Se você pretende começar a pintar ou está interessado em aprender mais sobre a técnica da pintura, já deve ter se perguntado quais são as superfícies ideais para se praticar essa habilidade, como a tela de pintura ou o papel.
Neste texto, para ajudar você na sua próxima visita à loja de materiais artísticos, vamos falar um pouco mais sobre as principais superfícies para pintar. Você sabe as especificidades e indicações de cada uma? Continue acompanhando o texto e fique por dentro!
O que é a tela de pintura?
A tela de pintura é uma das superfícies mais tradicionais e mais utilizadas para a arte da pintura. Ela consiste basicamente em um tecido especialmente preparado para ser usado como suporte para diferentes tipos de pintura.
Assim, cada tipo de pintura (com distintos tipos de tinta e distintos tipos de técnicas) exige um tipo específico de tela. O objetivo é sempre o mesmo: facilitar o processo e a qualidade da pintura e garantir a sua durabilidade. Afinal, uma obra de arte precisa ficar pra posteridade, não é mesmo?
Cada tela pode ser feita com um tipo diferente de tecido. Os mais comuns são algodão, linho e fibra sintética. Enquanto o algodão é a opção mais em conta – e por isso a mais utilizada! –, o linho e a fibra sintética são mais caros devido a sua qualidade superior.
Se possível, experimente treinar sua pintura em diferentes tecidos. Isso não apenas vai ajudar na sua busca pela melhor superfície como também vai qualificar a sua técnica. É sempre bom lembrar que experimentação e prática são características marcantes dos bons artistas.
Tela para pintura geral ou tela universal
As telas universais, como o nome já diz, são aquelas que servem para todas as técnicas de pintura: óleo, acrílica e guache.
Essas telas geralmente são feitas de algodão e preparadas com resina acrílica – mas, em alguns lugares, é possível encontrar telas feitas a partir de linho selecionado, o que torna sua qualidade bastante superior.
Não é difícil encontrar as telas universais para comprar e elas atendem tanto profissionais quanto estudantes. Além disso, podem ser adquiridas em dois formatos: a tela pronta – já preparada para pintar – e apenas em lona – que é aberta, esticada e montada em uma superfície rígida depois de pintada.
Tela de pintura ou papel?
Mas não é só através da superfície da tela que a arte da pintura pode ser realizada. Um material fácil de ser encontrado e que serve a todos os bolsos funciona muito bem para essa prática: o papel.
Tipos de papel
O papel artístico (aquele que é feito especialmente para a arte) possui suas particularidades e precisa de mais cuidado que o papel feito para a impressão ou para o uso comum. Duas das suas características principais consistem em Ph neutro e nenhuma preparação com ácidos.
Da mesma forma que acontece com as telas, o tipo de papel escolhido para a pintura depende do material e da técnica realizadas pelo artista. Você sabe quais são os tipos ideais de papel utilizados na pintura? Listamos alguns deles abaixo.
Papel sulfite
O papel mais fácil de encontrar em papelarias e lojas de materiais escolares é o papel sulfite. Com uma gramatura baixa (de 75g ou 90g), ele é indicado para estudos iniciais realizados com materiais que não necessitam de solventes, como lápis ou canetas.
Por causa da sua gramatura, sua durabilidade é baixa. Opte por esse papel para fazer seus rascunhos ou seus desenhos e pinturas de teste.
Papel para aquarela
Como a aquarela é feita com uma tinta que tem como base a água, a gramatura do papel precisa ser bem mais robusta (por volta de 300g) a fim de evitar que a superfície se deteriore. É possível escolher entre um papel mais rugoso e um papel mais liso. Isso vai do seu gosto!
Quando for usar um papel de aquarela lembre-se: este papel é extremamente sensível e precisa ser manuseado com cuidado. Qualquer sujeira que se acumular na sua superfície pode impedir que a tinta guache penetre e, com isso, sua pintura ficará comprometida.
Papel para pintura a óleo
Um papel não muito comum e mais difícil de ser encontrado, o papel para pintura a óleo precisa absorver o solvente desse tipo de tinta. Não é à toa que ele costuma ser chamado de papel tela.
Com uma gramatura alta como a do papel para aquarela, costuma ser prensado a frio e possui uma textura levemente marcada, ideal para que o artista tenha liberdade nas técnicas utilizadas.
Como escolher a melhor superfície para a pintura?
Se você está em dúvida sobre qual superfície deve escolher para praticar sua pintura, vá pelo caminho mais simples e se deixe guiar pelo tipo de material e técnica que você utiliza.
Também não se esqueça: teste! Quanto mais você testar materiais e superfícies diferentes, mais experiência você vai adquirir. É testando que você conhece melhor os diferentes materiais e é testando que você aprende o que funciona melhor para você.
Para ajudar você a se encontrar no caminho criativo da arte da pintura, a Artools possui materiais de alta qualidade a preços acessíveis. Não deixe de conferir nosso site e se deixe encantar pelas possibilidades de criar sem bloqueios.
Clique no banner e saiba onde encontrar a Artools perto de você.
Categorias: materiais de arte