À medida que a gente avança nas técnicas de desenho, outras ferramentas além do papel, lápis e borracha vão se apresentando para possibilitar o alcance de resultados mais sofisticados e até mais complexos. É o caso do esfuminho.
Talvez você ainda não conheça esse material, mas se você é uma pessoa que tem curiosidade sobre o desenho realista, provavelmente já escutou esse nome em algum momento.
Vamos explicar aqui o que é um esfuminho e daremos dicas de como utilizá-lo para aplicação de técnicas mais avançadas de desenho. Acompanhe!
O que é o esfuminho?
À primeira vista, o esfuminho pode ser confundido com um lápis de cor branco, pois ele também tem um formato cilíndrico, com pontas afuniladas, porém, nas duas extremidades.
Mas a verdade é que esse material é um pequeno rolo de papel prensado, bem apertado, que até ganha solidez. Com ele, é possível suavizar traços de lápis, esfumar o grafite e mesclar cores.
Quem curte bastante o desenho realista já percebeu os efeitos de luz e sombra no desenho, que dão uma sensação de volume, deixando a arte mais verossímil. Certamente o artista que você admira utiliza o esfuminho no dia a dia.
Como usar o esfuminho?
Não é difícil usar o esfuminho, mas é preciso bastante prática para conseguir reproduzir bem as técnicas de esfumado características do desenho realista. Para começar, você segura o esfuminho como um lápis, não na vertical, mas na diagonal, e faz movimentos de vai e vem ou circulares sobre o pigmento no papel, tornando os traços mais suaves.
Não precisa usar muita força, mas o peso da mão muda a depender do efeito que se busca. Nas áreas menos iluminadas, o peso da mão é mais leve, o oposto das áreas que têm mais luz.
Se você pretende trabalhar com desenhos coloridos, o ideal é contar com algumas unidades de esfuminho e utilizar um para cada cor. Em cada unidade você utiliza um lado para os tons mais claros e o outro para os mais escuros.
Com quais materiais utilizar o esfuminho?
O esfuminho não é um material passível de ser utilizado com pigmentos molhados ou com tintas que secam rapidamente. Então, a aplicação de sombreamento, degradês e suavização dos traços com canetas, aquarela, guache e outros materiais de pintura tem procedimentos bastante específicos.
Já o grafite, o carvão e o giz pastel seco são pigmentos sólidos que, mesmo após aplicados em superfícies de desenho ou pintura, é possível manipulá-los sem necessidade de água ou outra substância solvente.
Por isso, esses são os materiais ideais para aplicar técnicas em que o uso do esfuminho é necessário.
Aprenda a fazer um esfuminho em casa
O esfuminho é um material bastante acessível e que pode ser facilmente encontrado em lojas de materiais de arte, presenciais ou pela internet. No entanto, pode ser que você precise de um esfuminho nesse exato momento, ou é daqueles que curtem um DIY. Para você, existe a opção de fazer um esfuminho em casa.
Você vai precisar de uma folha de sulfite, uma régua, uma tesoura, fita adesiva e um objeto pontiagudo e longo, como um palito fino ou uma agulha de crochê, por exemplo. Esse material é o bastante para construir dois esfuminhos.
Use a régua para traçar uma linha reta na diagonal do papel. Em seguida, corte sobre essa linha, originando dois triângulos.
Você observará que uma das vértices do triângulo tem um ângulo menor. É por essa parte que você começará a enrolar o papel. Conte com o apoio de uma mesa para enrolar de uma forma bem justa.
Atenção para que esse rolo de papel se torne uma espécie de cone bem fino, ou seja, ainda que as duas extremidades tenham uma circunferência pequena, um dos lados precisa formar uma espécie de ponta.
Feito isso, introduza o palito na parte aberta do cone e empurre o papel até ele tomar um formato de lápis. Agora, é só utilizar um pequeno pedaço de fita para prender o papel, evitando que ele se desenrole. Está pronto o seu esfuminho.
Dicas para usar o esfuminho
Alguns cuidados precisam ser tomados ao usar o esfuminho para não estragar o desenho. Já demos a dica de utilizar um para cada cor, evitando misturas que não sejam a sua proposta artística. Então é interessante investir numa quantidade considerável desse material, ou produzir você mesmo. A gente viu agora há pouco como é fácil fazer um esfuminho em casa.
Outra dica é contar com uma lixa média para limpar o esfuminho. Chega o momento em que há tanto grafite sobre a ponta do material, que utilizá-lo se torna um risco de manchar o desenho.
Então, sempre que perceber essa tendência, passe suavemente a extremidade do esfuminho sobre a lixa. A forma mais recomendada de fazer isso é girando o esfuminho inclinado. Evite movimento de vai e vem, pois pode esfarelar a ponta do material ou fazê-lo perder o formato cônico.
Conheça os lápis grafite da Artools
Agora que você já sabe como manipular um esfuminho, que tal conhecer o lápis grafite ideal para usar em sua arte e aplicar as diversas técnicas de desenho realista, como luz e sombra, sfumato e muitas outras? Esse lápis é o da linha Graphite da Artools.
A linha de lápis Graphite conta com até 12 traços diferentes (2H, H, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B e 9B), possibilitando uma diversidade imensa de resultados em seus desenhos.
O material é feito a partir de matéria prima de alta qualidade, que garante traços de alta definição. Seu corpo tem formato hexagonal, que significa maior conforto na pega, aspecto importante para quem passa muitas horas desenhando.
Além da qualidade do pigmento, os lápis grafite da Artools são resistentes e duráveis, entregando performance e economia ao mesmo tempo. Eles podem ser adquiridos individualmente ou em estojo metálico com 6 ou 12 unidades.
Bom, não é? Então encontre os lápis da Artools bem perto de você. Clique no banner para saber mais.
Categorias: materiais de arte