Nas artes, há um aspecto fundamental para que a imagem seja bem recebida pelos espectadores: a composição. Uma boa organização dos elementos visuais de um desenho ou de uma pintura garante uma certa harmonia e faz com que a obra seja recebida pelo público da maneira esperada pelo artista.
Vamos entender a importância da composição na arte, descobrir quais são os seus elementos centrais e aprender as técnicas fundamentais para criar uma composição no desenho?
Venha com a gente e conheça a beleza da composição!
Introdução à composição no desenho
À primeira vista, a noção de composição no desenho pode parecer um pouco misteriosa. Mas saiba que ela nada mais é do que o modo que organizamos os elementos em uma obra artística.
A ideia é combinar os objetos e elementos da cena para que o resultado pareça mais “harmonioso”.
A importância da composição na arte
O impacto de uma composição em um projeto artístico é imenso.
Ela influencia na história que o artista quer contar, na narrativa criada ao redor da obra, no equilíbrio entre os diferentes elementos que a compõe e, claro, no impacto emocional que essa imagem vai produzir naqueles que a observam.
Viu só como a importância da composição não é pouca coisa?
Principais elementos de composição
Agora que já sabemos as funções que a composição possui em um desenho, é preciso conhecer quais são os principais elementos que influenciam e fazem parte dessa composição. É assim que seremos capazes de organizá-los adequadamente e deixar o nosso desenho mais interessante e equilibrado.
Para conseguir mais equilíbrio, as noções de proporção, profundidade e contraste são fundamentais.
Com a profundidade, você cria a ilusão de um espaço tridimensional no desenho que é necessariamente bidimensional. Com isso, o espectador consegue se sentir inserido na cena representada!
O contraste é outra forma de deixar uma imagem mais interessante. Com a utilização de luz e sombra, de cores e de texturas dá para atrair o olhar do espectador ao ressaltar áreas e aspectos específicos do desenho.
E não esqueça de prestar atenção à proporção. De que maneira as formas, as linhas e as cores estão dispostas no seu desenho? Quais são os pontos focais destacados para quem o observa? Há um equilíbrio entre o enquadramento e os espaços vazios?
Técnicas fundamentais ao criar uma composição
Existem algumas técnicas eficazes que podem te ajudar na hora de compor o seu desenho ou a sua pintura. Abaixo, sugerimos as principais:
Regra dos terços
Muito útil, a regra dos terços auxilia na construção de uma composição equilibrada. Para aplicá-la, basta dividir sua imagem em nove partes iguais com o uso de duas linhas-guia verticais e duas horizontais.
Essas linhas indicam os melhores locais para você posicionar os principais elementos do seu desenho, que são sobretudo naqueles pontos onde há intersecção de duas linhas. Eficiente, não é?
Ponto focal
Já ouviu falar nos pontos focais? Eles são aquelas áreas estratégicas de uma imagem que mais atraem o nosso olhar, seja num desenho, numa pintura ou numa ilustração.
Há muitas maneiras de criar um ponto de fuga: com o uso direcionado de linhas ou pontos, com a adição de um elemento isolado na cena, com o uso de cores mais fortes ou pontos de luz.
O objetivo é encontrar um local estratégico para deixar a composição equilibrada.
Exploração de espaço negativo
No desenho, o espaço positivo é aquele ocupado pelo objeto, enquanto o espaço negativo é aquele em volta do objeto. Mas por que esses conceitos são importantes?
É simples: através deles conseguimos perceber visualmente se, enquanto desenhamos, a composição está equilibrada com relação ao enquadramento.
Por exemplo: se você pega uma folha em branco e desenha uma maçã apenas em um canto, o espaço negativo será o restante da folha. Pensando na composição, ela parece equilibrada? Provavelmente não. A maçã está visualmente pesada, deixando o resultado desequilibrado.
Para melhorar isso, você pode aumentar o tamanho ou a quantidade de elementos, ocupando melhor os espaços negativos.
Harmonia de cores
Assim como na vida, na arte as cores fazem toda a diferença. Escolher uma cartela de cores e a sua disposição no papel afeta a composição e cria atmosferas específicas. Além disso, as cores são ótimas para destacar os elementos-chave e adicionar luz e sombra ao desenho.
Dicas e sugestões para criar uma composição para o seu desenho
Achar a composição ideal – aquela que combina bem os elementos do desenho e transmite da melhor forma possível para o espectador a intenção do artista – nem sempre é uma tarefa fácil.
Veja duas dicas úteis para deixar esse processo mais leve e intuitivo!
Permita que as ideias se desenvolvam
Criar é se permitir. Evite se fixar em uma ideia completamente pré-concebida da arte final, pois o processo importa tanto quanto o resultado.
Antes mesmo de esboçar a ideia principal, se pergunte o que você quer desenhar, como você pode fazer isso e qual mensagem você deseja transmitir. Assim, você permite que as ideias se desenvolvam de maneira mais fluida e mais natural.
Busque referências e inspiração
Para fazer arte, é preciso consumir arte. É estudando diferentes técnicas, conhecendo outras obras e artistas e descobrindo novas referências visuais que o nosso aparato cultural e artístico vai crescendo e se aprimorando.
Pode ser visitando um museu ou uma galeria, folheando revistas e livros ou mesmo navegando pela internet. Não há limite quando o assunto é buscar inspiração para o nosso próprio trabalho autoral. Ao observar artistas e culturas diversas vamos aprendendo a trabalhar o nosso olhar para a composição.
Criando e compondo com a Artools
Esperamos que com esse texto tenha ficado mais claro a importância de uma boa composição no desenho.
Aprender a olhar para uma criação própria e descobrir como os diferentes elementos que a constituem podem ser posicionados e trabalhados para haver harmonia visual é característica fundamental de um bom artista.
E para te ajudar na hora de desenvolver seu desenho, conte com os materiais artísticos da Artools!
Entre no nosso site, conheça nossos produtos e se permita criar sem barreiras.
Clique no banner para ver onde encontrar a Artools perto de você.
Categorias: Estudos e técnicas