Muitas vezes incompreendido e deixado de lado, o lápis branco tem muito a oferecer para aqueles que se aventuram a descobrir os seus segredos. Adicionar um pigmento extra aos papéis coloridos, suavizar outras cores ou isolar áreas específicas de um desenho são algumas das suas várias funções.
Vamos conhecer um pouco mais desse material que faz toda a diferença quando bem utilizado? Continue a leitura do texto e descubra como usar o lápis branco no desenho e deixar a sua arte ainda melhor!
Faz diferença usar o branco em um desenho?
Muita gente se pergunta como usar o branco e se faz alguma diferença utilizá-lo ou não na hora de desenhar. Pois se você é uma dessas pessoas, saiba que essa ferramenta é uma carta na manga – mas é preciso saber aplicá-la.
Seja para esfumar uma coloração, suavizar os tons ou minimizar o desnível do traço, o lápis branco é um item versátil, que permite a aplicação de algumas técnicas que enriquecem mais o desenho em cores.
Então se você deseja utilizar algumas técnicas que vão proporcionar mais qualidade ao seu trabalho artístico, o lápis de cor branco é uma ótima pedida. Ainda não se convenceu sobre o seu uso? Vem com a gente e se deixe surpreender.
Lápis de cor branco ou esfuminho?
Para muitos artistas, o lápis de cor branco funciona como um ótimo substituto do esfuminho na hora de suavizar ou esfumar os traços e as sombras de um desenho. Você já ouviu falar nesse material?
O esfuminho se parece com um lápis, mas, na verdade, ele é um rolo cilíndrico de papel macio enrolado bem apertado e aparado nas duas extremidades. Seu uso é relativamente simples: é preciso esfregar as laterais de qualquer uma das pontas do esfuminho no papel e pronto, você consegue esfumar o desenho.
Mas, como já apontamos acima, o lápis de cor branco consegue obter o mesmo efeito com a vantagem de que não é preciso adquirir um produto único e específico para essa finalidade. Com o lápis, basta aplicá-lo sobre a área desejada que ela será suavizada com ajuda do pigmento branco.
Técnicas e indicações de como usar o lápis branco no desenho
Apesar do lápis branco ser visto com desconfiança pelos mais desavisados, a verdade é que ele é uma ferramenta muito versátil e possui várias funções – algumas, inclusive, pouco conhecidas pelos artistas iniciantes.
Vamos ficar por dentro das principais utilidades desse material?
Criar efeito esfumado
Não é mais nenhuma novidade que uma das principais aplicações do lápis de cor branco é esfumar! Além de diminuir as irregularidades de uma área anteriormente pintada com outra cor, ele também serve para suavizar as sombras do desenho. Quanto mais você aplicá-lo, mais esfumado fica o local.
Pigmentar papéis coloridos
Provavelmente a utilização mais simples e intuitiva desse material é para pigmentar papéis coloridos. Se em um papel branco comum – como o sulfite – essa tonalidade simplesmente desaparece, basta escolher um papel colorido para que a mágica aconteça.
E lembre-se: o que importa aqui é garantir um contraste! Quanto mais escuro a cor do papel, mais o branco do lápis vai aparecer. Que tal testar fazer um desenho com lápis de cor branco em um papel preto ou azul escuro?
Isolar áreas do desenho
Uma dica que faz toda a diferença na vida de um desenhista é usar o lápis branco como isolante. Com a ajuda dele você consegue proteger aquelas partes do desenho que você tem medo de manchar, por exemplo.
Como? Basta passar o branco na região que você quer isolar, já que ele reduz significativamente a fixação de outros pigmentos. E se por acaso você errar a mão e mesmo assim colorir esse espaço, uma borracha rapidamente conserta o descuido!
Mistura de cores
O lápis branco também serve para misturar as cores. Como ele tem esse efeito poderoso de suavizar outras tonalidades, ao aplicá-lo na passagem de uma cor para a outra você consegue deixar essa transição muito mais fluida e natural. O mesmo serve para criar um degradê!
Cores muito vivas, com ele, se tornam mais opacas. Cores mais escuras, por sua vez, conseguem ser levemente clareadas. A dica é ir testando sobre diferentes tons para perceber onde funciona melhor.
E não esqueça que o lápis de cor branco suja com facilidade. Por isso, o ideal é limpar sua ponta depois de cada uso, sobretudo quando ele está sendo utilizado sobre tonalidades coloridas. Para retirar os resíduos, faça vários riscos seguidos sobre uma folha branca até que todo o resíduo extra seja eliminado.
Iluminar o desenho
E para os artistas que gostam de um desenho mais realista (como os retratos), o lápis de cor branco também tem seus truques. Devido ao seu pigmento branco, ele é capaz de iluminar e destacar determinadas áreas do papel, adicionando mais volume e profundidade ao desenho.
Isso funciona melhor ainda quando o papel utilizado é um pouco mais escuro que o papel sulfite, pois o lápis branco acaba intensificando o contraste dos traços com a superfície.
Para conseguir esse efeito luminoso, é necessário passar o lápis de cor branco sobre as regiões que recebem o feixe de luz. Ou seja, é como se você estivesse adicionando o pigmento branco justamente sobre as sombras do desenho a fim de realçá-las.
Esfumar, iluminar, misturar: a versatilidade que vem da técnica
Muitos materiais e produtos artísticos acabam sendo ignorados ou deixados de lado porque o seu uso nem sempre é evidente. Para aproveitar toda a versatilidade do lápis branco, é preciso conhecer as suas diferentes funcionalidades – que vão muito além do simples colorir!
Agora que você aprendeu um pouco mais sobre o lápis de cor branco e descobriu diferentes técnicas que podem ser aplicadas na hora de desenhar, que tal entrar no site da Artools e conhecer toda a variedade de produtos artísticos que vão te ajudar a quebrar as barreiras do criar? Venha criar sem bloqueios!
Clique no banner para ver onde encontrar os produtos da Artools perto de você.
Categorias: materiais de arte