História da Arte

O que caracteriza uma arte abstrata?

Pintura Amarelo, Vermelho e Azul, de Kandinsky (1925)

Rabiscos, pingos, formas geométricas, figuras não definidas, distanciamento da realidade. Muitas vezes, todas essas características juntas, reunidas. É assim que um dos estilos artísticos mais influentes e conhecidos do mundo contemporâneo se expressam: a arte abstrata.

Você conhece essa corrente que faz tanto sucesso nas artes plásticas? Pois acompanhe o nosso texto e fique por dentro da arte abstrata e suas principais vertentes!

Afinal, o que é a arte abstrata?

Se você não sabe do que se trata a arte abstrata, pode descobrir sua principal característica atentando para o seu nome! A arte abstrata, como seu próprio nome indica, trata-se de um estilo artístico que foca nas abstrações, e não na realidade.

Em outras palavras: a arte abstrata não tenta reproduzir o mundo a partir de imagens conhecidas ou de formas definidas da realidade. Ela busca, através das abstrações, oferecer significados a partir de pontos de referência subjetivos. Ou seja, cabe aos espectadores definir aquilo que é visto através dos seus próprios pontos de vista.

Com isso, as obras abstratas permitem interpretações distintas de acordo com os seus espectadores. São os sentimentos, as sensações e os pensamentos particulares de cada observador que vão definir o significado daquela obra de arte.

Pintura Composição VII em Vermelho, Azul e Amarelo, de Piet Mondrian (1930)
Composição VII em Vermelho, Azul e Amarelo, de Piet Mondrian (1930)

O que caracteriza a arte abstrata?

Não é difícil identificar uma obra de arte com características abstratas. Quer saber como? Basta observar se ela possui algumas das seguintes características:

  • Subjetivismo: a arte abstrata não se preocupa em retratar o real. É por isso que ela pode ser considerada um contraponto à arte realista;
  • Ausência de representações tradicionais, como paisagens e figuras humanas;
  • Valorização da liberdade de expressão do artista, que se sente descompromissado em retratar a realidade como ela de fato nos aparece. Com isso, consegue exprimir seus sentimentos e desejos de uma forma mais livre e menos direta;
  • Valorização de elementos estéticos simples como texturas, formas, linhas, curvas, cores e traços. 
  • Ênfase na importância do próprio espectador apreciar e interpretar as obras, já que a maioria delas não possui compromisso com a realidade.

Vertentes da arte abstrata

A arte abstrata não é heterogênea. Ela apresenta diferentes características em diferentes períodos históricos e diferentes contextos culturais. Veja abaixo duas das suas principais vertentes!

Abstracionismo geométrico

O abstracionismo geométrico é uma vertente da arte abstrata que foi influenciada diretamente pelo futurismo e pelo cubismo e tem como principal característica o uso de formas geométricas nas suas composições.

Pautado em um modo mais racionalista de criar as composições, o mais famoso representante do abstracionismo geométrico foi o pintor holandês Piet Mondrian.

Abstracionismo informal 

Também conhecida como abstracionismo lírico, essa vertente busca representar sentimentos, sensações e desejos através dos traços e das cores. 

Influenciada pelo impressionismo e pelo fauvismo, o abstracionismo informal permite que a intuição aflore junto da liberdade artística. 

Pollock, Kandinsky e Paul Klee são alguns dos seus principais representantes.

Abstracionismo – Movimento de arte abstrata

Apesar da arte abstrata atualmente ser considerada um estilo – um modo de se expressar das artes plásticas, o seu surgimento deriva do movimento abstracionista. Originário no início do século 20, foi sobretudo com as pesquisas e o trabalho do pintor Kandinsky que este movimento passou a ser visto com mais importância.

Influenciada pelas vanguardas europeias do final do século XIX e pelo nascimento da arte moderna, o abstracionismo buscou enfatizar o rompimento com os padrões artísticos tradicionais e academicistas, como a noção de beleza estética e a temática de paisagens e retratos.

Movimentos como o cubismo, o dadaísmo, o expressionismo e o surrealismo impactaram fortemente no surgimento do estilo abstracionista.

Pintura Balão Vermelho, de Paul Klee (1922)
Balão Vermelho, de Paul Klee (1922)

Principais artistas de arte abstrata

Entre os principais artistas da arte abstrata encontram-se os seguintes:

Kazimir Malevich (1879 – 1935)

O pintor russo Malevitch é um dos principais nomes da arte abstrata. Suas obras buscam na simplicidade e na redução de informações uma maneira de criar uma arte pura, sem grandes afetações ou acúmulo de formas e representações. Foi um dos fundadores do movimento artístico Suprematismo Russo.

Wassily Kandinsky (1866 – 1944)

Outro nome russo famoso nas artes plásticas, Kandinsky é conhecido por ser um dos primeiros a pesquisar sobre a arte abstrata e seu modo peculiar de expressar sensações e sentimentos. Para Kandinsky, a arte deve rejeitar os valores cientificistas e racionalistas e buscar no intimismo e nas emoções seu verdadeiro valor.

Pintura Composição VIII, de Kandinsky (1923)
Composição VIII, de Kandinsky (1923)

Lygia Clark (1920 – 1988)

Lygia Clark foi um dos principais nomes brasileiros dentro da arte abstrata. Pintora, escultora, desenhista e professora de artes plásticas, Lygia defendia uma arte que tivesse na sua base uma significação afetiva e emotiva. Conhecida por produzir obras que demandam a interação do público, vê no abstracionismo a ponte entre a produção artística e o subjetivismo.

Ivan Serpa (1923 – 1973)

Outro nome brasileiro que se destacou nessa arte, Ivan Serpa foi pintor, desenhista, gravurista e professor. Expoente da arte concreta e do figurativismo, seu trabalho faz parte do abstracionismo geométrico brasileiro da década de 50. 

Entre suas características individuais, podemos destacar a influência que recebeu do seu trabalho como professor de ensino infantil e de terapeuta ocupacional.

Legado da arte abstrata

A arte abstrata, em um primeiro momento, pode parecer difícil de ser apreciada. Entretanto, se levarmos em consideração as suas características principais e a sua intenção, fica mais fácil usufruir de todo o seu poder artístico. 

Pensando nisso, o legado da arte abstrata pode ser compreendido como a valorização e aceitação da intuição e da liberdade —tanto do artista quanto do espectador— como modos genuínos do fazer artístico. Os sentimentos, as emoções e o subjetivismo são grandes impulsionadores para quem deseja se expressar artisticamente.

A Artools te ajuda a criar sem bloqueios

Ficou inspirado ao ler sobre a arte abstrata e seus principais nomes? Então é hora de aproveitar e conhecer os produtos da Artools

Com materiais pensados especialmente para quebrar as barreiras do criar, queremos ajudar você a fugir das verdades absolutas e se deixar fascinar pelas possibilidades do mundo artístico. Venha conhecer nossos produtos!

Clique no banner e veja onde encontrar a Artools perto de você!

Empresa de material de arte Artools

Categorias: História da Arte , Movimentos artísticos