A moda está cada vez mais democrática. Se até um tempo atrás era difícil encontrar roupas que servissem a todos os estilos, agora é possível ser fashion vestindo o que nos agrada e nos cai bem. E para quem deseja ressaltar ainda mais seu estilo pessoal, costurar as próprias roupas se tornou uma opção. Mas para isso, é preciso começar pelo começo: o croqui de moda!
Acompanhe o texto e aprenda sobre o croqui, essa ferramenta indispensável para os criadores amadores e profissionais. Com as dicas da estilista Marina Bertollo, vai ficar fácil se inspirar e criar!
Qual a importância do croqui de moda para estilistas e designers?
De forma resumida, podemos dizer que o croqui é um desenho que funciona como um esboço visual para ressaltar todos os detalhes de uma peça.
Mas diferente do que possa parecer, o croqui de moda não é um rascunho ilustrado focado apenas na peça que vai ser criada. Ele leva em consideração vários aspectos que envolvem o processo de criação, como o corpo do modelo, o movimento, o comprimento da roupa e o tecido em que vai ser fabricada.
A ideia é conseguir visualizar a peça na totalidade, do início ao fim da criação. E, quando se trata de uma coleção inteira, de vislumbrar o conceito pretendido.
Além disso, com o croqui de moda os designers esperam conseguir passar adiante
suas referências e inspirações e, como enfatiza Marina Bertollo, ele é “uma forma poderosa de expressão e comunicação”.
Diferenças entre esboço, croqui e desenho técnico na moda
Esboço, croqui e desenho técnico: muitas vezes esses três conceitos são utilizados de forma similar na indústria da moda, mas, na verdade, eles não são o mesmo e designam diferentes etapas na criação – além de terem funções bem específicas.
O esboço é um rascunho bastante inicial. Ali são colocadas as ideias mais preliminares, que vão surgindo enquanto a criação começa a tomar forma na cabeça dos designers. Nem todo estilista sente necessidade de criar um esboço, então não é incomum que essa etapa seja ignorada.
O croqui se trata de um desenho mais elaborado, que leva em consideração a peça no corpo do modelo com as ideias do estilista em um estágio mais avançado. Para Marina, “é um desenho que apresenta um corpo de moda com informações de moda”.
O desenho técnico, por sua vez, tem seu lugar na parte final da produção. Ele é uma ferramenta imprescindível para que o trabalho do estilista saia do papel, já que contém as informações técnicas para que a peça seja produzida.
Quais os materiais necessários para fazer um croqui de moda?
Os materiais utilizados na elaboração do croqui de moda seguem menos um padrão e mais o estilo do designer. Inclusive, Marina Bertollo acentua a busca pela identidade artística nesse processo: “é importante que a pessoa tenha curiosidade em testar os materiais até que desenvolva um estilo próprio”.
Apesar disso, para você começar a desenhar seus croquis de moda, alguns materiais básicos precisam estar disponíveis. Abaixo, listamos os principais!
Papel
Como desenhar sem papel, não é mesmo? E aqui, qualquer um cumpre bem essa tarefa, mas dê preferência para aqueles com uma gramatura um pouco maior, que aguentam bem serem manuseados com mais intensidade.
Lápis
O famoso lápis grafite sempre faz bonito. Para delinear os traços básicos do desenho e ter certa versatilidade, é legal investir em mais de uma graduação.
O estojo de 6 graduações do Lápis Graphite da Artools conta com madeira de cedro e um corpo hexagonal, aliando conforto na pegada do lápis e traços precisos.
Borracha
Para limpar os traços feitos com lápis ou lapiseira, o melhor é escolher uma borracha que não acumule muitos resíduos. Agora, se a ideia for usar esse material para apagar ou ressaltar detalhes e clarear áreas sombreadas, uma limpa-tipos é o ideal.
Canetas coloridas e lápis de cor
Croquis de moda costumam ser coloridos. Diferentes cores e tonalidades evidenciam a peça que está sendo concebida e deixam a criação mais realista.
E não é preciso apostar apenas no básico: os lápis de cor aquareláveis também funcionam para realçar os detalhes.
Dicas para criar e aperfeiçoar seus croquis
Se você já tem os materiais básicos, é a hora de colocar a mão na massa e começar a criar seus croquis.
Para ajudar nessa tarefa, separamos algumas técnicas e dicas de desenho que podem te ajudar nessa atividade:
Proporções precisas
Em um croqui de moda, o tamanho da roupa e do modelo precisam ter as proporções certas. Caso você esteja começando nessa área, procure estudar mais sobre proporção.
A dica é praticar desenhando modelos e peças em diferentes posições, além de contar com a ajuda da régua e do pontilhado para posicionar adequadamente as linhas do desenho.
Poses definidas e dinâmicas
Qual a pose que melhor vai favorecer a sua peça? Defina isso antes de começar o croqui. E lembre-se que poses dinâmicas – as que o modelo parece saltar, dançar ou caminhar – criam mais movimento ao desenho e valorizam os detalhes.
Atenção aos detalhes
Após desenhar a pose do modelo com proporções precisas, é o momento de investir na ilustração da peça. Peças detalhadas garantem uma maior aproximação da realidade, então não há problemas em esmiuçar as estampas, os volumes, os franzidos, as costuras e os botões. Deixe isso aparente!
Onde buscar inspirações para criar?
Quando falamos de moda, tudo serve de inspiração. Mas para Bertollo, a informação é o melhor caminho: “aconselho buscar informações nos livros de moda e observar a criação de diferentes ilustradores, por exemplo, por meio do auxílio das redes sociais.”
Assim, além de se inspirar acompanhando o trabalho daqueles que você admira, visitar uma biblioteca ou dar uma passadinha na sua livraria preferida são uma boa forma de se manter atualizado e motivado.
Croqui de moda como forma de expressão artística
Apesar do croqui ser um dos passos básicos e fundamentais para a criação de peças no universo da moda, esse tipo de desenho não encerra a sua função por aí.
Muitos artistas e designers usam o croqui de moda como uma forma de arte independente, expressando toda a sua criatividade através de diferentes técnicas e estilos próprios. Por que não fazer do croqui outra maneira de criar?
Moda e arte: uma união que tem tudo para dar certo
Seja você um estilista ou não, a arte dos croquis de moda também pode fazer parte do seu mundo artístico. Criar seus próprios croquis exige tempo e dedicação, mas o resultado certamente vai te surpreender. Marina Bertollo enfatiza que não existe perfeição, então o melhor é continuar desenhando e buscando evoluir.
Para facilitar esse processo, você pode contar com os materiais artísticos da Artools. Entre no nosso site, conheça nossos produtos e comece a desenhar croquis com a liberdade de criar sem bloqueios!
E não deixe de clicar no banner para descobrir onde encontrar a Artools perto de você.
Categorias: Artistas