História da Arte

Carybé: vida e obra do multiartista brasileiro de coração

Carybé: vida e obra do multiartista brasileiro de coração

Escultor, gravurista, ceramista, desenhista, muralista e pintor: Carybé fez da versatilidade e da mistura de culturas um potencializador para a sua arte, cheia de referências ora portenhas, ora brasileiras. 

Fascinado pela Bahia, fez do estado a sua morada e, dali, tirou a força para dar rosto à sua arte figurativa.

Vamos conhecer Carybé? Venha com a gente para saber mais da vida, da obra e das principais características da arte deste artista para lá de brasileiro.

Carybé trabalhando no mural do edifício Cidade de Salvador, no bairro do Comércio.
Carybé trabalhando no mural do edifício Cidade de Salvador/ Crédito: Instituto Carybé

Quem foi Carybé?

Nascido Hector Julio Páride Bernabó, Carybé, na verdade, nasceu na Argentina em 1911 e com apenas 6 meses de vida mudou-se com sua família para a Itália. Lá, viveram até 1919, quando decidiram vir ao Brasil. A partir daí, a trajetória desse artista torna-se intrinsecamente multicultural

Morando no Rio de Janeiro, Carybé completa seus estudos secundários na cidade maravilhosa, onde ingressa na Escola Nacional de Belas Artes em 1928. É também no Rio onde acaba sendo apelidado pelo que, mais tarde, torna-se seu nome artístico: carybé, um pequeno peixe amazônico.

Trabalhando desde cedo, é ajudante no ateliê de cerâmica de seu irmão Arnaldo. Em 1929, o trio de irmãos é contratado para fazer a decoração de carnaval dos hotéis Glória e Copacabana Palace. A recompensa vem em muitos contos de réis, dinheiro que possibilita a volta da família à Argentina.

Assim, com 18 anos, Carybé conhece finalmente o país onde nasceu. A chegada à Argentina, entretanto, vem com a crise econômica mundial. Para conseguir algum dinheiro, os três irmãos ingressam no jornalismo e são contratados por jornais para a elaboração de ilustrações e charges. Nesse meio tempo, Carybé continua desenhando e pintando para si.

No ano de 1938, ele consegue um emprego com o qual sempre sonhou: é contratado pelo jornal El Pregón para viajar pelo mundo enviando reportagens e desenhos dos lugares visitados. É assim que conhece Santos, Montevidéu, as cidades históricas de Minas, Vitória e também Salvador. É aqui que começa seu amor pela Bahia.

Ainda em Salvador, uma notícia pega o artista de surpresa: seu jornal argentino falira. Sem trabalho fixo, passa seis meses em Salvador e volta para a Argentina carregando desenhos e aquarelas para sua primeira exposição individual. Para ele, “tempos de miserê” mas também de boa sorte.

Mural de Carybé no Edifício Catarina Paraguassú, Salvador, Bahia.
Mural de Carybé no Edifício Catarina Paraguassú, Salvador, Bahia/ Crédito: Instituto Carybé

Seus próximos anos são bastante agitados: até próximo da década de 40, o artista viveu entre vários países e, de tempos em tempos, retornava ao Brasil. Trabalhou, inclusive, ilustrando obras literárias do país e foi responsável pela tradução do livro Macunaíma, de Mário de Andrade, para o espanhol.

Em 1944, visita novamente Salvador. É aí que se inicia no candomblé e aprende capoeira. Em 1946, se casa com Nancy Colina Bailey, na Argentina, com quem tem dois filhos. Em 1950 a família vem, de forma definitiva, para o Brasil. Vão morar na capital baiana, onde Carybé é contratado para fazer murais em obras públicas por indicação de Rubem Braga.

Pelos próximos 50 anos, Carybé vive em Salvador. É lá que se naturaliza brasileiro, em 1957. Até o final da sua vida, é um artista ativo: viaja o mundo pintando murais, publica livros de autoria própria com xilogravuras, desenhos e pesquisas – inclusive sobre a cultura africana na Bahia –, e participa de exposições individuais e coletivas. 

Carybé morre em Salvador, em 1 de outubro de 1997, com 86 anos. 

A relação entre Carybé e a Bahia

É quase impossível pensar em Carybé e na sua obra sem considerar a sua relação – de admiração, respeito e amor – pelo estado baiano. Para o artista, Salvador era a representação da livre expressão e da riqueza de culturas. 

A religiosidade, os costumes locais e o cotidiano da cidade e do estado acompanham Carybé em várias de suas obras, durante toda a sua longa carreira artística. Pescadores, capoeiristas e lavadeiras figuram entre seus personagens mais frequentes.

É por causa de seus trabalhos voltados à cultura afro-brasileira – sobretudo no início da década de 70 – que Carybé é condecorado com o título de honra do Candomblé, o obá de Xangô. 

Os 27 painéis contendo os orixás baianos, entre outras obras, podem ser conferidas no Museu Afro-Brasileiro em Salvador.

Aquarela in Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia Carybé ©1981
Aquarela (in Iconografia dos Deuses Africanos no Candomblé da Bahia, 1981)/ Crédito: Instituto Carybé

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As características da arte de Carybé

Filho do seu tempo, Carybé foi um modernista. Apesar de não acreditar na arte como um caminho para a crítica social, seus trabalhos são marcados pelos retratos do povo – argentino, carioca, mas sobretudo baiano. Influenciado por Gauguin, Modigliani e Van Gogh, gostava de retratar o que via.

Sua obra tem como características principais o movimento, a pintura cromática e os desenhos vibrantes. Para quem vislumbra seus trabalhos, é difícil não capturar sua linguagem plástica e figurativa, recheada de cores e personagens culturais. 

Dos seus murais às suas xilogravuras, o que se destaca é a representação afetiva da cultura, dos costumes e dos afazeres cotidianos. Para além da pintura, dos murais e dos desenhos, foi um exímio escultor.

Algumas obras de Carybé

Rio São Francisco (1939)

Uma típica pintura em óleo sobre tela, Rio São Francisco retrata o cotidiano e os afazeres próximo ao São Francisco. São homens e mulheres que, em seus trajes simples e despojados, separam e vendem alimentos, empunham instrumentos musicais e socializam entre si.

Rio São Francisco (1939)
Rio São Francisco (1939)/ Crédito: Instituto Carybé

Capoeira 

Não são poucas as referências de Carybé à capoeira. O artista foi apaixonado por essa representação cultural que envolve dança, esporte, luta, brincadeira, jogo e música.

Na pintura, vemos o movimento dos corpos em uma arte bastante figurativa, onde não há feições ou delimitação dos personagens. O foco está em transmitir o sentimento desta arte de origem afro-brasileira.

Multicultural, multiartista: criar é experimentar o diferente

Hector Bernabó fez da sua vida de artista, uma vida multicultural: foi através da mistura de culturas – argentina, brasileira, mas também de outros países latinos e europeus que visitou – que a sua arte tornou-se, acima de tudo, tão diversa. 

Carybé experimentou técnicas, superfícies e materiais e fez dessa experimentação uma maneira de se expressar através de diferentes artes. Foi, sem sombra de dúvidas, um exemplo de multiartista completo. Vamos fazer dele uma inspiração?

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