus desenhos próximos da realidade. 

Treine o peso da mão para trabalhar os tons de sombreamento, os degradês, elementos muito importantes para conseguir o efeito de volume.

Consuma referências dos seus artistas preferidos e de outros artistas que publicam os seus trabalhos nas redes sociais. Vale ler textos mais técnicos e ver tutoriais também, como por exemplo esse do artista Lino do lago.

Sugestões de ferramentas para começar a desenhar

A Artools tem produtos com excelente qualidade para ajudar você, iniciante ou artista profissional, a criar usando todo o seu potencial.

A primeira sugestão é o Lápis Graphite, uma linha que conta com até 12 traços diferentes (2H, H, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B), a variedade ideal para treinar e colocar em prática toda a técnica do desenho realista. Os lápis da linha Graphite são confortáveis, resistentes e têm traços de alta definição.

A segunda dica é a borracha BLUR, a limpa tipos da Artools. Por ser maleável, permite compor diferentes formas de apagar, sejam pequenas ou grandes áreas do desenho. A borracha Blur absorve o excesso de grafite sem sujar o papel e não deixa resíduos.

A terceira dica é a borracha BLANK, que possui tecnologia Hi Polymer, que resulta em menos resíduos. O seu contato com o desenho é suave e exige menos esforço para apagar, ajudando a preservar o papel.

Uma dica extra: conheça os demais produtos do nosso catálogo e conte com a Artools para quebrar as barreiras do criar.

Clique no banner e saiba onde encontrar a Artools perto de você.

Empresa de material de arte

Categorias: Estudos e técnicas