materiais de arte

Como escolher a mesa de desenho ideal para você?

Como escolher a mesa de desenho ideal para você?

Poder contar com os materiais adequados na hora do trabalho faz toda a diferença. E isso vale também para quem é do mundo das artes! Se você é ilustrador ou desenhista, já deve ter percebido que uma mesa de desenho facilita bastante no processo de criação. Mas como escolher a ideal?

Acompanhe o nosso artigo e descubra essa e outras respostas sobre a mesa de desenho artística!

Quais as funcionalidades da mesa de desenho?

Se você ainda não viu uma mesa de desenho, saiba que não tem mistério: ela é uma mesa inclinada usada para apoiar o papel na hora de desenhar. 

Apesar de ser muito utilizada para desenhos técnicos, também faz uma grande diferença na vida dos ilustradores e dos desenhistas artísticos.

É essa base inclinada e seu design mais ergonômico que garantem um tempo de trabalho em posições mais confortáveis e menos cansativas, algo fundamental para quem costuma passar horas sentado na mesma posição. 

Qual a diferença entre a mesa de desenho e as mesas convencionais?

Quem já teve que desenhar em uma mesa convencional sabe que alguns probleminhas podem surgir pelo caminho, a começar pelo desconforto decorrente da falta de ergonomia. Mas não é só isso.

As mesas convencionais são superfícies planas. Isso significa que seu ângulo de visão no momento de desenhar pode ficar comprometido sem você perceber e o resultado é um desenho desproporcional (esticado demais, por exemplo). 

Com a mesa de desenho, esse possível contratempo desaparece. Afinal, essa mesa específica possui diferentes níveis de inclinação, permitindo que o desenhista faça os ajustes conforme as suas necessidades.

E a prancheta para desenho?

Essa ferramenta é um suporte portátil que permite a fixação de papéis e é muito utilizada por desenhistas e escritores que precisam de uma superfície rígida em qualquer lugar. 

Por ser pequena e facilmente transportável, é uma boa escolha para aqueles que precisam produzir fora do escritório ou do seu local de trabalho. 

A prancheta de desenho pode ser articulada, o que facilita seu encaixe em uma mesa convencional, ou plana, modelo mais comum em escritórios.

Vale a pena usar uma mesa de desenho?

Se você continua em dúvida se esse tipo de mesa é um investimento que vale a pena, considere quanto do seu tempo você passa desenhando e com qual finalidade

Desenhistas profissionais – tanto de desenho artístico quanto de desenho técnico –  precisam de um espaço adequado para trabalhar, e os benefícios de uma superfície feita especialmente para isso são indiscutíveis. O conforto e a praticidade dessa mesa valem o investimento!

Os diferentes tipos de mesa de desenho

Você sabia que existem diferentes tipos de mesa para desenho? Pois é, é preciso considerar as diferentes opções oferecidas pelo mercado na hora da compra. Mas quais são elas?

Inicialmente, podemos classificar as mesas em dois tipos: aquelas mais simples, compostas apenas por uma tábua inclinável e aquelas mais completas, que incluem uma gama de acessórios.

Porém, também podemos fazer essa classificação levando em conta a sua finalidade. Olha só!

Mesa de luz

A mesa de luz, como o nome já indica, é uma mesa que possui iluminação. Com uma base de vidro ou metacrilato transparente e uma luz ao fundo, ela é indicada tanto para projetos mais profissionais e elaborados como para treinar esboços e desenhos. 

O grande diferencial desta mesa é que, devido à sua luz ao fundo, ela permite que o desenhista transfira um desenho de uma superfície para a outra com facilidade. Ótimo para realizar traços precisos e detalhes, mas também para auxiliar quem está começando no mundo do desenho!

Mesa de desenho artístico

Mais simples, essa mesa costuma ser utilizada por estudantes de artes, ilustradores e profissionais de desenho. Sem grandes acessórios inclusos, costumam ser reclináveis e possuem pés.

Mesa de desenho técnico

Mais clássicas e completas, são as preferidas dos profissionais que precisam de estabilidade e atenção aos detalhes na hora de desenhar, como engenheiros, arquitetos e desenhistas profissionais. 

Esse tipo de mesa costuma contar com dimensões maiores que as mesas artísticas, o que facilita na hora de fazer um desenho mais detalhista.

Acessórios para complementar a mesa de desenho

Se você vai fazer um trabalho mais técnico, o ideal é que sua mesa de desenho conte com alguns acessórios complementares que vão te ajudar a obter um resultado mais profissional. 

A régua paralela, por exemplo, é um desses itens extras que fazem toda a diferença. Com ela você consegue, sem grandes dificuldades, desenhar linhas paralelas com a ajuda do esquadro. 

Agora, se o seu objetivo é fazer desenhos artísticos, uma mesa que conte com porta-objetos e mais espaço para armazenar itens extras, como canecas, pincéis e lápis, é uma boa pedida. 

Como comprar a mesa ideal para a sua necessidade?

Escolher a mesa de desenho ideal exige que algumas questões sejam levadas em consideração. 

Em primeiro lugar, considere qual a principal finalidade deste equipamento para você: é para trabalhar, estudar, passar o tempo, praticar alguma técnica específica? Assim você conseguirá decidir pelo tipo de mesa de desenho que se enquadra melhor nas suas necessidades.

Além disso, não se esqueça de garantir que a mesa tenha um tamanho adequado tanto para as suas práticas de desenho quanto para acomodar bem a sua altura. Ficar apertado ou sentir falta de espaço na superfície durante o processo é desconfortável e contraprodutivo.

Para manter o ambiente de trabalho organizado, uma mesa de desenho com algum tipo de compartimento para armazenar os apetrechos que não estão em uso pode ser interessante. 

E, claro, sempre é bom verificar com quais materiais ela é feita e qual o peso máximo que ela aguenta, para evitar surpresas futuras.

Quebre as barreiras do criar com Artools!

Não há dúvidas que a mesa de desenho é um material que facilita – e muito! – a vida de quem desenha de modo profissional. 

Ela garante estabilidade na hora de fazer os traços, tem a inclinação perfeita para que o desenho fique proporcional e, claro, é ergonômica.

Apesar disso, nós gostamos sempre de lembrar que a arte é (e deve ser) para todos! Ou seja, mesmo que você não conte com uma mesa de desenho disponível, isso não é motivo para deixar de colocar a mão na massa. 

O mais importante é ter o desejo de criar e se expressar livremente.

Você já conhece os produtos da Artools? Entre no nosso site, descubra nossos materiais artísticos e permita-se ser livre para criar sem barreiras!

Clique no banner para saber onde encontrar a Artools perto de você.

Empresa de material de arte Artools

Categorias: materiais de arte