História da Arte

Pablo picasso: conheça obras e fases do artista

Pablo Picasso jovem

Icônico, talentoso e inovador. Pintor de mais de 13 mil quadros, Pablo Picasso também foi um exímio escultor e desenhista. O seu estilo rebuscado mas dinâmico revolucionou o mundo da arte e até hoje é referência quando falamos em arte geométrica.

Quer conhecer as principais fases artísticas de Picasso e suas obras mais famosas? Então não deixe de acompanhar o nosso texto para descobrir mais sobre o pintor cubista!

Sobre Pablo Picasso

Picasso nasceu com um nome extenso – tal qual o seu talento e a sua fama: Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso. Espanhol da cidade de Málaga, chegou ao mundo no dia 25 de outubro de 1881.

Seu pai era pintor e professor de desenho na Escola de Belas Artes de San Telmo e foi a primeira grande influência para que Pablo tivesse um contato com o universo artístico, sobretudo com as artes plásticas. Com apenas sete anos de idade, Picasso começou a pintar e a desenhar e, desde então, não parou mais.

Aos quatorze anos, após perder a irmã para a difteria, Pablo se muda com a família para Barcelona e logo é admitido na escola de artes La Lonja. É ali, também, que possui seu primeiro ateliê (em conjunto com o amigo Manuel Pallarés).

Aos dezenove anos, muda-se para Paris, cidade onde passa grande parte da sua vida. Picasso faz amizade com vários nomes famosos da cena artística local, como Henri Matisse, George Braque e Joan Miró. O estilo impressionista, em voga no período, influenciou as primeiras décadas de carreira do pintor.

Influências artísticas de Pablo Picasso

As inspirações artísticas que levaram Picasso a se tornar o grande artista que foi (e é) são múltiplas. Em casa, foi influenciado pelo pai, que além de desenhista e pintor era um ótimo professor. Foi através dele que teve seu primeiro contato com a pintura formal e clássica.

Na juventude, sobretudo no período em que morou em Barcelona, foi inspirado pela multidão anarquista e progressista de intelectuais e artistas que conheceu no café El Quatre Gats. É a partir dali que começa a romper com as técnicas mais clássicas e se encaminha para um percurso de experimentos e inovação, que culminará no cubismo.

Fases artísticas de Pablo Picasso

A obra de Picasso costuma ser dividida em fases distintas, que levam em conta sua vida pessoal e o estilo utilizado pelo artista naquele período. Veja abaixo as principais!

Fase Impressionista

Nos seus primeiros anos em Paris, Picasso foi influenciado fortemente pelo estilo impressionista com a sua pincelada vigorosa e seus tons puros. Um exemplo de uma obra do artista que tem traços do estilo impressionista é Vendedor de Flores, pintado em 1901.

Vendedor de flores (1901), Pablo Picasso
Vendedor de Flores (1901), Pablo Picasso

Fase azul

Marcada pela suicídio de seu amigo íntimo Carlos Casagemas e por seu declínio financeiro, a fase azul de Picasso reflete o momento sombrio e intimista no qual o pintor se encontrava. Com obras em temática melancólica e em tons de azul-esverdeado, figuras magras e abatidas retratam a tristeza que tomava conta do artista.

Entre as telas que compõem o período, podemos destacar A Morte de Casagemas (1901), A Vida (1901) e A Celestina (1904).

Fase Rosa

Em 1904, o estilo de Picasso passa por uma transformação. Os tons azuis e seu melancolismo dão lugar à figuras circenses e femininas em tons mais quentes, sobretudo os rosados e alaranjados

A explicação para essa mudança parece se relacionar com a vida pessoal do artista, que é inspirado por algumas musas como a artista Fernande Olivier e a escritora e poeta Gertrude Stein.

Desta fase, podemos sublinhar as obras O Jovem Arlequim (1905) e A Família de Saltimbancos (1905).

Fase Cubista

A partir de 1907, Picasso começa aos poucos a abandonar o maneirismo das fases anteriores e toma como característica principal de suas pinturas os elementos geométricos

A partir das mais diferentes formas geométricas, elimina a profundidade espacial em uma busca constante por uma nova maneira de retratar o mundo tridimensional em uma tela plana

Menina com bandolim (1910), Mulher no espelho (1932) e La Guernica (1937) estão entre as principais obras deste ciclo.

Menina com Bandolim (1910), Pablo Picasso
Menina com Bandolim (1910), Pablo Picasso

Principais obras de Pablo Picasso

Pablo Picasso produziu mais de 300 esculturas, 100 mil desenhos e 13 mil telas. Veja abaixo uma pequena lista com as principais obras do artista.

Autorretrato (1901)

Expoente da fase azul, esse é um dos primeiros auto retratos feitos pelo artista. Um Picasso de 20 anos com um semblante lúgubre e todo de preto encara o espectador.

A Vida (1903)

Um dos mais potentes quadros da fase azul, A Vida retrata Carlos Casagemas – o amigo que Picasso perdeu dois anos antes, em 1901. Abraçado por uma mulher (provavelmente Germaine Pichot, sua namorada na época), Carlos parece observar e dialogar com outra mulher, que segura um bebê. 

A cena se passa em um ateliê de pintura. Convém lembrar que Carlos e Pablo dividiram o mesmo ateliê na época da morte do primeiro, já que eram amigos muito próximos.

A Vida (1903), Pablo Picasso
A Vida (1903), Pablo Picasso

Les demoiselles d’Avignon (1907)

Predecessora da fase cubista de Picasso, Les demoiselles d’Avignon evoca os elementos centrais do abstracionismo. Tendo como inspiração um famoso bordel da rua Avignon, em Barcelona, a tela retrata cinco mulheres nuas, provavelmente trabalhadoras do local. 

Seus corpos se transformam em figuras geométricas e são contornados de maneira irregular, dando ênfase aos planos angulosos. No rosto das mulheres, máscaras; eis aqui uma evidente influência da arte africana na trajetória de Picasso.

Guernica (1937)

Talvez o trabalho  mais conhecido de Pablo Picasso. Um grande painel, de 335 cm por 776 cm, foi pintado especialmente para a Exposição Internacional de Paris e tem como tema o bombardeio da cidade espanhola de Guernica pelos alemães em 1937

Com uma estética notadamente cubista, a obra retrata a atmosfera de terror e sofrimento de uma cidade tomada pela guerra com corpos feridos e tombados, faces em choque e animais desesperados. A escolha das cores não é à toa: branco, preto e cinza fazem referência às fotos utilizadas por Picasso como referência.

Pablo Picasso, uma inspiração para criar sem barreiras!

Agora que você já conhece o estilo e as principais obras de Pablo Picasso, que tal deixar esse artista incrível de inspirar e colocar a mão na massa? Então entre no site da Artools e confira nossos materiais de arte que vão te ajudar a criar sem barreiras! 

Clique no banner e veja onde encontrar a Artools perto de você!

Empresa de material de arte Artools

Categorias: História da Arte