História da Arte

Movimentos artísticos: conheça os principais

Quadros em exposição no museu

Que a arte possui um fator subjetivo no que diz respeito ao seu conteúdo, não temos dúvida. Porém é inegável que cada cultura, período histórico, religião e perspectiva social formam movimentos artísticos específicos que podem ser reconhecidos através de suas obras de arte, seus artistas e suas características mais marcantes.

Se você se interessa pelo mundo da arte, vai gostar de conhecer um pouco mais sobre os principais movimentos artísticos que fizeram e fazem parte dessa história no mundo. Acompanhe o nosso texto! 

O que são os movimentos artísticos?

Um movimento artístico pode ser definido como uma corrente onde um grupo de artistas compartilha das mesmas ideias (não apenas esteticamente, mas também ideologicamente) e trabalha artisticamente a fim de disseminá-las na sociedade.

O início de cada movimento artístico costuma ter uma data bem marcada – geralmente uma exposição, um manifesto ou um evento particular. O seu fim, entretanto, nem sempre é facilmente perceptível. Movimentos artísticos podem durar de meses a décadas.

A história da arte analisa os movimentos artísticos como um advento que se iniciou e teve o seu auge durante o período moderno. Com o acontecimento das grandes guerras e as mudanças estruturais da sociedade, a classe artística passou a reinventar seu conceito de arte e modificar os padrões até então estabelecidos (sobretudo apoiados em paradigmas religiosos e tradicionais).

O que caracteriza um movimento artístico?

Se tivéssemos que citar a principal característica dos movimentos artísticos seria a sua qualidade para influenciar os movimentos que virão depois. Isto é, as ideias, o formato e o objetivo de um movimento artístico serão determinantes para o movimento artístico sucessor. Seja como uma fonte de inspiração, seja como uma fonte de negação.

Além disso, para se caracterizar um movimento artístico adequadamente é preciso levar em consideração suas ideias em comum, o local em que ele surgiu, quem são suas figuras determinantes, a provável data em que o movimento começou a se formar e, claro, se há algum episódio histórico que o envolveu.

Outra característica que não pode ser ignorada é a necessidade de questionar as noções artísticas que se encontram em voga no momento em que o movimento começa a se construir. Ou seja, um movimento artístico, ao surgir, sempre vai questionar a estética tradicional – geralmente uma estética ocidental europeia.

A vanguarda europeia

Essa demanda por questionar a arte do presente aliada ao desejo e a movimentação para criar algo novo recebe o nome de vanguarda. Avant-garde, termo em francês, significa literalmente “guarda avançada”.

De origem militar, esse termo designava o grupo de soldados que se colocava à frente na hora da batalha. Eis, então, aqueles que se encontram sempre à frente, aqueles que encontram ou abrem novos caminhos. No mundo da arte, os movimentos de vanguarda são aqueles movimentos que surgem para questionar o modo vigente de se fazer arte

Amplamente conhecida, a Vanguarda Europeia pode ser compreendida como um conjunto de movimentos culturais e artísticos que ocorreu amplamente pela Europa com a chegada do século XX – marcado pela Revolução Industrial e pelas Guerras Mundiais.

Esse movimento teve uma influência imensa nas mais diversas áreas artísticas, já que questionava severamente os padrões pré-estabelecidos e buscava criar novas formas de se fazer e de se compreender a arte. 

Essa mudança não passou despercebida no Brasil: o movimento modernista, inaugurado com a Semana da Arte Moderna de 1922, bebeu diretamente da fonte dos movimentos vanguardistas europeus.

Quais os movimentos artísticos mais importantes do século XX?

Diante de tantas mudanças significativas enfrentadas no período moderno, o mundo da arte produziu diferentes movimentos artísticos. Confira abaixo os principais e fique por dentro das características específicas de cada um!

Fauvismo

Tendo o pintor Henri Matisse (1869-1954) como seu principal representante, o fauvismo foi um movimento que tinha como principais características o uso de cores puras (isto é, sem misturas) e figuras em formas simples

O nome “fauvismo” deriva da palavra francesa “fauves”, que significa feras – um modo curioso de descrever os artistas que faziam parte do movimento dado o emprego agressivo das cores e das formas.

Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artístico surgido na França, no final do século XIX, liderado por artistas como Claude Monet, Édouard Manet e Pierre-Auguste Renoir. Ele rompeu com as técnicas acadêmicas tradicionais ao focar na representação da luz e da cor, em vez de contornos precisos e detalhes minuciosos.

Os impressionistas buscavam capturar momentos fugazes da realidade, pintando ao ar livre (en plein air) para retratar as mudanças da luz natural e seus efeitos sobre a paisagem. Suas obras são caracterizadas por pinceladas soltas, cores puras aplicadas lado a lado e sombras coloridas, criando um efeito vibrante.

Leia também: Movimentos artísticos: tudo sobre o pós-impressionismo

Expressionismo

Movimento que surgiu como uma resposta direta ao impressionismo. Buscava expressar os sentimentos conflituosos (como a dor e a raiva) através de linhas e cores fortes e vibrantes. As formas utilizadas eram, muitas vezes, distorcidas para que a carga dramática ganhasse ainda mais poder.

Ernst Ludwig Kirchner (1880-1938) e Edvard Munch (1863-1944) são nomes famosos do movimento. Deste último, temos a famosa tela O Grito (1893).

Quadro com figura distorcida em primeiro plano gritando e duas pessoas observando ao fundo
O Grito, por Edvard Munch (1893)

Leia também: Movimentos artísticos: tudo sobre o neoexpressionismo

Cubismo

O principal objetivo dos artistas cubistas era retratar o mundo de um modo fragmentado, apresentando as imagens através da separação de suas partes. O desejo era exibir todos os ângulos da cena retratada em um único plano. Na maioria das vezes isso resultava em pinturas com muitas formas geométricas, como cubos. É daí, inclusive, que surge o nome do movimento: cubismo.

Pablo Picasso (1881-1973) foi o maior expoente do cubismo, sendo considerada a tela o Les Demoiselles d’Avignon (1907) a primeira obra cubista.

Pessoas observando quadro de Pablo Picasso em exibição no museu
Les Demoiselles d’Avignon, por Pablo Picasso (1907)

Modernismo

O Modernismo foi um movimento artístico e cultural que surgiu no início do século XX, caracterizado pela ruptura com as tradições e convenções do passado. Ele se manifestou em várias áreas, como a literatura, as artes plásticas, a arquitetura e o design, propondo novas formas de expressão e de compreensão do mundo.

No Brasil, o movimento ganhou força com a Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, que marcou a consolidação do Modernismo brasileiro. Artistas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Di Cavalcanti e Anita Malfatti impulsionaram a renovação cultural e artística no país, propondo uma arte mais conectada à realidade nacional e às influências populares.

Leia também: Movimentos artísticos: tudo sobre o pós-modernismo

Surrealismo

Surgindo em 1924, o surrealismo buscava representar o inconsciente e o abstrato na arte. Para os artistas desse movimento, a arte tinha como missão expressar o mundo inconsciente e libertar os seres humanos da necessidade de se firmar apenas através da razão e da lógica.

Salvador Dalí (1904-1989) e Joan Miró (1893-1983) são dois dos grandes nomes do surrealismo.

Pop Art

Surgiu na década de 60 nos Estados Unidos e rapidamente se espalhou pelo mundo. Tendo a cultura popular e de massas como sua base, o movimento Pop Art usava como inspiração o cinema, os quadrinhos e a televisão

As cores intensas aliadas às técnicas como a serigrafia e a fotografia em série resultaram em artistas icônicos que até hoje conhecemos bem, como o lendário Andy Warhol (1930-1987).

Abstracionismo

No abstracionismo – também conhecido como arte abstrata – o que impera é a falta de compromisso com qualquer representação figurativa. Não se deseja fazer uma pintura que represente fidedignamente as imagens que estão no mundo, mas sim transmitir as emoções do artista através das formas, das linhas e das cores.

Wassily Kandinsky (1866-1944) é considerado o primeiro pintor abstracionista.

Quadro abstrato com linhas pretas e cores vivas
Composição VII, por Wassily Kandinsky (1913)

Movimente a sua própria arte – Experimente(-se) com Artools!

E aí, gostou de conhecer alguns dos principais movimentos artísticos do século XX? 

A Artools quer incentivar o artista que existe em você e, para isso, preparou materiais artísticos onde a qualidade, o custo benefício e a criatividade andam juntos. Venha conhecer nossos produtos e experimente o diferente!

Clique no banner e descubra onde encontrar a Artools perto de você.

Empresa de material de arte Artools

Categorias: História da Arte , Movimentos artísticos